sábado, 26 de janeiro de 2013

JESUS: A PALAVRA QUE DÁ VIDA A NOSSA VIDA.

Queridos irmãos e irmãs nesta celebração eucarística recebemos de Deus o convite de descobrirmos em profundidade toda a beleza e a riqueza de sua Palavra, que é cheia de amor e de verdade, somos impulsionados na fé pelas belas palavras do salmista: “vossas palavras Senhor, são Espírito e vida... alegria ao coração”.

A primeira leitura nos mostra o sacerdote Esdras que reúne uma comunidade de homens, mulheres e crianças em assembleia litúrgica para escutar a Palavra de Deus, manifesta na Lei; e esta comunidade de homens esta marcada pela dor, pelo sofrimento, pela falta de esperança, sem ânimo, estava na escravidão e agora regressando à sua terra, deve reconstruí-la, assim também como sua fé. O sacerdote Esdras dirigirá uma palavra de ânimo a esta comunidade; Ele se coloca de pé, num púlpito, e abre o livro da Lei,  bendiz a Deus, e o povo se coloca de pé, aclama com louvores, e presta toda reverência a Deus e à sua Palavra, esta palavra é explicada ao povo que a escuta atentamente e a compreende, a  ponto daquela santa Palavra tocar a vida, o coração e a história, às feridas que ele tinha, fazendo-o chorar de tristeza, mas ao mesmo tempo o povo era chamado a se alegrar porque Deus em sua palavra era a força para o recomeço de uma vida nova.

Vejam irmãos na fé, hoje, aquela comunidade somos nós, novo povo de Deus, derrotado pelas dores da vida sofrida, que nos reunimos na fé, para também escutar a palavra de Deus. O sacerdote na missa no lugar mais alto, abre para nós o livro sagrado, esse gesto é muito significativo, é como se ele estivesse a abrir as portas do coração de Deus, para revelar a cada um de nós os tesouros de nossa salvação, as pérolas da vida feliz e plena que Deus anseia por nos dar. É por isso que devemos sempre estar atentos à escuta da Palavra, acolhendo-a com piedade, reverência, santo temor, abrindo os ouvidos exteriores e interiores, silenciando para que o único som que ressoe em nós, seja a voz de Deus.

Deveremos sempre abrir nosso interior e deixar com que esta palavra cheia de verdade fira nosso coração, rasgando-o, arrancando de nós tudo aquilo que nos afasta de Deus, fazendo com que nós venhamos a chorar os nossos erros e pecados, para que também como o povo, experimentemos hoje, no dia consagrado por Deus a nós, a alegria e a força de com o coração e a vida transformados vivermos um tempo novo.

Todavia, esta Palavra que outrora era o centro da vida do povo, e que hoje deve ser de cada um de nós, ela é mais do que palavras escritas, tem um nome, e encontra sentido numa pessoa que se chama Jesus, de modo que toda a Escritura aponta para Ele. É isto que o evangelho deseja nos mostrar. Reparem, o evangelho de São Lucas que fora dirigido a Teófilo (amigo de Deus) e hoje é dirigido a nós que aqui estamos, e somos os amigos de Deus, nos mostra o início da missão de Jesus, ele cheio do Espírito Santo sai a anunciar a palavra de Deus por toda parte, e todos ficam fascinados por esta palavra que sai de sua boca, isto não acontece por acaso, mas porque esta palavra é viva e eficaz, transforma o coração daqueles que a ouvem.

Agora, Jesus está em sua cidade natal Nazaré e adentra na Sinagoga, e lá lhe dão o livro, ele de pé, o abre e lê a profecia de Isaías, que diz:  “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”. Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir.

Ao ler estas palavras e assumindo-as, para si, Jesus se revela como o verdadeiro Ungido de Deus, cheio do Espírito Santo, o Messias Salvador, que não somente anuncia a Boa Nova, mas Ele mesmo é a Boa Nova, é a Palavra de Deus que veio dar vida aos que sofrem.  Por isso que Ele diz: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura”. Deveras, é em Jesus que nós encontramos o sentido pleno da sagrada Escritura, por isso que só ele é digno e tem o poder de abrir, fechar, e de revelar para nós a palavra de Deus. Mas, também Jesus, porque veio anunciar esta palavra a nós, pobres, carentes, necessitados, Ele é a chave que abre as nossas vidas, dando sentido a nossa história, arrancando-nos dos nossos sofrimentos e nos concedendo a graça de uma vida feliz e santa.

Sejamos dóceis a esta Palavra, abramos nossos corações para acolhê-la e nos deixemos tocar por ela, e dela nos alimentemos no hoje de nossas vidas, para que como nos diz São Paulo na segunda leitura: cresçamos na unidade com Cristo na força de seu Espírito, formando com Ele um só corpo, nós nele e Ele em nós. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário