sábado, 6 de abril de 2013

A FÉ NA MISERICÓRDIA DIVINA


Amados irmãos e irmãs, com este domingo nós concluímos a Oitava da Páscoa, onde durante toda esta semana nós celebramos as alegrias da Ressurreição do Senhor como um único dia, “o dia que o Senhor fez para nós”. Deste modo hoje nós celebramos o Domingo da Misericórdia, porque os textos sagrados nos levam a compreender que o Senhor Ressuscitado vem ao nosso encontro para ser definitivamente o Centro de nossas vidas, e assim sendo curar nossas feridas, angústias, medos, e nossa falta de fé.

Na segunda leitura, S. João narra-nos uma visão que ele teve diante das perseguições e sofrimentos de sua vida e da comunidade, diz-nos Ele: “vi sete candelabros de ouro. 13No meio dos candelabros havia alguém semelhante a um “filho de homem”, vestido com uma túnica comprida e com uma faixa de ouro em volta do peito. Que bela imagem, tão cheia de esplendor e de glória! Quem é este homem? É Jesus, o Ressuscitado, o Vivente, o Senhor da História, o princípio e o fim de nossa vida. Que hoje aparece em nosso meio, nesta santa assembleia e nos diz: “Não tenhas medo”. Eu desejo ser o centro e o Senhor de tua vida sofrida, eu desejo entrar em teu coração e transformar as tuas dores em eterna alegria.

Observemos amados de Deus. Será que Cristo tem sido o centro de nossas vidas, de nossas famílias? Será que ele tem sido o nosso tudo? Ou o abandonamos em meio aos nossos sofrimentos por falta de uma fé mais firme?

O Evangelho, mostra-nos mais uma aparição do Senhor Ressuscitado, no primeiro dia da semana, o domingo, os discípulos estavam aprisionados no cenáculo com medo, mas também aprisionados interiormente em seus medos, angústias, aflições, fracos e sem esperança. E eis que o Ressuscitado aparece no meio deles e diz: “a paz esteja convosco”. Esta atitude de Jesus é muito rica de significado, Jesus deseja a paz, não como uma simples saudação, mas no desejo de conceder a seus discípulos a alegria, a felicidade que dissipa toda angústia e todo medo. A verdadeira paz é o próprio Senhor Ressuscitado que agora deseja estar para sempre no meio e dentro do coração e da vida daqueles discípulos. Escutemos também a voz do Senhor a ressoar em vossos corações, desejando-nos a sua paz que arranca de nós os sofrimentos e tribulações. Jesus ainda mostra-lhes as marcas de sua paixão, para dizer-lhes que Ele é o Senhor crucificado e ressuscitado. E que ele nos amou até o fim, dando sua própria vida em sacrifício pela nossa salvação. Estas santas chagas são sinais do meu amor e de minha misericórdia sem limites por vós.

Neste encontro com o Ressuscitado, faltava um discípulo: Tomé, e quando os outros lhe contaram para aparição do Ressuscitado, ele duvidou e não acreditou, precisava ver e tocar o corpo chagado de Jesus. Quantos de nós somos um verdadeiro Tomé, duvidamos das vindas de Deus em nossa vida, duvidamos que ele está ao nosso lado em nossas dores e sofrimentos; quantos de nós também não vacilamos na fé, duvidando do poder de Deus.

Mas, Jesus é cheio de amor e misericórdia vem ao encontro de Tomé e hoje de cada um de nós, para arrancar de nós a incredulidade. Por isso, no oitavo dia, apareceu a Tomé e disse: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. É como se Jesus dissesse: olha aqui meu corpo glorioso, mas ferido, põe teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Mãos que acalentaram, curaram, abençoaram, tocaram as feridas dos que sofriam, mas que protegem, mãos que se deixaram cravar no madeiro da cruz por amor a ti. Estende a tua mão e coloca-a profundamente em meu lado aberto, rasgado pela lança, donde jorraram sangue e água, fonte de vida nova, que sara as feridas de teu coração, porta estreita de tua salvação. Deste lado trespassado ó Tomé, ó povo santo de Deus, derramei meu amor e minha misericórdia por vós. Por isso, crê Tomé, sou eu, o teu Senhor, o crucificado e ressuscitado. Crê que estou contigo, eu sou tua alegria e a tua esperança.

Amados irmãos, estas palavras valem para nós, creiamos, nos abandonemos em Deus. Renovemos hoje a nossa fé e amor a Jesus, e como Tomé digamos: “Meu Senhor e meu Deus”. Todavia, se tu fraquejares, e abandonares o Senhor, duvidando de sua presença; se arrepende, busca a reconciliação com Ele, pois neste mesmo dia o Senhor deixou para a sua Igreja o admirável sacramento da reconciliação onde ele manifesta o seu eterno amor e a sua infinita misericórdia por todos nós: soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. Assim receberás a vida nova e poderás  experimentar a misericórdia de Deus que cura tuas feridas, e poderás com muita fé dizer ao Senhor: “Senhor eu confio em vós, pois tua misericórdia é eterna. Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário