terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A VIRGEM QUE CONCEBERÁ O FILHO!

Amados irmãos e irmãs em Jesus Cristo, santo dia a todos!

Desde o domingo a Santa Mãe Igreja em sua Liturgia nos convida a voltarmos nossos olhares para a Virgem Maria, a escolhida  por Deus para ser a Mãe do Salvador. Nela nós encontramos o protótipo da obediência, da fidelidade e do compromisso com Deus; Maria foi chamada para uma missão muito especial, gerar para o mundo o Filho de Deus, ela foi canal e meio de salvação para todos os povos da terra.

Deus criou homem e mulher para estabelecer com eles uma amizade profunda numa intimidade de corações, para uma aliança sem fim, chamou-os para a comunhão da vida divina, por isso que os criou à sua Imagem e Semelhança, capazes de Deus, esta é a Vida e Glória do Homem, sua autêntica vocação. Todavia, o homem e a mulher deixando-se levar pelo orgulho quiseram sobrepor o seu Criador, ou seja, quiseram ser maiores do que o Ele, quiseram por si mesmos ditar a norma da própria vida, tiraram Deus do centro de suas existências e se colocaram eles mesmos como o Centro da própria vida, já não queriam adorar ao Deus que os criou.

 Amados irmãos e irmãs, é o grande risco que corremos, sobretudo, em nosso tempo hodierno, ser maiores do que Deus, querer ditar as normas da própria vida, querer viver a auto suficiência de achar que não precisamos de Deus, que nos bastamos a nós mesmos, logo somos empurrados para o fosso da própria vida, para o abismo sombrio de uma existência vazia de sentido. E foi isto que aconteceu com o Homem e a Mulher, com Adão e Eva, estavam afundados no pecado, feriaram a imagem de Deus que traziam em suas vidas, a humanidade estava, pois encerrada num verdadeiro vale de lágrimas.

Deus que é o Sábio não os abandonou do poder da morte. Reparemos, se a história humana por um tempo caminhou para o fundo do abismo em virtude de um Homem de uma Mulher, Deus se utiliza de um Homem e de uma Mulher para reconstruir a história, o Homem é Jesus, o Filho Bendito da virgem, da Mulher chamada Maria.

No drama da história da salvação vemos as inúmeras mulheres que surgem, como por exemplo: Eva, Sara, Ana, Ester etc. todas elas eram figura e prefiguração da Grande Mulher, Maria, a Virgem que seria a mãe do Salvador, do Emanuel, o Messias, o Justo esperado. De fato, quantas e quantas mulheres não tiveram filhos prometidos por Deus, quantas maravilhas Deus realizou na vida destas mães, mas Deus estava preparando a Maravilha Maior, por isso os profetas na força do Espírito anunciaram esta Grande Maravilha de Salvação, diz-nos o profeta Isaías na primeira leitura da missa de hoje: “A Virgem conceberá e dará à luz um Filho e o seu nome será Emanuel” (Is  7,14).

Esta Virgem era Maria, Deus a escolheu e a revestiu com a sua graça, ornou-a com a veste da justiça e da santidade, pura e sem mácula para trazer ao Mundo o Herdeiro da Promessa, o verdadeiro Isaac, Adão, Samuel, o verdadeiro Rei não somente de Israel, mas de toda a humanidade, Jesus. Maria é a Virgem Filha de Sião, a Imaculada, a Grande Mãe de Deus. em Maria a obra da redenção seria iniciada, Deus veio visitar o seu povo, desde sempre ele é o Deus conosco, é o Deus da História, é o Deus Grande e simples que se revela na fraqueza, vem para assumir a nossa condição, para assim restaurar a Imagem dilacerada em duas partes pelo pecado de Adão e  Eva, para nos dar a capacidade de caminhar para Deus, para a glória, pois a Vida do homem é a glória de Deus. A Virgem Maria compreendeu que viver para Deus é se colocar sempre numa atitude de humildade e servidão de coração e de vida, pois como criaturas devemos viver para servir a Deus, num obséquio total de nossa própria vida, somos dele, ele é quem nos sustenta, é Ele quem nos guia.

Bendita és tu ó Virgem Maria, obrigado ó dulcíssima Mãe pelo teu sim, pela tua doação, ajuda-nos a responder sim ao teu Filho, a querermos o que ele quer, a desejarmos estar unidos a Ele, como servos, escravos de seu amor. Amém!   


Nenhum comentário:

Postar um comentário