sábado, 8 de fevereiro de 2014

Sede Sal da Terra e Luz do Mundo - HOMILIA DO 5º DOMINGO COMUM

Queridos irmãos e irmãs

Na Liturgia deste 5º domingo do Tempo Comum, Deus nos exorta em sua palavra a reavivarmos em nossos corações e em nossa vida, uma missão primordial de todo e qualquer discípulo de Cristo: “Ser sal da terra e luz do mundo”.

Já no Evangelho, nós contemplamos um trecho do grande Sermão da Montanha, onde Jesus tendo subido ao monte, o lugar do encontro com seu Deus e Pai, senta-se como um Verdadeiro Mestre e ensina aos seus o Caminho do Reino, e aos discípulos, revela-lhes uma missão: “Vós sois sal da terra e luz do mundo”.

Descubramos o sentido real e verdadeiro desta missão, primeiro: Ser Sal da Terra. Vejam, o sal na sagrada escritura indica: aquilo que dá sabor, o que serve para conservar, mas também, é um meio de purificação e um sinal de aliança e perenidade. Pois bem, ser sal na vida dos discípulos significa levar o sabor, a doçura do amor, da graça, da vida e da salvação de Deus ao coração de muitos homens e mulheres que estão insípidos, ou seja, insossos em sua vida espiritual, faltando-lhes Cristo. Devem convidar a humanidade a purificar o interior, para acolher o Reino de Deus, levando-os também, a conservar em seus corações a Palavra de Deus e observar os seus mandamentos, para que deste modo se possa viver uma  aliança eterna com Deus.

Depois, receberam a missão de Ser Luz do mundo. Reparem, a luz significa a vida nova e feliz. Portanto, Ser luz significa iluminar a vida e os corações de uma humanidade que anda na escuridão do pecado, nas trevas de uma vida sem Deus. É reascender nos corações o desejo de amar a Deus e de segui-lo fielmente, a romper com a vida de pecado e a viver na graça de Deus.

Queridos irmãos e irmãs, também nós, os novos discípulos de Cristo pelo Batismo, recebemos esta missão, por conseguinte, deveremos ser no tempo presente de nossas vidas, Sal da terra e luz do mundo. Temos que levar o sabor da vida eterna a muitos corações que estão insossos de felicidade, alegria, paz e amor, amargurados, desanimados pelos sofrimentos da vida. Temos que levar a luz da salvação aos corações de tantas pessoas que se perderam nas estradas da vida e estão envolvidas pelas trevas, as nuvens sombrias do pecado.  O lugar no qual os discípulos e nós deveremos viver esta missão: é a terra, o mundo. Ou seja, na nossa vida cotidiana, no trabalho, na escola, na família. Em todo lugar somos chamados a ser sal e luz.

Mas sejamos conscientes de que o discípulo só poderá ser Sal e Luz, a medida que ele unir à sua vida a Cristo, pois Ele é o verdadeiro Sal e a Verdadeira luz da humanidade.  S. Bernardo já dizia: sem Cristo a nossa vida fica insípida. E Cristo dá testemunho de si dizendo: “Eu sou a Luz do mundo”. Portanto, o discípulo, nós, eu e você só podemos iluminar a humanidade e levar o sabor da graça e da salvação, se por primeiro tivermos experimentado o sabor da vida eterna em nossos corações trazido pelo Cristo Sal da terra, e se tivermos deixado com que Ele, enquanto Luz, iluminasse nosso ser.  É dentro deste contexto que S. Paulo vivia: “Eu não quero saber de outra coisa senão Cristo Crucificado”.


Por fim, é praticando as boas obras em nossa vida, ou seja, a caridade, o amor, a justiça, o perdão que nós vamos cumprindo a missão de ser sal e luz. Assim nos fazia ver o profeta Isaías: “se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia”. Portanto, nos deixemos salgar e iluminar por Jesus, para que assim no cotidiano de nossa vida, salguemos e iluminemos o coração da humanidade para acolher o Reino de Deus. Amém!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário