sexta-feira, 11 de maio de 2012

Morte e Ressurreição no Antigo testamento - II


No entanto, a confiança no amor fiel de IHWH  faz o salmista ter a certeza de que nem a morte o separará do amor de Deus, pois Ele é um Deus fiel, justo e sem falsidade, ele não engana, ele cumpre em verdade o que prometeu: “Tenho sempre o Senhor  na minha presença; com ele à minha direita, não vacilarei. Por isso se alegra meu coração e exulta minha alma; até minha carne descansa, serena,  porque não abandonarás minha alma ao abismo nem deixarás teu fiel ver o fosso. Tu me ensinarás o caminho da vida; em tua presença há plenitude de alegria, à tua direita delícias eternas” (Sl 16,8-11).

É perceptível neste texto da Escritura que toda a atenção é colocada na relação com IHWH. Diante do vazio da morte, preenchido somente pela confiança em Deus, inicia-se lentamente uma representação antropológica ligada à idéia de ressurreição: “Eu sei que meu Redentor está vivo e que, no fim, se levantará sobre o pó, e, através de minha pele retalhada, na minha carne, verei a Deus. Eu verei aquele que está a meu favor, e meus olhos contemplarão quem não é um adversário” (Jó 19,25ss).

Aos poucos a idéia e a fé na ressurreição vão nascendo a partir de imagens pre-figurativas, vejamos o que nos diz o profeta Oséias: “Vinde, retornemos ao Senhor! Porque ele despedaçou e nos há de curar; ele feriu e nos ligará a ferida. Após dois dias nos fará reviver, no terceiro dia nos restabelecerá e nós viveremos em sua presença”. (Os 6,2).  A princípio esta palavra Oseiana quer enfatizar que o povo de Israel deveria sair de sua depravação moral e de persistir num novo começo de vida com a ajuda e a graça de Deus. Agora é claro que pela menção ao terceiro dia, haverá um progresso, um desenvolvimento até a posterior fé na ressurreição dos mortos destaca pelo Novo Testamento.

            Ainda é digno de nota a profecia dos ossos ressequidos de Ezequiel:



A mão do Senhor estava sobre mim e o Senhor  me levou em espírito para fora e me deixou no meio de uma planície repleta de ossos.  Fez-me circular no meio dos ossos em todas as direções. Vi que havia muitíssimos ossos sobre a planície e estavam bem ressequidos.  Ele me perguntou: “Filho do homem, poderão estes ossos reviver?” E eu respondi: “Senhor Deus,  tu é que sabes!” E ele me disse: “Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos ressequidos, ouvi a palavra do Senhor ! Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Vou infundir-vos, eu mesmo, um espírito para que revivais.  Dar-vos-ei nervos, farei crescer carne e estenderei por cima a pele. Incutirei um espírito para que revivais. Então sabereis que eu sou o Senhor ”. Profetizei conforme me fora ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor, e logo um estrondo, quando os ossos se aproximaram uns dos outros. 8 Eu olhei e vi nervos e carne crescendo sobre eles e, por cima, a pele que se estendia. Mas faltava-lhes o hálito de vida.  Ele me disse: “Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor Deus : Vem, ó espírito, dos quatro ventos, soprar sobre esses mortos para que eles possam reviver!” Profetizei conforme me fora ordenado, e o espírito entrou dentro deles. Eles reviveram e se puseram de pé qual imenso exército. Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis o que dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos!  Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus : ó meu povo, vou abrir vossas sepulturas! Eu vos farei sair de vossas sepulturas e vos conduzirei para a terra de Israel.  Ó meu povo, quando abrir vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. Quando incutir em vós o meu espírito para que revivais, quando vos estabelecer em vossa terra, sabereis que eu, o Senhor , digo e faço –oráculo do Senhor ” (37,1-14).



            O Deus único de Israel é criador e aqui torna-se recriador: ele recria ressuscitando Israel, morto pelo seu pecado, pela sua ruptura com o Deus da vida. O texto é exílico, o profeta quer dar esperança ao povo, que está quebrado, maltratado, angustiado, longe de Deus, da terra e do templo.  É bom repetirmos, o que afirmamos a pouco, não se pode afirmar se se trata de uma metáfora ou se já é fé explícita na ressurreição. Em todo caso, as imagens vão ficando sempre mais forte e reais! É isto que se encontra nos textos seguintes: “Muitos dos que dormem na terra poeirenta, despertarão; uns para a vida eterna, outros para vergonha, para abominação eterna”. (Dn 12, 2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário