sábado, 18 de fevereiro de 2012

MESTRE ONDE MORAS?

Santo dia queridos amigos e amigas, sei que durante estes dias de carnaval muitos de vocês irão particicpar dos retiros espirituais, queria somente iluminar os vossos corações com uma simples explicação do que é um retiro espiritual, para que assim juntos saibamos que não vamos passar um feiradão longe de casa, mas vamos mergulhar na procura de onde o Senhor Jesus mora.

  O QUE É UM RETIRO?

“Mestre onde moras?” (Jo 1,25-39)

Diante deste período de carnaval, no qual muitos cristãos estarão em Retiro espiritual, como um meio de sair da balbúrdia destes dias de festa e folia, dias de muito barulho, para viver um encontro pessoal com Cristo, urge fazermos uma pergunta que nos leva a tomar consciência do que iremos fazer em nossos retiros espirituais, assim poderíamos nos perguntar: o que viemos fazer aqui? Por que estamos aqui? Viemos somente passar um final de semana diferente?

- Frente a estas perguntas pertinentes, uma coisa é certa, de uma forma ou de outra, iremos aos retiros espirituais porque fomos chamados por Deus, a sempre e de novo podermos experimentar seu amor, sua misericórdia, a sua paz, se fomos chamados por alguém, ou se viemos por nós mesmos, há nisto tudo uma ação misteriosa do próprio Deus. Pois bem, participar de um retiro espiritual nos faz sair do corre, corre da vida, buscando um lugar mais reservado  para conhecermos e saciarmos um pouco mais o desejo de Deus que há em nós. Foi para isso que nos retiramos, é isto que deveremos fazer num retiro.

- se é verdade que iremos fazer algum retiro espiritual, é verdade também que nós muitas vezes não sabemos o que é um retiro, e aqui urge fazer esta pergunta: O que é um RETIRO? Gosto de definir um retiro, como uma saída, um êxodo, onde somos chamados a deixar o exílio que nos aprisiona, a sair das ocupações cotidianas para um lugar solitário, de solidão, de silêncio, para sairmos para o deserto, como lugar onde podemos experimentar, Deus, a partir não do que já sabemos dele, mas permitindo que Ele mesmo nos revele quem Ele é.

- que lugar deserto é este? –vejam amados irmãos, o deserto no qual estamos falando, parece difícil em alguns retiros por causa dos momentos de louvor, animação, mas mesmo nestes retiros, busquem ter momentos de profundo silêncio, de paz interior para que assim possais adentrar na Morada de Deus.

- para entrar na morada de Deus, temos uma chave preciosa que abre as portas, janelas deste habitat, esta chave é o Silêncio, a partir dele podemos abrir as portas da casa de Deus. Mas nós não vamos a esta casa, somente por ir, ou não deve ser uma mera curiosidade, não! Em nossa constituição antropológica, como acenei no início, existe um desejo de conhecer Deus, de vê-lo, contemplá-lo face a face, como um amigo que fala ao amigo; deste modo podemos viver aquela experiência dos discípulos de João batista que aprenderam sempre de novo a esperar o Messias, desejar o esperado das nações, de poder encontra-lo, e quando lhes é apontado, eles o seguem na estrada de suas vidas, querendo conhece-lo, ansiando estar com Ele, se nós queremos saber onde o Senhor mora, Ele mesmo nos convida: “Vinde e Vede “. Mas onde é que Deus mora? Não sabemos, mas o salmista nos diz: “Deus está perto de ti, ele habita em teu coração”. Isto indica que os discípulos queriam estar com Jesus, numa relação familiar, até então externa, só que diante destas palavras do salmista, percebemos que a morada de Deus é em nosso interior, e é o próprio Cristo que nos revela isso, ao longo da caminhada dos discípulos com Ele, o mesmo dirá: “permanecei em mim, e eu em vós”, ou seja, o Senhor nos chama a um convívio interior, mais profundo, íntimo, nós nele e ele em nós.

- No retiro Espiritual nós sairemos do exterior para adentrarmos espiritualmente em nosso interior, é lá que encontraremos Deus; assim nos dizia Sto. Agostinho: “Buscava fora, aquele que estava dentro de mim”.

- sairemos  de nossas casas exteriores, de nossas ocupações, da correria do dia-a-dia, de nossas agitações, deixarmos muitas coisas, quem sabe até literalmente, Pai, Mãe e irmãos, parentes e amigos, para fazermos um peregrinação até a nossa morada interior, e nos encontramos com o Nosso Senhor e Salvador, com nosso Deus, o Divino Amigo que anseia nos contar as confidências de seu coração.

- Estes dias de retiro que nós passaremos nos diversos locais nos farão viver um itinerário, percorreremos um caminho espiritual com Jesus até a sua casa, agora na medida que vamos nos entregando à ação de Deus podemos FICARMOS COM ELE, ou ser só curiosos, passantes, turistas, tudo depende de nós, o Senhor quer que fiquemos com Ele, agora ele nos deixa livres para aceitarmos ou não.

- Este FICAR COM ELE indica entrar num contato íntimo de amizade, dialogar com ele e escutá-lo,para ouvir a sua voz suave, para contemplá-lo e assim conhecê-lo, saber quem de fato ele é e quem nós somos, pois esta é dinâmica de Deus, ao passo que experimentarmos e descobrirmos QUEM É JESUS, aí descobriremos QUEM NÓS SOMOS. Assim nos diz S. Paulo: “Vossa vida está escondida em Deus com Cristo” (Cl 3,3).

- os pregadores dos retiros serão apenas ser setas, precursores, outros Joãos Batistas a preparar o caminho de vossas vidas e histórias e indicar  QUEM É JESUS. mas seremos nós a viver a experiência com Ele

- que no final de cada dia de Retiro espiritual, ao declinar a noite quando o silêncio tocar os quatro cantos da terra e envolver todo o nosso ser, que pela fé possamos contemplar Jesus,  O CORDEIRO DE DEUS” (Jo 1,36). O Nosso Senhor que nos cura, nos renova, nos liberta, e que venhamos a proclamar: “Encontrei o Cristo” (Jo 1, 41).


Nenhum comentário:

Postar um comentário