No entanto, a confiança no amor fiel de IHWH faz o salmista ter a certeza de que nem a
morte o separará do amor de Deus, pois Ele é um Deus fiel, justo e sem
falsidade, ele não engana, ele cumpre em verdade o que prometeu: “Tenho sempre o Senhor na minha presença; com ele à minha direita,
não vacilarei. Por isso se alegra meu coração e exulta minha alma; até minha
carne descansa, serena, porque não
abandonarás minha alma ao abismo nem deixarás teu fiel ver o fosso. Tu me
ensinarás o caminho da vida; em tua presença há plenitude de alegria, à tua
direita delícias eternas” (Sl 16,8-11).
É perceptível neste
texto da Escritura que toda a atenção é colocada na relação com IHWH.
Diante do vazio da morte, preenchido somente pela confiança em Deus, inicia-se
lentamente uma representação antropológica ligada à idéia de ressurreição: “Eu sei que meu Redentor está vivo e que, no
fim, se levantará sobre o pó, e, através de minha pele retalhada, na minha
carne, verei a Deus. Eu verei aquele que está a meu favor, e meus olhos
contemplarão quem não é um adversário” (Jó 19,25ss).
Aos poucos a idéia e a
fé na ressurreição vão nascendo a partir de imagens pre-figurativas, vejamos o
que nos diz o profeta Oséias: “Vinde,
retornemos ao Senhor! Porque ele despedaçou e nos há de curar; ele feriu e nos
ligará a ferida. Após dois dias nos fará reviver, no terceiro dia nos
restabelecerá e nós viveremos em sua presença”. (Os 6,2). A princípio esta palavra Oseiana quer
enfatizar que o povo de Israel deveria sair de sua depravação moral e de
persistir num novo começo de vida com a ajuda e a graça de Deus. Agora é claro
que pela menção ao terceiro dia, haverá um progresso, um desenvolvimento até a
posterior fé na ressurreição dos mortos destaca pelo Novo Testamento.
Ainda é digno de nota a profecia dos
ossos ressequidos de Ezequiel:
A mão do Senhor estava sobre mim e o Senhor me levou em espírito para fora e me deixou no
meio de uma planície repleta de ossos.
Fez-me circular no meio dos ossos em todas as direções. Vi que havia
muitíssimos ossos sobre a planície e estavam bem ressequidos. Ele me perguntou: “Filho do homem, poderão
estes ossos reviver?” E eu respondi: “Senhor Deus, tu é que sabes!” E ele
me disse: “Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos ressequidos, ouvi a
palavra do Senhor ! Assim diz o
Senhor Deus a estes ossos: Vou
infundir-vos, eu mesmo, um espírito para que revivais. Dar-vos-ei nervos, farei crescer carne e
estenderei por cima a pele. Incutirei um espírito para que revivais. Então
sabereis que eu sou o Senhor ”.
Profetizei conforme me fora ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se
primeiro um rumor, e logo um estrondo, quando os ossos se aproximaram uns dos
outros. 8 Eu olhei e vi nervos e carne crescendo sobre eles e, por cima, a pele
que se estendia. Mas faltava-lhes o hálito de vida. Ele me disse: “Profetiza para o espírito,
profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor Deus : Vem, ó espírito, dos quatro
ventos, soprar sobre esses mortos para que eles possam reviver!” Profetizei
conforme me fora ordenado, e o espírito entrou dentro deles. Eles reviveram e
se puseram de pé qual imenso exército. Então ele me disse: “Filho do homem,
estes ossos são toda a casa de Israel. Eis o que dizem: ‘Nossos ossos estão
secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos! Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim diz o
Senhor Deus : ó meu povo, vou abrir
vossas sepulturas! Eu vos farei sair de vossas sepulturas e vos conduzirei para
a terra de Israel. Ó meu povo, quando
abrir vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. Quando incutir em vós o meu
espírito para que revivais, quando vos estabelecer em vossa terra, sabereis que
eu, o Senhor , digo e faço –oráculo
do Senhor ” (37,1-14).
O Deus único de Israel é criador e
aqui torna-se recriador: ele recria ressuscitando Israel, morto pelo seu
pecado, pela sua ruptura com o Deus da vida. O texto é exílico, o profeta quer
dar esperança ao povo, que está quebrado, maltratado, angustiado, longe de
Deus, da terra e do templo. É bom
repetirmos, o que afirmamos a pouco, não se pode afirmar se se trata de uma
metáfora ou se já é fé explícita na ressurreição. Em todo caso, as imagens vão
ficando sempre mais forte e reais! É isto que se encontra nos textos seguintes:
“Muitos dos que dormem na terra
poeirenta, despertarão; uns para a vida eterna, outros para vergonha, para
abominação eterna”. (Dn 12, 2).
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