sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Encontro de Jesus com o Surdo - A Palavra que transforma a vida

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

Quero com nesta manhã meditar convosco, este encontro fascinante de Jesus com uma pessoa, vale sempre de novo lembrar que Jesus se interessa pela pessoa humana na sua individualidade, ele quer comunicar a ela o dom do Reino de Deus, quer convidá-la a um encontro pessoa com aquele que é Senhor e Deus, um encontro que desconcerta e muda por inteiro a vida.
O Evangelho de hoje nos apresenta o encontro de Jesus com um surdo/mudo, alguém que não escuta e que tem dificuldade de se expressar, certamente vive também a experiência de estar isolado da comunhão e da vida humana, vive no anonimato; e isto não é tão difícil de entendermos, basta pensarmos o quanto é difícil viver sem nos comunicarmos com outras pessoas, e mais viver sem poder ouvir aquilo que de bom pode ser absorvido pelos nossos ouvidos.
Jesus se encontra na região dos pagãos, a pouco tinha encontrado um pagã, a mulher siro-fenícia, e curou a sua filha, se compadeceu da insistente fé desta mulher que não era filha de Israel, mas que acreditou mais do que muitos filhos de Israel. Agora Jesus se encontra com mais um pagão que é trazido por outros, assim nos diz o texto:  32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. E daqui nós tiramos já algumas conclusões para a nossa vida espiritual, primeiro este surdo não tem nome, é alguém, por isso, somos chamados a nos colocarmos na pessoa dele, ele é cada um de nós, que muitas vezes estamos surdos pelo barulho do pecado tal grito ensurdecedor nos ouvidos de nosso coração, ficamos como que impedidos de caminhar para Deus, de escutarmos a voz de Deus, por isso necessitamos que outros nos conduzam ao encontro do Mestre e Senhor de nossas vidas. E assim foi feito com aquele surdo, outros o conduziram até Jesus pedindo que Ele o impusesse as mãos, e esta ação é reveladora, ela indica que Jesus toca, sente, se aproxima da dor e sofrimento o enfermo, Jesus se compadece de nós, sinal de sua humanidade. Jesus é assim, meus irmãos, Ele sofre conosco, ele sente a nossa dor, o nosso sofrimento, ele anseia tocar na nossa enfermidade. Entretanto, a imposição das mãos indica também, o poder dispensador dos bens divinos, a força e o poder de Deus, pois Jesus é pleno desta força que é o Espírito Santo.
Jesus ao ter o surdo diante de si, e certamente cercado por uma multidão, porque o próprio texto nos mostra isso, Ele se afasta do alvoroço com aquele surdo, o chama certamente para um lugar à parte, o tira fora da multidão, 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão, e num encontro pessoal mesmo, pessoa com pessoa, ele tem o surdo diante de si, é o encontro da miséria com a misericórdia, do surdo com Aquele que é a Palavra. Este afastar-se indica aqui também duas realidades, a primeira é que muitas vezes vivemos no alvoroço da vida, na correria de um mundo marcado por demais pelo ativismo, pelo barulho nem sempre agradável, mas, sobretudo, violento, devastador, ruídos do mal que adentram em nossos corações por meio de canções que denigrem a pessoa humana, pessoas que abrem suas bocas para falar e conjurar o nome santo de Deus, para amaldiçoar outros; de modo que infelizmente ficamos impedidos de escutar a voz de Deus, ficamos surdos. Certamente aquele surdo não era só fisicamente, mas também espiritualmente, pois sedo pagão, era levado pela voz de deuses falsos que o levavam para o caminho da morte. Todavia, a segunda  idéia deste afastar-se é que Jesus não está preocupado com multidão, muitos ali estavam como meros expectadores, viam em Jesus um milagreiro ou um curador, o seguia não porque encontraram nele o Deus Vivo e verdadeiro, mas viam nele um homem fazedor de milagres.

Jesus tocou os ouvidos daquele surdo, cuspiu, e tocou com a saliva a língua dele, depois olha para o céu, num gesto orante de intimidade com o seu Deus e Pai, e diz: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!”. Primeiro, nestes gestos de tocar os ouvidos e a língua do cego, vemos como que Aquele que é a Palavra eterna do Pai, transmitindo à possibilidade de falar àquele surdo/mudo. A Palavra de Deus é viva e eficaz e por isso é capaz de curar. Agora o surdo pode escutar a voz de Deus, do seu verdadeiro Senhor e Salvador, e consequentemente pode falar e anunciar a santa e bendita palavra de Deus. Naquele toque nos ouvidos, era como que Jesus estivesse a dizer aquilo que o salmista reza: Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
Em teu meio não exista um deus estranho nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor. (Sl 80).
E, Jesus pronuncia o Efatá, o abrir-se para uma vida nova, para um tempo novo, No Olhar de Jesus aos céus está expressa a graça de Deus que é invocada e que se derrama sobre aquele que outrora não podia falar e nem escutar. Eis amados irmãos que encontro transformador para a vida daquele pobre surdo/mudo, agora ele pode falar, agora ele pode proclamar as maravilhas de Deus. Nós também precisamos ser curados de nossa surdez e mudez espirituais, precisamos ter o coração aberto pela palavra de Deus, escutar a voz de Deus que nos convida a viver a alegria do Reino. O Senhor Jesus, também hoje, nos toca, nos tira do meio da multidão avassaladora de um mundo barulhento, e nos chama para a intimidade, onde nós poderemos escutar somente a voz dele, de nosso amado num encontro que nos transforma por inteiro pela força do Espírito, e nos dá a oportunidade de abandonarmos os deuses falsos e a adorarmos o Deus Vivo e verdadeiro.
Em Jesus de fato se cumpre a profecia messiânica de Isaías que nos diz: “Então se abrirão os olhos dos cegos, e os ouvidos dos surdos se desobstruirão... e a língua do mudo cantará canções alegres” (Is 35,5-6). Jesus é o Messias, servo, Senhor e Salvador, ele se compadece de nós e nos dá a vida nova, a sua Vida por meio de sua palavra que é cheia do Espírito. Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário