sexta-feira, 6 de julho de 2012

Não afundarei,o Senhor está comigo

A Pouco lia o pequeno trecho do Evangelho de S. Mateus, mais precisamente, o Capítulo 14,22-33, é o relato da caminhada de Jesus sobre as águas; todos nós certamente já vimos e ouvimos este pequeno trecho, onde na escuridão da madrugada e no meio do mar bravio o barco em que os discípulos estavam começou a ser agitado pelas ondas, em virtude de ventos contrários que eram muito fortes; Jesus tinha fica em terra em mais um de seus íntimos momentos de oração, e de repente percebendo que a barca dos discípulos já estava muito distante da terra, foi ao encontro dos discípulos caminhando sobre o mar bravio, quando os discípulos viram aquele homem que caminhava pelas águas, algo que seria impossível aos olhos humanos, ficaram assustados, com muito medo, pensando que era um fantasma,  e certamente a escuridão os impediu de reconhecer que era Jesus. Todavia, Jesus acalma o coração de cada um deles, com estas palavras: “tende confiança, sou eu, não tenhais medo”. Só que a atitude dos discípulos, o medo que os assolava, fez com que eles ainda não acreditassem que era verdadeiramente Jesus, a ponto de Pedro o porta-voz dos discípulos pedir a Jesus: “Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro sobre as águas”. E Jesus prontamente disse a Pedro: Vem! Pedro foi andando por sobre as águas, mas quando viu o vento e as ondas fortes, começou a ter medo, e a afundar, e logo, gritou a Jesus: Senhor Salva-me! O Senhor estendeu-lhe a mão e o segurou, e o repreendeu: Homem de pouca fé porque duvidaste.

Algumas coisas me chamam a atenção neste Evangelho e me fazem entender nele a dinâmica de nossa vida, primeiro nossa vida é como este mar muitas vezes agitada por ondas e ventos fortes que são os problemas e dificuldades da vida, que fazem com que vivamos uma noite de escuridão, e nestas noites marcadas pela dor e sofrimento, o Senhor Deus não nos abandona, porque Ele é fiel e está sempre conosco, e vem em auxílio às nossas dores e problemas, ele passa por cima deles porque é Deus e não um homem, assim como foi ao encontro dos discípulos caminhando por sobre o mar bravio. O problema é que a escuridão de nossos medos, sofrimentos, problemas nos impedem de  ver a presença deste Jesus, ora nós caminhamos com Ele, o conhecemos, Ele vem a nós, e nós não o reconhecemos ou até mesmo duvidamos de sua presença. É isso queridos irmãos nossas dificuldades que embravecem o mar da vida, são limitadas como nós porque só Deus é eterno, e achamos que tudo está perdido, como se elas fossem maiores do que o nosso Deus e Salvador, ficamos como os discípulos com medo, achamos que Deus é um desconhecido, um fantasma.

Entretanto, Deus acalma a nossa dor, nossos sofrimentos e medos, por meio de sinais simples, Ele nos diz: “tende confiança, sou eu, não tenhais medo”, eu estou contigo, não há motivo para desanimares. Porém, ainda duvidamos da presença do Senhor como Pedro, que pediu uma prova ao Senhor para vê se era ele mesmo, ou se ele estava ali para encorajar, fortalecer e livrar os discípulos daquele medo. Que tristeza, que mesquinhez, que orgulho, que falta de fé, dizemos que cremos em Deus, mas não o suficiente para nos abandonar por inteiro em suas mãos e saber que em meio aos tormentos da vida, Ele está conosco. Corremos o grande risco de mesmo na caminhada da vida com Deus, nós ainda duvidarmos de sua presença conosco, mesmo diante dos sofrimentos, tristezas, angústias da vida, começamos a afundar pela nossa falta de fé em Deus. Fé é adesão, entrega, abandono, é dar-se por inteiro a Deus e deixar com ele dirija nosso caminhar.

Por isso Pedro começou a afundar, e assim somos nós quando ainda duvidamos de que o Senhor está conosco, de que Ele nos ajuda a vencer nossos medos, problemas, dificuldades. Mas o bom é que o Senhor não nos trata como exigem as nossas faltas, assim como Ele estendeu a mão e segurou Pedro para que ele não viesse a afundar naquele mar tempestuoso, ele também nos segura pela mão, nos agarra para não afundarmos nas dificuldades da vida, porque Ele nos ama.

Precisamos ter mais fé, e acreditar que Jesus é verdadeiramente Deus, Ele pode tudo, até mesmo aquilo que é impossível para nós; que mesmo nas dificuldades da vida, sejamos capazes de tudo suportar com a fé firme e a esperança renovada, crendo que Jesus está conosco, a nos amparar. Ele é o nome que salva, é o nome que tem poder, que diante dele nos prostremos e o adoremos como fizeram os discípulos: “verdadeiramente, tu és o Filho de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário