quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Cálice de nossa alegria

Podeis beber o cálice que eu vou beber? que pergunta desconcertante Jesus fez aos dois apóstolos Tiago e João, quando eles pediram para sentar um a direita e outro à esquerda de Jesus na glória; primeiro temos que entender o que significar beber o cálice? beber o cálice, indica entergar-se livremente para viver todo o mistério da Paixão, todo drama da cruz, Jesus ali estava próximo de adentrar em Jeerusale´m para enfrentar o padecimento da cruz, numa entrega amorosa e livre por amor dos seus, dando-lhes a salvação, a vida que um dia todos haviam perdido, ele que não veio para ser servido, mas para servir, e dar a sua vida em resgate por muitos; é mister sermos cônscios que para beber este cálice não é fácil, até o próprio Jesus o temeu, basta que recordemos as suas palavras no horto das oliveiras: "Pai se é possível, afasta de mim, este cálice". Neste cálice estava todo pecado, toda miséria humana, toda repulsa de Deus, era o cálice da ira divina. Todavia, Jesus o bebeu por inteiro, e sem reservas; pois bem, esta pergunta de Jesus deve pairar em nossos corações, pq se é verdade que todos nós queremos experimentar a vida Bem- aventurada, a eternidade o céu, é mais verdade ainda que somente passando pela cruz e carregando-a é que subiremos à morada do Pai, não podemos ter medo de enfrentar as dores e sofrimentos da vida, deveremos com coragem entregar a nossa vida em sacrifício com Cristo ao Pai, oferecendo nossos corpos como sacrifício espiritual. temos que exprimentar este cálice que muiats vezes pode ser alegre, ams também triste, este cálice é o nosso sofrimntos, dores e tristezas, ams tenhamos a coragem de tomá-lo por inteiro, pois só assim, experimentaremos do Vinho novo da Salvação no banquete do Divino Cordeiro, que prepara para nós na Jerusalém celeste um cálice de felicidade sem fim.
termino com as sábias palavras do Pe. Henry Nowen no seu livro intitulado: podeis beber o cálice? diz-nos ele: "para qualquer um que tiver a coragem de entrar no fundo de nossos sofrimentos humanos, há uma revelação de alegria, escondida como uma pedra preciosa na parede de uma caverna escura".
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário