sábado, 15 de dezembro de 2012

ALEGRAI-VOS, O SENHOR ESTÁ PRÓXIMO

Amados irmãos e irmãs, celebrando este 3º Domingo do Advento, a santa mãe Igreja nos convida à Alegria de Espírito, este domingo é chamado de Domingo Gaudete, ou seja, Domingo da Alegria, assim nós escutamos na 2ª leitura: Alegrai-vos sempre no Senhor, sem cessar eu repito: Alegrai-vos! Mas qual é a razão que nos leva a neste tempo de conversão e penitência a nos rejubilarmos com tamanha alegria? É a vinda do Senhor, a sua chegada em nosso meio, o seu Natal, o Senhor, o nosso Redentor que já está próximo de nós, é ele que vem conceder a paz, a alegria e a salvação para a nossa vida.

Na primeira leitura, o profeta Sofonias já convidava o povo de Israel, povo cansado, derrotado, aflito, machucado a se rejubilar, a cantar de alegria, a exultar de todo coração, porque Deus virá para salvar o seu povo (Sf 3,14), para dar-lhe a salvação e a felicidade, pois Israel é o resto, o povo humilde e simples que Deus escolheu para habitar em seu meio.  E vejam amados irmãos e irmãs, este mesmo convite à alegria foi feito a humilde serva de Deus, a Filha de Sião, a Virgem Maria, por meio do anjo que disse: alegra-te cheia de graça (Lc 1,28), Deus Pai te escolheu, para em ti, o Verbo eterno se encarnar, para no meio de tua vida e de teu coração, Deus fazer a sua morada. Portanto, Maria é pois, a Nova Sião, a nova Jerusalém.

E hoje este convite de alegria é feito a nós, povo simples e pobre, sofrido e cansado, não temamos em meios as aflições, não nos deixemos levar pelo desânimo das derrotas da vida, alegremo-nos, Deus escolheu o nosso coração, a nossa casa interior para nela habitar, ou seja, naquele dia (Sf 3,16), no dia de seu nascimento, do seu natal, o lugar onde ele deseja manifestar a sua alegria é em nós. Deus, deseja se encarnar na nossa vida, o presépio que o Menino Deus deseja ser posto é o nosso coração.

E isto não somente é motivo de alegria para nós, mas também, para o próprio Deus, assim nos dizia o profeta no final da Primeira leitura: “O Senhor teu Deus, está no meio de ti, ele exultará de alegria por ti, movido por amor, exultará por ti entre louvores” (Sf 3,17). Sim, queridos irmãos, nós não temos méritos nenhum para que o Senhor faça sua morada em nós, é unicamente pelo seu amor, porque Ele nos ama, Ele cheio de alegria vem a nós, porque somos dele, e seu amor salvador é causa de alegria para nós e para toda a humanidade. Deveras, Jesus é a alegria dos homens.

Conscientes desta vinda do Senhor em nós, na terra de nossa história, e chamados a exultarmos de alegria; olhando para dentro de nós sabemos que precisamos ainda purificar o nosso coração, preparar ainda mais a nossa morada interior, por isso podemos fazer a pergunta que a multidão, os cobradores de impostos e os soldados fizeram a João Batista no Evangelho de hoje: o que devemos fazer? (Lc 3,11) As três respostas que são dadas por João ao Povo, são na verdade um convite à conversão, e, sobretudo, a vivermos a virtude do amor. Sim, nos foi dito que é por amor que Deus vem a nós, Ele mesmo é o amor que deseja habitar em nós, então, como podemos acolher o amor, se nós mesmos não amamos, não vivemos este amor?

A Multidão, os cobradores de impostos e os soldados são imagem de cada um de nós, primeiro temos a infeliz tentação de ser como a Multidão, falatmos com a caridade, de não sabermos partilhar com os que sofrem e que são necessitados; depois, somos como os cobradores de impostos, muitas vezes somos marcados pela soberba, queremos tudo para nós, somos prepotentes, orgulhosos e vaidosos. E por fim, somos como os soldados romanos, tratamos os outros com dureza, nos deixamos levar pela raiva, pelo ódio, agredimos os outros com ações e palavras.

Então, amados irmãos e irmãs para bem acolhermos o Senhor que está próximo, que vem ao nosso encontro, convertamo-nos, mudemos de vida, nos deixemos tocar e transformar por esta palavra, abramos as portas de nosso interior para que o Senhor que é Mais forte do que nós, recolha toda imundície do pecado, e que vivamos com alegria o amor que Deus pede de nós, para que assim o Amor Encarnado, encontre um digno espaço na manjedoura de nosso coração, no albergue de nossa vida. Assim seja, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário