domingo, 11 de maio de 2014

JESUS, O BOM PASTOR E A PORTA DAS OVELHAS

Meus irmãos e minha irmãs!

Inundados pelas alegrias pascais, neste santo domingo, nossos corações se voltam para Cristo Ressuscitado e o contemplamos como o Bom, Belo e Verdadeiro Pastor de nossas vidas.

É no Evangelho que nós podemos perceber esta identidade de Cristo, quando em resposta aos maus e falsos pastores de seu tempo, os quais apascentavam a si mesmos, roubando a alegria e a vida das ovelhas, oprimindo-as, maltratando-as e ferindo-as, Ele se revela como o verdadeiro e único pastor por excelência que adentra no redil de escravidão e sofrimento das ovelhas, “as chama pelo nome, elas escutam a sua voz e ele as conduz para fora, faz sair todas que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem porque conhecem à sua voz”.

Deveras, Jesus conhece as suas ovelhas, elas são unicamente dele, propriedade exclusiva, objetos do seu infinito amor, são suas imagens. Por isso as chama pelo nome em sinal de intimidade, porque o nome e a vida delas estão para sempre gravadas no seu coração e em suas chagas de amor. Ele as conduz para fora do falso redil, as liberta, e caminha a frente delas porque é Pastor, guia e mestre, vai agora conduzindo-as para um outro redil, de felicidade e vida plena, elas o seguem porque conhecem a sua doce voz de ternura e amor, mas também porque nele encontram abrigo e descanso.

Jesus, o Bom Pastor caminhando pelas estradas da vida, vai conduzindo às suas ovelhas, ou seja, cada um de nós para outro redil, onde ele é a Porta pela qual as ovelhas devem passar apara encontrar as verdes pastagens, a vida feliz em abundância, a salvação. Assim, Ele nos diz: “Eu sou a porta; quem entrar por mim será salvo”. O Que significa esta afirmação de Jesus: Eu sou a Porta das Ovelhas? Ela indica que a alegria, o repouso, a felicidade, o amor, a graça, a benção e, sobretudo, a Salvação que nós suas ovelhas buscamos, só encontraremos nele. Na medida em que o seguirmos, nos unindo a ele e amando-o.  Verdadeiramente, Jesus é a porta da vida eterna e feliz para as ovelhas.

Interessante que nós já adentramos por esta porta em nosso batismo, na morte e ressurreição de Cristo, passamos  pois a pertencer ao seu redil.  Assim como os judeus, os quais Pedro anunciou-lhes o evangelho e se converteram e foram batizados, conforme nos diz a primeira leitura: “os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo e se uniram a Ele”. Convém perguntar: Qual é o redil de Cristo Bom Pastor no qual nós suas ovelhas deveremos permanecer? A Resposta é uma: A Igreja! Ela é o redil de Cristo, a casa onde o pastor leva as suas ovelhas para cuidar delas, apascenta-las e dar-lhes a vida em abundância. Esta vida abundante é a vida do próprio pastor dada como alimento na Eucaristia: "o Bom Pastor da a vida pelas suas ovelhas. No seu Redil (Igreja) Ele nos prepara uma mesa (altar), e dando-se a si mesmo, dá-nos a verdadeira vida.


Todavia, em nossos sofrimentos, na luta contra o pecado, corremos o risco de nos desgarrarmos e escutando a voz de falsos pastores, abandonarmos o Redil de Cristo Bom pastor. Lembremo-nos, pois do que escutamos na segunda leitura: “também, Cristo sofreu por vós... sobre a cruz, carregou os nossos pecados... por suas feridas fostes curados... andáveis como ovelhas desgarradas, mas voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas”.  Quando por nossos pecados, abandonarmos o redil de Cristo, tenhamos a coragem de como ovelhas feridas, voltar a Ele que cuida de nós, pois Ele é o Pastor que nos conduz, com Ele não nos falta coisa alguma, junto dele felicidade e todo bem sempre encontraremos. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário