sábado, 30 de março de 2013

Vigília Pascal - A Noite de nossa Salvação


Amados filhos e filhas

Esta noite sagrada de páscoa, é a noite da esperança, noite da alegria, noite da nossa salvação e redenção. Noite santa na qual Jesus ressuscitou dos mortos, ele que se fez vítima morrendo na cruz, agora ressurge para nos libertar das trevas que envolviam nossos corações, nos tornado escravos de nossos pecados, e  para nos dar a vida nova, fazendo-nos novas criaturas em seu amor.

É interessante nós contemplarmos esta vida nova que Jesus Ressuscitado nos concede, a partir daquele rito que nós vivemos no início desta celebração, quando diante do fogo novo e purificador, a escuridão na qual se encontrava esta igreja, imagem do mundo em que vivemos, mas também de nosso coração, tão sombrio, pelos nossos sofrimentos, dores e angústias, mas, sobretudo, pelos nossos pecados; foi sendo invadida pela Luz desta grande vela, o círio pascal, imagem do Senhor Ressuscitado que veio trazer para nós luz e vida nova.

Ao passo que fomos acendendo nossas humildes velas na luz da Grande vela Pascal, cremos que a escuridão de nossos corações foi sendo dissipada pelo esplendor fulgurante da Luz verdadeira que é Jesus, e neste simples gesto vamos compreendendo que a escuridão de nossa vida, a noite escura de nossos sofrimentos se tornou luz, porque agora nos unimos a Jesus Ressuscitado. Por isso que nesta noite do mais profundo de nossos corações podemos exultar de alegria e cantar o aleluia, pois em nossas pobres vidas, Deus fez brilhar o esplendor de sua glória.  

Esta solene vigília acontece na noite não por acaso, mas porque foi sempre na noite que Deus revelou a sua salvação, as suas maravilhas e seu admirável poder e amor. É no silêncio da noite, que Deus age em seu poder silencioso.

Reparem, quando Deus criou o mundo, era noite, pois “as trevas cobriam a terra”; era noite quando Deus libertou o povo da escravidão do Egito, no grande êxodo; era noite quando o menino Deus nasceu em Belém (Lc 2,8); era noite quando o Senhor Jesus morreu na cruz (Mt 27,45). Quando o Senhor desceu a mansão dos mortos como morto, encontrou a noite da escuridão do sepulcro. E é nesta que o Senhor ressurgirá vencendo a morte e o pecado. Assim nós cantamos no Exultet: “ó Noite em que Jesus rompeu o inferno, ao ressurgir da morte vencedor, de que nos valeria ter nascido, senão, nos resgatasse em seu amor” . E era noite, ou seja, de madrugada, quando o Senhor ressuscitou (Lc 24,1) aquele que estava morto agora está vivo, ressuscitou!

Por isso, só a noite, soube a hora e o momento no qual o Senhor Ressuscitou. Portanto, neste dia da Ressurreição, Deixai ó querido irmão, querida irmã que o Senhor ressuscitado adentre na noite escura de teu coração, tão sofrido, tão angustiado pelas dores da tua vida vida, deixai que o Senhor ressuscitado entre na escuridão da tua família, deixai que o Senhor entre na escuridão de tua casa. Deixai com que o Senhor te ressuscite de teus sofrimentos, e recebe hoje dele a vida nova e feliz. Amém.