sábado, 13 de abril de 2013

"PEDRO, TU ME AMAS?" - Renovar o chamado


Queridos filhos e filhas da Igreja

A liturgia deste 3º Domingo pascal é um convite que Jesus nos faz a renovarmos o nosso amor por Ele. Ele nos ama e não desiste de nós, mesmo que o abandonemos ele vem ao nosso encontro para nos chamar sempre e de novo.

O evangelho que escutamos nos relata mais uma aparição do Senhor Ressuscitado, ele se manifesta aos seus discípulos no lago de Tiberíades. E reparem que coisa interessante, os discípulos estavam pescando, e “era de noite”, eles tinham voltado à vida antiga, antes de conhecer Jesus. E vejam, retornar a vida antiga sem Deus é só encontrar fracasso, desilusão, medo, frustração, é viver uma vida na escuridão, por isso que os discípulos nada pescaram. Mas até na escuridão de nossos sofrimentos, Deus está sempre presente, para iluminar nossas trevas com a luz de um novo dia, por isso que “ao amanhecer estava Jesus de pé na margem”. E agora Jesus mostra aos seus discípulos, e hoje a nós, que sem Ele nossa vida é um fracasso, ele chama-nos para voltarmos ao primeiro amor, por isso diz aos discípulos, palavras tão semelhantes quanto aquelas primeiras quando os chamou: “lançai as vossas redes” e o milagre aconteceu as redes se encheram de 153 grandes peixes. Mas vejam, só consegue ver o Senhor em meio a escuridão de nossa vida, quem o ama de verdade, por isso o discípulo amado logo proclamou a sua fé e o reconheceu: “É o Senhor”.

O interessante é que Simão ao ouvir que era o Senhor, logo atirou-se no mar, e vejam, certamente Simão Pedro teve o seu coração tocado e ao ouvir o convite, se lembrou das palavras de Jesus quando ele o chamou a primeira vez: “Pedro, lançai as redes avança para águas mais profundas”. A atitude de Pedro é de alguém que sente ter traído o Senhor e deseja fazer o caminho de volta, a nudez de Pedro é sinal de sua vergonha de não ter amado o Senhor Jesus que o amou desde sempre. Pedro é imagem de todos nós que traímos Jesus quando trocamos o seu amor por outros amores.

Todavia, amados irmãos e irmãs, Jesus vai provar a Pedro que mesmo sendo traído, Ele não desiste de Pedro. E vai convidá-lo a renovar o seu amor e seu seguimento. Reparem, quando os discípulos pisaram a terra, viram brasas com peixe em cima, e pão. E isto é muito revelador, será nesta refeição que o Senhor como um servo oferece o seu alimento, o seu amor aos seus, imagem de seu banquete de amor que é a Eucaristia, neste banquete Jesus convida a Pedro e a cada um de nós a renovarmos o nosso amor por ele.

A fogueira que esta acesa, nos lembra outra fogueira na qual diante dela Pedro traiu o Senhor, abrasado pelo fogo do medo, da fata de fé (Jo 18,18).  E será diante desta nova fogueira que o Senhor Jesus convidará  Pedro a abrasar seu coração com o fogo do amor, chamando-o de novo para segui-lo, renovando a sua vocação. Isso é tão verdade que Jesus quando chamou Pedro já tinha mudado o seu nome de Simão para Pedro, e agora é como se Jesus  estivesse a chama-lo de novo, estando Jesus a sós com Pedro que é imagem de cada um de nós, o Senhor o interroga: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?”.
Jesus pede a ele um amor total, pleno, puro. Entretanto, Simão o responde com um amor de amigo: “Senhor tu sabes que eu te amo”.  Pedro responde ao Senhor com um amor de amigo e não com um amor total. Mas Jesus além de pedir o seu amor, dá-lhe uma missão: “apascenta o meus cordeiros, as minhas ovelhas”. Na terceira vez que Jesus o interroga, ele diz: “Simão, filho de João tu me amas?” Em palavras nossas, Jesus perguntou a Pedro: “você minha ama como amigo?” “você é meu amigo?”. È como se Jesus estivesse pondo em dúvida o amor de Pedro. Com isso, certamente Pedro lembrou que ele traiu o Senhor, e por isso fica triste e diz: “Senhor tu que conheces todas as coisas, bem sabes que eu te amo”. Pedro abre o seu coração para o Senhor que tudo sabe, que tudo conhece, sabe dos deslizes, fraquezas, traições. E mesmo assim, por misericórdia e amor Jesus confirma a missão de Pedro: “apascenta as minhas ovelhas”. E agora chama o novo Pedro: “Segue-me”.

Pedro agora ama tanto o Senhor que não teme as perseguições, os sacrifícios, as injúrias por pregar o nome do Senhor, tudo isso é “motivo de alegria” como escutamos na primeira leitura. Hoje o Senhor nos chama a renovarmos o nosso amor por ele, por isso olhemos para dentro de nós, e vejamos se nós o amamos mais que tudo? Qual é o espaço que ele ocupa na minha vida? Será que eu estou abandonando-o em meio aos sofrimentos? Creiamos irmãos e irmãs que quem ama a Deus não teme as dores e sofrimentos, pois ele está ao nosso lado, ele nos ama e sempre e de novo nos escolhe em sua misericórdia. Por isso Senhor, tu que és “o cordeiro imolado, te rendemos o louvor, a gloria e o poder, agora e para sempre”. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário