domingo, 9 de dezembro de 2012

PREPARAI O CAMINHO DE TUA VIDA PARA O SENHOR

Queridos irmãos e irmãs, quão rico de espiritualidade é este tempo de Advento, que prepara a nossa vida, qual manjedoura onde o Deus menino deseja fazer a sua morada. Vejam, a vida humana é uma caminhada para um grande Dia, o Dia de Cristo, dia feliz, dia cheio de esplendor, peregrinamos numa grande procissão de vidas que rumam para a terra prometida do coração de Deus. Todavia, nesta caminhada, nós experimentamos o deserto da vida, marcado pela sequidão da dor, pelo sofrimento, pelas angústias da vida, pelas aflições, muitas vezes até somos impedidos de dar passos, porque os nossos pecados nos aprisionam, prendem a nossa vida na terra da escravidão, ficamos sem esperança, sem alento, o desespero bate na porta de nosso coração. Nós abrimos vales, covas, sepulcros de infelicidade, erguemos montes e colinas de orgulho; e hoje, Deus diz para cada um de nós por meio do profeta Baruc: “abaixassem todos os altos montes e as colinas eternas, e se enchessem os vales, para aplainar a terra, a fim de que Israel caminhe com segurança, sob a glória de Deus”. Somos chamados a converter a nossa vida, nossa maneira de pensar e de agir, Deus pede que  aterremos os vales, as covas de sofrimento, de dor, de pecado, e a abaixar os montes, as colinas de nosso orgulho e prepotência, a fim de que caminhemos com passos firmes para o dia que o Senhor tem preparado para nós.
O Evangelho nos insere neste mesmo contexto, o Tempo do Advento nos traz algumas figuras bíblicas que nos ajudam a preparar nosso coração para celebrarmos o natal do Senhor, e uma destas figuras é João Batista, é Ele o precursor, a voz que prepara os caminhos que serão percorridos pela Palavra, pelo Messias, por Jesus. E hoje, o Batista, adverte a cada um de nós, com palavras semelhantes à do profeta Baruc na primeira leitura, e nos diz: “preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados”.
Vejam, que coisa bela, não é somente nós que estamos numa caminhada para Deus, mas é o próprio Deus que olhando para nossas fraquezas, sofrimentos, dores, e aflições vem até nós, vem ao nosso encontro, vem tocando o chão de nossa história. Por isso, que o Evangelho no seu início nos mostrava algumas figuras históricas, indicando que Deus, Jesus, o messias Salvador, veio e vem na história humana, vem na nossa vida, vem ao nosso coração, para nele fazer sua morada. Por isso, mister, se faz que preparemos o caminho de nossa vida para o Senhor. Primeiro, o Senhor não pode habitar num coração transviado, dúbio que não sabe se quer ser de Deus ou do tentador, que busca apoio e descanso em veredas falsas; Deus não deseja habitar numa vida torta, atrofiada pelo pecado, mas anseia que a aplainemos, e a deixemos reta, com uma vida de retidão, depois ele não deseja morar num vale de dor e sofrimento, como muitas vezes se encontra nosso coração, e cada um de nós, afundados em nossos desesperos, o Senhor anseia que derrubemos os montes e colinas de nossa vaidade, soberba, retiremos as pedras de tropeço, que tapemos o buracos que o pecado abriu no nosso coração.
Assim, sendo, nos deixando converter pela palavra de Deus, o Senhor encontrará um caminho, uma história, um chão novo, uma terra nova para nela passar e permanecer. E portanto, virmos a experimentar a salvação que somente o próprio Deus pode nos conceder. Que de nosso coração possam brotar ardentemente as palavras cheias de fé do salmista que diz:  Mudai a nossa sorte, ó Senhor,/ como torrentes no deserto./ Os que lançam as sementes entre lágrimas,/ ceifarão com alegria”. Assim, seja!!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário