quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

NASCEU JESUS SALVADOR!

“Um menino vai nascer para nós e será chamado Deus forte. N’ele serão abençoados todos os povos da terra”. (Is 9,6; Sl 71,17)

Celebrar o Santo Natal é viver a experiência bela e profunda do amor de Deus, que se manifesta no pequenino de Belém, que por Obra do Espírito Santo nasceu no seio bendito da Virgem Maria como nosso Senhor e Salvador. Verdadeiramente, no nascimento de Jesus, quando O Verbo do Altíssimo desceu do céu, se encarnou, ou seja, se fez homem por nós e para a nossa salvação, Deus veio fazer história conosco, ele quis desde sempre estar conosco para viver nossas alegrias e nossas tristezas, por isso se fez um de nós.
Com fé voltamos nossos corações para aquela noite santa, encerrada pelo silêncio, sinal de um mistério que estava guardado em segredo desde a criação do mundo, mas que no tempo certo seria revelado; na  simples e humilde aldeiazinha, a pequenina Belém, a casa do Pão, José e Maria, batiam nas portas das casas em busca de abrigo, para que o menino Deus pudesse nascer, bateram! Bateram! Mas, não lhes foi dado hospedagem, ninguém quis abrir as portas de suas casas. Que aflição! Enfim, depois de muitas idas e vindas, passando de casa em casa, José e Maria encontraram um lugar numa simples estribaria, no lugar habitado por animais que lá se alimentavam e dormiam. Lá numa pequenina manjedoura, o Deus Tão Grande, Tão Forte, o criador do céu e da terra, o Deus Onipotente que sustenta o mundo, se fez fraco, humilde, pobre, foi lá que ele nasceu. Podemos até imaginar:  Será que as pessoas de Belém sabiam que aquele menino que iria nascer era o Messias salvador? A princípio não, mas também é verdade que elas  esperavam pela vinda do Messias Salvador, pois inúmeras profecias anunciaram a vinda do salvador, embora não se sabia nem o dia e nem a hora. Todavia, deveriam estar preparadas, porém de uma forma ou de outra não quiseram que Deus tivesse um espaço digno na casa de suas vidas. Esperamos um Deus Grandioso, e esquecemos que Ele é grande, mas que se faz simples, para confundir os grandes, e assim foi feito.  Portanto, No humilde lugar onde os animais comiam, Deus estava posto, se revelando como o verdadeiro alimento descido do céu para nos alimentar. Alimentar nossa fome de amor, de paz, de ternura, de carinho e de felicidade.
Eis, amados irmãos e irmãs repito: um Deus Tão grande, mas que agora se fez tão pequenino, e a razão desta descida de Deus se tornando pequeno é unicamente porque nos ama. Ó que grande e sublime amor Deus tem para conosco! Quão grande e infinito é este amor! Ele sendo rei poderia ter nascido num grande castelo, mas nasceu numa manjedoura, porque seu reinado é de amor, doação e serviço, dom de si a nós. Quantas pessoas correram ansiosas e curiosas correram para ver o grande evento de salvação que aconteceu em Belém, basta recordarmos os pastores que deixando seus rebanhos acorreram ao encontro daquele menino que nasceu, os reis magos vieram de longe guiados pela estrela do oriente, sinal do Menino que é a Luz que vem iluminar todos os corações, enfim, todos vieram para  prestar toda honra que lhe era devida.
Jesus nasceu! Deus se fez homem! A promessa se cumpriu!  Com o coro celestial cantemos: Glória a Deus nas alturas! cantam os anjos em louvor ao amor de Deus que se derrama em nossas vidas. O Senhor como o orvalho da chuva desceu do céu, se fez homem, para que o homem se fizesse Deus, veio para nos divinizar, veio para nos dar à felicidade verdadeira.
 Se demos um espaço nas nossas casas para que Jesus pudesse nascer, pudemos viver o verdadeiro sentido do que é o Natal, sobretudo se lhe abrimos nossa casa interior, porque é nela que Deus feito homem quer habitar, se isto deveras aconteceu nossas Casas exteriores e interiores se tornaram Belém por longos dias e assim será para sempre, nossas casas puderam ser a morada do Filho de Deus. Nossas casas e nossas famílias puderam reconhecer que Deus está em seu meio, Deus armou sua tenda na tenda de suas famílias. Ó que mistério de amor! Este natal foi diferente, de tantos outros, porque Jesus foi o grande presente deste ano. Belém é aqui, aqui é natal!

que neste natal Deus derrame do céu toda benção e toda graça para que possa frutificar em saúde, amor, paz, justiça, fraternidade e felicidade, e nunca esqueçam podemos fazer e nossa vida um eterno natal, basta que permitamos com que Deus sempre de novo nasça na nossa história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário