domingo, 18 de maio de 2014

JESUS, O VERDADEIRO CAMINHO DA VIDA FELIZ

Caros irmãos e irmãs

A Santa Liturgia deste 5º Domingo da páscoa nos faz contemplar Cristo Ressuscitado, como aquele que é o caminho a verdade e a vida para cada um de nós. Em Jesus, Deus quer mudar o rumo de nossa vida.

Jesus começa o Evangelho de hoje dizendo uma palavra de consolo e fortaleza aos seus discípulos, as quais valem para cada um de nós: “Não se perturbe o vosso coração”. De fato o coração dos discípulos estava perturbado, inquieto por três motivos, vejamos: um deles (Judas) iria entregar Jesus, outro discípulo (Pedro) iria negar e abandonar o Senhor; por fim o próprio Jesus iria deixar os seus em virtude de sua morte. De fato, diante destes acontecimentos era como se os discípulos perdessem o rumo da própria vida sem saber como de fato seriam felizes.

É o que acontece também com cada um de nós, somos um povo caminhante, nossos passos e nossas vidas se dirigem para uma meta: a felicidade plena. Todavia, em muitos momentos estamos inquietos, perturbados e angustiados pelos sofrimentos da vida, sem saber que rumo tomar e nem o que fazer para encontrar esta felicidade. Todavia, o Senhor hoje nos olha nos olhos e com infinito amor nos diz:“Não se perturbe o vosso coração”.

 E Jesus continuou a orientar o caminho dos discípulos e de cada um de nós dizendo: “tenha fé em Deus, tenha fé em mim também”. Crer em Deus Pai e crer em Jesus! Não como duas realidades separadas, mas como um único ato de fé nos fazendo perceber que em Jesus, Deus mostrou o seu rosto para nós, Ele se fez conhecer a nós. Por isso nos diz Jesus: “Quem me vê, vê o Pai”. Em Jesus, Deus está próximo de nós e não nos abandona, mas sempre nos socorre e nos salva em seu amor.

Pois bem, o Remédio salvífico que Jesus ensina aos discípulos e a nós para acalmarmos nossos corações inquietos e abatidos é a Fé. E a fé é um ato de confiança, entrega e total abandono em Deus, é um ato de firmar a própria vida num alicerce seguro, numa rocha firme que é Cristo. Assim nos orientava S. Pedro na segunda leitura: “Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, escolhida e honrosa aos olhos de Deus”.

Em verdade, quando em nossas agonias nos firmamos e nos apoiamos em Jesus, com a nossa fé humilde e sincera, nós encontramos forças para prosseguir e nada pode nos abalar.  Nele teremos sempre um consolo para nossa alma, porque quem crê nunca está sozinho. Jesus está sempre conosco porque Ele é nosso Mestre e guia para a felicidade.

Por isso que Jesus disse aos seus discípulos: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”. Estas palavras de Jesus revelam onde nós encontraremos a verdadeira felicidade.  Jesus é o único e verdadeiro caminho, que nos leva a verdadeira felicidade e a verdadeira vida que consistem em estarmos unidos a Deus. Portanto, em Deus nosso coração perturbado e inquieto vai encontrar seu verdadeiro repouso, como nos diz Sto Agostinho: “Senhor fizeste-nos para ti, e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousar em ti”.


Portanto, caríssimos irmãos e irmãs, caminhemos com fé unidos a Cristo, e permitamos que ele nos tome pela mão e nos conduza à nossa verdadeira morada, a qual Ele preparou para nós: o Céu, o coração do próprio Deus que é amor e felicidade sem fim. Amém.

Um comentário:

  1. Belíssima homilia, Pe. Danilo. Que o Senhor continue a te conceder discernimento e sabedoria.

    ResponderExcluir