sábado, 20 de abril de 2013

EU CONHEÇO AS MINHAS OVELHAS


Caríssimos irmãos e irmãs

Reunimos na fé neste 4º Domingo da Páscoa, que é denominado, o Domingo do Pastor, porque é na Páscoa, que nós experimentamos o Bom Pastor Jesus, dando a sua vida por nós suas ovelhas, vencendo a morte e ressurgindo ao terceiro dia. Toda Eucaristia é um encontro entre Jesus Pastor e nós as suas ovelhas.

A Segunda leitura nos fala desta realidade. Vejam, vemos uma grande multidão de povos, línguas e nações, ou seja, todo o povo de Deus, que revestido de branco, vem da grande tribulação. E se prostram diante do Trono do Cordeiro (Ap 7,9.14). Quem é esta multidão? Eram os mártires, e hoje somos nós, amados irmãos e irmãs, fomos revestidos da veste da pureza em nosso batismo e da vida nova de ressurreição, aqui estamos, sobrecarregados das tribulações, sofrimentos e angústias da vida; para diante do altar do Cordeiro, oferecer nossas preces e orações, mas também, prostramos nossa vida e nossos corações feridos e cansados. E o Bonito é que Jesus o Cordeiro imolado prepara uma tenda (Ap 7,15), na qual aquela multidão e hoje nós, possamos encontrar abrigo, refúgio e descanso. E Esta tenda é esta Igreja, aqui é o redil, onde todos nós suas ovelhas, somos apascentadas pelo Bom Pastor Jesus. Em seu amor de Pastor ele cura nossas aflições, feridas, medos, desesperos, e enxuga as nossas lágrimas de dor e tristeza, tirando-nos do deserto de uma vida atribulada, seca, vazia de felicidade e nos conduzindo as fontes de água viva, da vida nova e feliz. E nos alimentando com a sua própria vida, seu Corpo e Sangue doados por amor no sacrifício da cruz.

O Evangelho ainda continua nos mostrando a relação de amor entre Jesus, Bom pastor e nós as suas ovelhas. Reparem, se é verdade que Jesus anseia por nos dar uma vida feliz, a vida eterna. É mais verdade ainda que ele pede de nós uma única coisa: escutar a sua voz! Assim dizia Jesus no início do Evangelho: “as minhas ovelhas escutam a minha voz”. Se Jesus assim fala é porque existiam muitas pessoas de seu tempo, que não acreditavam nele, que não escutavam a sua voz, abandonaram a Ele, entregando as suas vidas a outros pastores, que na verdade são mercenários, salteadores de um vida feliz.

Hoje quantos de nós muitas vezes em nossa vida, não escutamos a voz de Jesus, nos fechamos em nosso interior, preferimos ouvir as vozes do pecado, do mundo, ou procurar falsos pastores que nos prometem uma felicidade passageira. E Deste modo, abandonamos o redil de Jesus, saímos como ovelhas desgarradas, no campo deserto deste mundo, à procura de outros redis, e, por conseguinte, acabamos caindo no “vale tenebroso” (Sl 23, 4) da infelicidade, da depressão, de um coração sombrio, deprimido, desesperado. Se em teu coração existe um vale de morte, um sentimento de morte, de vazio, de falta de esperança. Abre os teus ouvidos, abre o teu coração, para escutardes a voz do teu Senhor, do teu Deus, do teu Pastor, que diz: Tu és meu, eu estou contigo, nada e nem ninguém, nem sofrimento, angústia, dor, tribulação podem te separar, pode te arrancar de minhas mãos.

Sim, amados irmãos e irmãs, Jesus, “ele conhece as suas ovelhas” (Jo 10,27), Ele conhece o nosso nome, sabe das nossas necessidades, do que passamos, de nossas misérias, sabe o que está no mais profundo de nosso coração, porque Ele é o “Pastor de nossas almas” (1Pd 1,28). Quando estamos perdidos no abismo da morte, Ele vai ao nosso encontro e nos salva, nos traz em seus ombros, como levou em seus ombros a cruz, imagem de nossa vida marcada pelo pecado. Jesus nos retira do abismo da morte para nos conduzir às verdes pastagens, ou seja, a vida eterna, a vida feliz, a vida em abundância.

Por fim, para caminharmos ao aprisco da felicidade, só existe um caminho e uma porta: Jesus. Sigamos, unicamente a Jesus, o Bom Pastor, não entreguemos nossa vida a outros pastores. Diante de tantos pastores que se apresentam em nossa história, como sabermos quem é o verdadeiro pastor? O Pastor Verdadeiro que é Bom e Belo, que nos atrai em seu amor, é aquele que dá a sua vida pelas ovelhas, que não foge, deixando-as no vale da morte, mas que enfrenta os perigos, vence os lobos deste mundo que querem devorar as ovelhas, oferecendo a sua vida por elas. O Verdadeiro Pastor é Jesus. Foi Ele que deu a sua vida por nós na cruz, nos arrancou das garras do tentador, nos livrou do abismo do pecado, e em sua ressurreição nos deu a vida eterna. Portanto, coloquemos nossas vidas em seus passos, unamos nossos corações ao dele, pois Ele é o nosso Pastor e nós somos seu povo e seu rebanho. Se temos Jesus nada nos faltará, porque o Senhor está conosco, e isso nos basta para sermos felizes. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário