domingo, 25 de maio de 2014

NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS. EU VIREI A VÓS

Amados irmãos e irmãs

O Evangelho deste VI Domingo da Páscoa é uma continuação do evangelho do domingo passado que nos narra o discurso de despedida de Jesus na última ceia.  Anunciando a sua partida do meio de seus discípulos, se depara com um abatimento do coração destes seus amigos que não sabiam como viveriam sem a presença de seu Mestre e Senhor. Por isso, mais uma vez, Jesus vai consolar e confortar o coração triste de seus discípulos.

Ele começa, fazendo uma promessa cheia de esperança, verdade e alegria, ei-la: “Não vos deixarei órfãos. Eu Virei a vós”.  Estas palavras do mestre Jesus, são a certeza fiel, a verdade plena, de um Deus que não engana os que ele escolheu, por isso ele não os desamparará, os seus discípulos não estarão sozinhos em suas vidas. Jesus hoje nesta sua Ceia de amor, nesta santa missa ele diz isso também a nós: “Não vos deixarei órfãos, mas virei a vós”.  Pois em nossas aflições e angústias, quando os sofrimentos nos levam a pensar que estamos desamparados, Deus não nos abandona e não nos deixa sozinhos, Ele sempre vem em nosso socorro.

Mas podemos perguntar: Como Jesus virá ao nosso encontro? Ele mesmo nos diz: “Rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça convosco”.  Antes de tudo, deveremos compreender que se ele enviará, outro, Defensor, consolador e intercessor. É porque já existia um primeiro.  Este é Cristo, sim é Ele o primeiro consolador da humanidade, é ele que por primeiro nos defende das tentações do inimigo e também intercede ao Pai por cada um de nós, “temos como advogado (Defensor), junto do Pai, Jesus Cristo” (1Jo 2,1).  

Este outro defensor que garante a presença eterna de Cristo em nossa vida é o “Espírito da Verdade”, ou seja, o Espírito Santo. Pois bem, é pelo Espírito Santo dom de Deus que Cristo permanece, continua vivo no meio dos seus, no coração da humanidade e na vida da Igreja. Nós experimentamos esta verdade quando escutamos a Palavra de Deus, nela é Jesus quem nos fala pela força do Espírito Santo, “vossas palavras Senhor são Espírito e vida” (Sl 18,1). Esta palavra toca nosso coração, nos consola e acalma, porque Cristo está vivo e presente nela.

Depois, na Eucaristia, também experimentamos esta presença viva e real de Jesus em nosso meio na força do Espírito, pois o Pão e vinho consagrados são plenos do Espírito Santo. De modo que quando comungamos a Eucaristia entramos em profunda e íntima comunhão com Jesus, Ele está em nós e nós nele, somos pelo Espírito Santo unidos num só Corpo. Por isso rezamos na missa esta verdade: “participando do Corpo e sangue de Cristo sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só Corpo”.


Mas o bonito de tudo é que o Senhor não quer somente permanecer conosco ao nosso lado, mas é em nós que o Senhor Jesus deseja permanecer para sempre na força de seu Espírito. Por isso ele nos dizia no Evangelho: “O Espírito da Verdade... permanecerá junto de vós e estará dentro de vós”.  Verdadeiramente o nosso coração foi criado para ser Templo de Deus e morada do Espírito Santo. Todavia, será que nós estamos nos abrindo inteiramente a este dom, a esta graça de Deus em nossa vida? Será que estamos “santificando os nossos corações para Cristo” (1Pd 3,15)? 

Deste modo, cada vez que buscamos fazer a vontade de Deus, guardamos a sua Palavra em nossos corações, cada vez que buscamos romper com a vida de pecado e passamos a viver segundo o Espírito, amando a Deus e nos unindo a Ele, nunca estaremos sozinhos. Jesus será sempre uma presença viva em nós, e nele nós encontraremos vida, pois ele mesmo nos disse: “E vós vivereis, vós em mim e eu em vós”. Esta é pois a vida nova pelo Espirito! Amém. 

domingo, 18 de maio de 2014

JESUS, O VERDADEIRO CAMINHO DA VIDA FELIZ

Caros irmãos e irmãs

A Santa Liturgia deste 5º Domingo da páscoa nos faz contemplar Cristo Ressuscitado, como aquele que é o caminho a verdade e a vida para cada um de nós. Em Jesus, Deus quer mudar o rumo de nossa vida.

Jesus começa o Evangelho de hoje dizendo uma palavra de consolo e fortaleza aos seus discípulos, as quais valem para cada um de nós: “Não se perturbe o vosso coração”. De fato o coração dos discípulos estava perturbado, inquieto por três motivos, vejamos: um deles (Judas) iria entregar Jesus, outro discípulo (Pedro) iria negar e abandonar o Senhor; por fim o próprio Jesus iria deixar os seus em virtude de sua morte. De fato, diante destes acontecimentos era como se os discípulos perdessem o rumo da própria vida sem saber como de fato seriam felizes.

É o que acontece também com cada um de nós, somos um povo caminhante, nossos passos e nossas vidas se dirigem para uma meta: a felicidade plena. Todavia, em muitos momentos estamos inquietos, perturbados e angustiados pelos sofrimentos da vida, sem saber que rumo tomar e nem o que fazer para encontrar esta felicidade. Todavia, o Senhor hoje nos olha nos olhos e com infinito amor nos diz:“Não se perturbe o vosso coração”.

 E Jesus continuou a orientar o caminho dos discípulos e de cada um de nós dizendo: “tenha fé em Deus, tenha fé em mim também”. Crer em Deus Pai e crer em Jesus! Não como duas realidades separadas, mas como um único ato de fé nos fazendo perceber que em Jesus, Deus mostrou o seu rosto para nós, Ele se fez conhecer a nós. Por isso nos diz Jesus: “Quem me vê, vê o Pai”. Em Jesus, Deus está próximo de nós e não nos abandona, mas sempre nos socorre e nos salva em seu amor.

Pois bem, o Remédio salvífico que Jesus ensina aos discípulos e a nós para acalmarmos nossos corações inquietos e abatidos é a Fé. E a fé é um ato de confiança, entrega e total abandono em Deus, é um ato de firmar a própria vida num alicerce seguro, numa rocha firme que é Cristo. Assim nos orientava S. Pedro na segunda leitura: “Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, escolhida e honrosa aos olhos de Deus”.

Em verdade, quando em nossas agonias nos firmamos e nos apoiamos em Jesus, com a nossa fé humilde e sincera, nós encontramos forças para prosseguir e nada pode nos abalar.  Nele teremos sempre um consolo para nossa alma, porque quem crê nunca está sozinho. Jesus está sempre conosco porque Ele é nosso Mestre e guia para a felicidade.

Por isso que Jesus disse aos seus discípulos: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”. Estas palavras de Jesus revelam onde nós encontraremos a verdadeira felicidade.  Jesus é o único e verdadeiro caminho, que nos leva a verdadeira felicidade e a verdadeira vida que consistem em estarmos unidos a Deus. Portanto, em Deus nosso coração perturbado e inquieto vai encontrar seu verdadeiro repouso, como nos diz Sto Agostinho: “Senhor fizeste-nos para ti, e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousar em ti”.


Portanto, caríssimos irmãos e irmãs, caminhemos com fé unidos a Cristo, e permitamos que ele nos tome pela mão e nos conduza à nossa verdadeira morada, a qual Ele preparou para nós: o Céu, o coração do próprio Deus que é amor e felicidade sem fim. Amém.

domingo, 11 de maio de 2014

JESUS, O BOM PASTOR E A PORTA DAS OVELHAS

Meus irmãos e minha irmãs!

Inundados pelas alegrias pascais, neste santo domingo, nossos corações se voltam para Cristo Ressuscitado e o contemplamos como o Bom, Belo e Verdadeiro Pastor de nossas vidas.

É no Evangelho que nós podemos perceber esta identidade de Cristo, quando em resposta aos maus e falsos pastores de seu tempo, os quais apascentavam a si mesmos, roubando a alegria e a vida das ovelhas, oprimindo-as, maltratando-as e ferindo-as, Ele se revela como o verdadeiro e único pastor por excelência que adentra no redil de escravidão e sofrimento das ovelhas, “as chama pelo nome, elas escutam a sua voz e ele as conduz para fora, faz sair todas que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem porque conhecem à sua voz”.

Deveras, Jesus conhece as suas ovelhas, elas são unicamente dele, propriedade exclusiva, objetos do seu infinito amor, são suas imagens. Por isso as chama pelo nome em sinal de intimidade, porque o nome e a vida delas estão para sempre gravadas no seu coração e em suas chagas de amor. Ele as conduz para fora do falso redil, as liberta, e caminha a frente delas porque é Pastor, guia e mestre, vai agora conduzindo-as para um outro redil, de felicidade e vida plena, elas o seguem porque conhecem a sua doce voz de ternura e amor, mas também porque nele encontram abrigo e descanso.

Jesus, o Bom Pastor caminhando pelas estradas da vida, vai conduzindo às suas ovelhas, ou seja, cada um de nós para outro redil, onde ele é a Porta pela qual as ovelhas devem passar apara encontrar as verdes pastagens, a vida feliz em abundância, a salvação. Assim, Ele nos diz: “Eu sou a porta; quem entrar por mim será salvo”. O Que significa esta afirmação de Jesus: Eu sou a Porta das Ovelhas? Ela indica que a alegria, o repouso, a felicidade, o amor, a graça, a benção e, sobretudo, a Salvação que nós suas ovelhas buscamos, só encontraremos nele. Na medida em que o seguirmos, nos unindo a ele e amando-o.  Verdadeiramente, Jesus é a porta da vida eterna e feliz para as ovelhas.

Interessante que nós já adentramos por esta porta em nosso batismo, na morte e ressurreição de Cristo, passamos  pois a pertencer ao seu redil.  Assim como os judeus, os quais Pedro anunciou-lhes o evangelho e se converteram e foram batizados, conforme nos diz a primeira leitura: “os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo e se uniram a Ele”. Convém perguntar: Qual é o redil de Cristo Bom Pastor no qual nós suas ovelhas deveremos permanecer? A Resposta é uma: A Igreja! Ela é o redil de Cristo, a casa onde o pastor leva as suas ovelhas para cuidar delas, apascenta-las e dar-lhes a vida em abundância. Esta vida abundante é a vida do próprio pastor dada como alimento na Eucaristia: "o Bom Pastor da a vida pelas suas ovelhas. No seu Redil (Igreja) Ele nos prepara uma mesa (altar), e dando-se a si mesmo, dá-nos a verdadeira vida.


Todavia, em nossos sofrimentos, na luta contra o pecado, corremos o risco de nos desgarrarmos e escutando a voz de falsos pastores, abandonarmos o Redil de Cristo Bom pastor. Lembremo-nos, pois do que escutamos na segunda leitura: “também, Cristo sofreu por vós... sobre a cruz, carregou os nossos pecados... por suas feridas fostes curados... andáveis como ovelhas desgarradas, mas voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas”.  Quando por nossos pecados, abandonarmos o redil de Cristo, tenhamos a coragem de como ovelhas feridas, voltar a Ele que cuida de nós, pois Ele é o Pastor que nos conduz, com Ele não nos falta coisa alguma, junto dele felicidade e todo bem sempre encontraremos. Amém.