sexta-feira, 4 de maio de 2012

Nas muitas veredas da vida, um só é o Caminho.

Queridos e amados amigos, quero partilhar convosco esta reflexão que tem batido em meu coração desde o dia de ontem quando de certa maneira já degustávamos as delícias deste Evangelho, a tal ponto de hoje podemos entender qual é o caminho que o Senhor Jesus, o Vivente em nosso meio nos convida a trilhar, em um mundo tão cheio de veredas, devemos entender com fé que um só é o Caminho: JESUS.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tende fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”. (Jo 14,1-6).

O Evangelho de hoje nos faz ver a grande promessa que o Senhor Ressuscitado, Aquele que é a plenitude da vida faz a nós seus filhos e filhas; e que promessa é essa? É o próprio Senhor quem nos diz: “Vou preparar um lugar para vós... voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós”. Aqui o Senhor revela a vocação para a qual fomos chamados: SER-UM-COM-CRISTO. Vejam, nós não fomos feitos para o acaso, para a finitude da vida, pelo contrário, fomos feitos para o Eterno, para o Infinito que é uma pessoa: Jesus; é para ele que nos dirigimos, Ele é o oriente para o qual somos orientados, a ponto de podermos saber conscientemente que fomos feitos para o Alto, por isso que o homem é conhecido segundo os filósofos como Homo Erectus, ou seja, aquele que vive erguido, de cabeça para frente, para o alto, coisa que os animais irracionais não vivem. Isto já deve ser para nós causa de grande alegria, pois como diz uma canção: “foi para a eternidade que eu te criei”. Todavia, quantas e quantas vezes palmilhando a estrada da vida, o nosso coração não se perturba, vivemos inquietos, sem saber para onde ir, o que fazer, nossa fé parece vacilante frente as dores e dificuldades da vida, queremos abandonar, nos entristecemos e por isso ficamos com a vida literalmente cabisbaixa, já não temos olhares de eternidade. E mais, nossa fé vai se esvaindo, vai se diluindo, começamos a duvidar de Deus e de sua ação em nossa vida e em nossa história, e assim vamos empurrando nossa vida para o vazio, para o esgoto do nada existencial.

Por isso que para não desanimarmos neste palmilhar, Jesus exorta a nós seus discípulos: “Tende fé em Deus, tende fé em mim também”. Ou seja, meus irmãos, é isso que muitas vezes falta em cada um de nós, a Fé, isso é verdade, muitas vezes o que pensamos que é fé, na verdade é uma mera crençazinha, é um vil sentimento. E o que é a fé? Fé é confiança, adesão, entrega, abandono da própria vida na vida de Deus, é lançar-se por inteiro nele, porque somente em Jesus é que nós encontramos o repouso que nos abriga, a fortaleza onde encontramos segurança, a fé nos dá a firme certeza de que verdadeiramente nós estamos nesta terra de passagem, de partida para outra realidade. Portanto, é preciso confiarmos decididamente no Senhor Jesus, Ele sabe que nós vacilamos, caímos, fraquejamos, ele sabe que por nossas próprias forças não conseguiremos chegar a nossa morada verdadeira, ao nosso verdadeiro lar, onde encontraremos paz, amor, segurança, abrigo, aconchego, enfim, a felicidade eterna. Por isso o próprio Senhor Jesus elevado aos céus vai preparar para nós esse lugar, vai arrumar a nossa verdadeira morada, por isso Ele assumiu a nossa condição, ao descer dos céus, de junto do Pai, ele veio como dizem os padres da igreja: “ele se humanizou para nos divinizar”, ele “viveu como homem, para que o homem pudesse viver como e para Deus”. O que Jesus fez foi redirecionar a humanidade para o alto, ao seu caminho verdadeiro, o Céu.

Assim como o Senhor Jesus foi elevado, nós também o seremos, repito o que disse a cima: estamos neste mundo de passagem, passando deste mundo para o mundo de Deus, agora isso não deve ser entendido só quando formos tocados pela morte, não!  Se é verdade que em nossa morte o Senhor Jesus virá dos céus e nos levará para junto do Pai, é também verdade que nós nesta vida tão sofrida, cansada, limitada, deveremos viver já junto de Deus, buscando o que é de Deus. É preciso passar desde já, no hoje, no presente diário da nossa vida. É preciso passar da existência terrena que nos atola no lamaçal da vida, para viver uma existência celeste, inclinado para o céu. Neste caminho para o céu nós não vamos sozinhos, o Senhor Jesus vai conosco, é verdade que Ele tendo morrido, ressuscitou e foi para junto do Pai, e aqui se esconde um mistério muito grande, o Senhor Jesus ao voltar para junto do Pai, não volta sozinho, ele possui em seu corpo, uma humanidade gloriosa, redimida, cheia do Espírito Santo, isso deve ser para nós causa de grande alegria, porque no Senhor glorioso que sobe aos céus, temos a certeza de que lá, á direita de Deus existe um homem, existe eu e você, existe cada um de nós, por isso o Senhor disse: “2Na casa de meu Pai, há muitas moradas”. Em Jesus elevado aos céus, o homem encontrou um lugar em Deus. Que alegria saber disso! Que grande dádiva Jesus nos concedeu!

Todavia, nós temos consciência de que fomos feitos para Deus e que é para ele que caminhamos, mas às vezes damos uma de desconhecidos, de esquecidos e volta e meia fazemos a mesma pergunta de Tomé: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? Nós aspiramos a vida verdadeira, bem-aventurada, temos plena consciência de que só em Deus nós a encontramos, só trilhando e palmilhando os passos de Jesus é que encontraremos a Vida Feliz. Entretanto, acabamos muitas vezes por trilhar outros caminhos, nos afastamos para outras veredas, outros lugares que parecem nos trazer paz e harmonia, o tumulto deste mundo acaba nos desviando do caminho verdadeiro. E o Senhor volta sempre e de novo a orientar a direção e nossa vida por isso Ele nos diz, como disse a Tomé:  “Eu sou o Caminho”. Jesus aqui se apresenta e de fato é a única via segura pela qual devemos conduzir a nossa vida, ele não é um caminho dentre tantos e tantos que existem e que nos são propostos, Ele é o Único Caminho, não só isso, ele é mais, é a Meta deste caminha, ou seja, é trilhando o caminho de Jesus, que nós chegaremos ao cume de nossa vida, a união íntima com Ele, Ele nos leva ao Pai, e nele nós contemplamos a face doce e verdadeira do Pai. E isso é encontrar mais duas certezas, a primeira é que, este é o verdadeiro caminho, que nos conduz à Verdade, sobre Deus, e sobre nós mesmos, neste Caminho verdadeiro se revela quem é Deus e quem somos nós. Por isso disse Jesus: “Eu sou a Verdade”. A verdade não é uma idéia, uma doutrina, a verdade é a manifestação de Deus; Jesus neste caminho tira o véu da vida de Deus e de nossa vida, e assim vamos entendendo que não deveremos buscar outras verdades, mas deveremos depositar a nossa vida nesta âncora segura que é Deus. Biblicamente falando, a verdade traz em si a fidelidade e a confiabilidade, só Deus é Fiel e nele nós podemos confiar, pois Ele é Deus e não um homem, Ele não nos engana, Nele e com Ele nós podemos retirar a nossa vida do chão das nossas incertezas, irrealidades, inseguranças e colocarmos em contato com a Verdade que Ele é.

Por fim, a segunda alegria neste caminho verdadeiro é que ele nos conduz também à Vida Verdadeira. E quem é esta vida? É o próprio Jesus: “Eu sou a Vida”. Pois bem, Estar em Jesus é viver esta viva em plenitude, é viver segundo o Espírito de Jesus, assim viveremos não como mortos vivos, pois é isso que acontece quando estamos distantes de Deus, mas viveremos respirando o ar de Deus, experimentaremos a plenitude da vida, onde mesmo nas dores, encontramos a razão de superá-las porque o amor de Deus que é vida é mais forte do que nossos sofrimentos, limitações. Esta é a vida para a qual nós fomos criados, eis a eternidade, eis o infinito, eis a vida imperecível.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário