sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O ESPOSO ESTÁ EM NOSSO MEIO, PROVEMOS DE SEU VINHO NOVO

Uma pequenina reflexão sobre umas das partes do Evangelho de hoje:

"os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”.

Mais um ataque dos fariseus entrando em controvérsia com Jesus. Primeiro, os discípulos de Jesus, os cristãos, são chamados a viver a novidade trazida por Jesus, o que torna pleno todos os costumes e leis do judaísmo, Ele não veio para abolir a Lei, mas para dar pleno cumprimento. Então, por que os discípulos de Jesus não jejuavam?  Pelo simples fato de que, o jejum naquela época era sinal de estar na espera do Messias Salvador, era um lamento, para festejar a boda definitiva com Deus, por meio desta prática se esperava anciosamente a vinda do ungido de Deus, Pois bem, os fariseus e os discípulos de João não se deram conta de que a festa, as bodas já tinham começado; Sim! em Jesus, esta espera é realizada, o Reino de Deus chegou no meio do seu povo, Deus se faz presente,  de modo que a nossa relação com Deus desde sempre foi vista como um casamento, é por isso que Jesus diz, podem jejuar, e, por conseguinte, lamentar enquanto o Noivo (Jesus) está no meio deles? a alegria chegou, Deus está no meio do seu povo, esta alegria é expressa no livro do Cântico dos cânticos: "amigos, comei e bebei" (Ct 5,1). Há uma diferença, não é que  os discípulos de Jesus não jejuam, Jejuam sim, ams no tempo oprtuno, e não como um lamento, mas com a esperança de uma dia poder participar na glória, do banquete celestial com o divino esposo. Deveras este esposo foi tirado uma vez (sua Paixão e morte) com a Ressurreição ele veio aos seus, mas depois partiu (Ascensão), e virá uma segunda vez para tornar pleno tudo o que foi feito por ele e para ele.
Depois, é bom dizer que esta novidade trazida por Jesus (Remendo novo), não pode tapar o que é velho (antiga aliança) ela não é um remendo para tapar o pano que se gastou, este remendo que em grego aparece com o nome PLEROMA, significa plenitude, ou seja, Jesus vem tornar pleno o que era antigo, é a plenitude da graça e da vida nova que ele veio trazer para a humanidade, esta alegria expressa na imagem do Vinho, não pode ser contida num odre velho.
Vivamos pois, a alegria de termos o esposo em nosso meio, experimentemos o vinho novo da salvação que ele nos concede.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário