segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

MARIA, A GRANDE MÃE DE DEUS

Amados irmãos e irmãs, neste primeiro dia do ano civil, oito dias depois do nascimento do filho Jesus, a santa Mãe Igreja nos convida a cheios de alegria volvermos nossos corações para aquela que lhe deu à luz, a Virgem pobre de Nazaré, chamada Maria. Foi por meio dela que o Filho de Deus desceu do céu, assumiu a nossa condição e entrou na nossa história. Esta verdade de fé e de salvação, nós escutamos na segunda leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas, “quando se completou o tempo previsto, Deus enviou ao mundo, o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito a lei”.

Vejam, Maria, a virgem santa e esposa de São José, é esta mulher, tantas vezes predita pelos profetas no Antigo Testamento, e que foi escolhida por Deus, preenchida por sua graça, para que no tempo certo, o  Filho unigênito do Pai, que é Deus de Deus, luz da luz, entrasse no mundo, e se fizesse homem, nascendo em seu seio,  para resgatar a humanidade da escravidão do pecado. Deste modo, porque Maria na força do Espírito Santo gerou o Verbo de Deus humanamente, ela é reconhecida e proclamada com fé como a Grande Mãe de Deus (Theotokos). 

Que grande graça! Que grande benção! O Pai derramou na vida da Virgem Maria, ter se tornado mãe do Filho de Deus. Todavia, não bastando esta tão grande graça, também lhe foi concedida a honra de pôr o nome em seu Filho; nós escutamos no Evangelho: “quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus”. Esta missão já havia sido foi anunciada pelo anjo Gabriel: “darás a luz um filho a quem porás o nome de Jesus”. Este nome precioso que foi dado ao menino, significa: “Deus Salva”. Que nome belo e que nome santo!  ele revela para nós, três coisas preciosas, primeiro a identidade do menino, Ele é homem, mas sobretudo, Ele é Deus; segundo, a sua missão, Ele veio para salvar a humanidade, e terceiro, a  salvação trazida a nós, nos enche de alegria, pois nele nós encontramos a vida nova, a felicidade, o amor, a concórdia e a paz.

Por isso que hoje nós também celebramos o dia mundial da paz, porque por meio de Maria nos foi dado àquele que é o Príncipe da paz, ou melhor, aquele que é a verdadeira paz, como nos diz São Paulo: “Jesus é a nossa Paz”. É Ele que acalma as guerras e as tribulações da vida tão sofrida de cada um de nós, das nossas famílias, da nossa cidade, do nosso estado e do mundo inteiro.

Por fim,  também é por meio de Maria, que em seu Filho Jesus nós recebemos toda graça e toda benção; e a maior graça que de Deus nós recebemos em Jesus, foi o dom da filiação divina, nos tornamos filhos adotivos no Filho Jesus,  participantes da vida divina, e por isso nele e com Ele nós podemos clamar Abbá, ou seja, chamar a Deus de Pai. Portanto, como filhos e filhas peçamos com humildade de coração ao Senhor Deus, para que ele nos conduza, ilumine as nossas vidas, nos conceda a paz, o amor, a concórdia ao longo deste ano, mas, sobretudo, peçamos que ele derrame as suas bênçãos generosas sobre cada um de nós para que vivamos um Ano Novo cheio de felicidade; que “o Senhor nos abençoe, e nos guarde! O Senhor faça brilhar sobre nós a sua face e se compadeça de nós! O Senhor volte para nós, a sua face e nos dê a sua paz”. Entretanto, mesmo em meio aos sofrimentos, dores, perdas que venhamos a enfrentar, sejamos encorajados pela certeza de que a benção do Senhor é sinal de sua presença constante em nossas vidas. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário