sábado, 22 de dezembro de 2012

MARIA, TRAZ EM SEU SEIO A PALAVRA DE DEUS.

Este é o último domingo do advento, a Celebração do Natal do Senhor se aproxima cada vez mais, e a santa liturgia vai nos inserindo neste mistério santíssimo de nossa salvação.

Na primeira leitura da profecia de Miquéias, vemos o lugar onde nascerá o salvador da justiça: “Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade”. Deus escolheu a pequenina cidade de Belém, a cidade do Pão, porque nela nasceria aquele que é o Pão descido do céu, o Verbo que existe desde toda a eternidade, o Pastor que nos apascenta e que alimenta a humanidade sofrida e abandonada pelas dores da vida.  Nós enfrentaremos estes sofrimentos até o momento em que uma “mãe der a luz a um Filho”; aqui nós logo entendemos que se trata de Maria, nela o Pão da Vida, entra no mundo e em nossa história, nela Deus recebe um corpo, a Palavra  se fará carne, assim nos diz a segunda leitura: “Ao entrar no mundo, Cristo afirma: “Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo”. Este corpo que o Verbo recebe de Maria será oferecido em sacrifício como alimento, como oferenda pura e santa.

O Evangelho nos relata a Visita de Maria a sua prima Isabel, Maria, jovenzinha de Nazaré, com aproximadamente 12 anos estando grávida, parte apressadamente pelas montanhas da Judéia. E Vejam, este caminho outrora, foi percorrido pela arca da Aliança (2Sm 6,2), o lugar da presença de Deus nela estava as tábuas da Lei; e hoje é percorrido por Maria, que se revela como a nova arca da aliança, o Novo Tabernáculo, o Novo Sacrário onde Deus Habita, ela traz em seu ventre, a Palavra, o Verbo que se fará carne, se tornando o Pão que alimenta a humanidade. Por conseguinte, Maria se dirige apressadamente à casa de Isabel. E podemos nos perguntar: Por que Maria vai com tanta pressa? Porque ela crê na promessa que Deus fez, e também porque está cheia do Espírito Santo, cheia da alegria que vem de Deus, cheia da Palavra de Deus; lembremo-nos que Maria guardou no seu coração a Palavra do anjo, e em caridade deseja leva-la a sua prima.

Pois bem, Maria ao entrar na casa de Isabel saudou-a, a palavra que Ela utilizou para saudar Isabel não nos é dita, todavia, a saudação judaica de costume era: Shalom – “a paz esteja contigo”. Aqui se revela uma grande verdade, Maria não somente deseja à paz, ela traz dentro de si, aquele que é a paz. Esta verdade era asseverada pela primeira leitura que nos dizia:  “aquele que nascerá da Mãe... e ele mesmo será a Paz”, São Paulo nos diz: “Cristo é a nossa paz” (Ef 2,14). É por isso, que quando Maria saúda Isabel, esta fica cheia do Espírito Santo, isto acontece porque Maria vem ao seu encontro cheia do Espírito Santo, e por isso santifica Isabel.

Por conseguinte, a criança pula no ventre ditoso de Isabel, porque Ele reconhece que diante dele está a Nova Arca da Aliança, que traz o salvador, o Messias, o príncipe da paz, o Pão vivo que alimenta a humanidade, pulo da mesma forma como o Rei Davi havia pulado e dançado diante da Arca da Aliança. Por fim, Isabel saúda Maria: “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre, como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar”. Sim, Maria é bendita, porque acreditou na Palavra de Deus e por isso a traz em seu seio, esta Palavra  é o fruto Bendito que nos alimenta, que dá vida a nossa vida. O mais interessante é que Isabel utiliza as mesmas palavras de Davi ao ter diante de si a Arca da Aliança, este disse: Como posso merecer que a arca de meu Deus venha à minha casa (2Sm 6,9), e Isabel diz: como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar”. Isabel reconhece que diante dela está a Nova Arca da Aliança que traz a Palavra que se fará carne, a Nova lei que por amor nos alimentará.

Queridos irmãos e irmãs, daqui a pouco ao nos aproximarmos da sagrada comunhão, nós também nos tornaremos habitação de Deus, como Maria, Nova Arca da Aliança, em nosso ser, o Pão descido do céu, a Palavra se fará carne, e em nós irá habitar, que grande presente de amor Deus nos concede! Que trazendo em nós esta Palavra feito carne, com fé e amor, percorrendo as montanhas de nossa vida, a levemos às nossas casas, às nossas famílias, levemos esta alegria a todos aqueles que passam pelo chão de nossa história. E que a nossa casa seja uma nova Belém, onde Jesus Pão descido do céu nela encontra a sua morada. Que assim seja! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário