terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A CRISE INTERIOR DOS SERES HUMANOS

Em nossos tempos vemos uma grande crise interior na vida de muitos seres humanos, as pessoas estão como que vazias interiormente, um poço vazio, de profundidade incalculável. Certamente, poderíamos nos perguntar: o que tem gerado esta crise? A resposta salta aos nossos olhos, a partir daquele grande passagem escriturística que nos diz: “onde está o teu tesouro, aí está teu coração” (Lc 12,34). É aqui o ponto exato para identificarmos a causa geradora desta crise interior dos seres humanos, onde é que as pessoas estão depositando os seus corações, as suas decisões, as suas vidas? Onde está o tesouro da vida humana? Infelizmente, e é triste dizer isso, as pessoas tem perdido o senso verdadeiro daquilo que é precioso em nosso viver, ou seja, muitos vivem sem nenhuma perspectiva de vida, vivem sem futuro, a ponto de lançar a própria vida na lama da mediocridade, por exemplo, vejamos o que as pessoas escutam hoje em dia, músicas marcadas por depravações, orgias, palavrões, deturpação da beleza humana, da integridade do ser humano, enfim são “arrotos de podridão sem proporções”, mas por incrível que pareça são justamente estes sons deprimentes, que adentram no interior das pessoas e, portanto, embalam o ritmo de suas vidas.
Depois, o que as pessoas veem, também tem deixado influências fortes no interior da vida humana, pena que as pessoas já estão tão hipnotizadas e cegas que não percebem, elas gastam horas e horas na frente de um TV para acompanharem um programa fútil até de mais, o chamado BBB, que a poucos dias quando houve uma espécie de cena de estupro onde foi veiculado por todos os meios de comunicação, cheguei a escutar uma afirmação de uma mente débil, mas que revela a crise interior da vida de muitos seres humanos: “num programa de família, não podem acontecer estas coisas”. Como alguém pode denominar esta aberração de programa como um PROGRAMA DE FAMÍLIA, primeiro, nãos e sabe na verdade o que é a família, ou a beleza divinal que está por trás desta instituição sagrada, mas que hoje em dia tem sido muito deturpada, ao invés de termos famílias, temos fami-ilhas, ou seja, pessoas que vivem na mesma casa, mas cada um em seu quadrado, sem laços profundos de amor. Pois bem, são largos minutos que as pessoas têm gastado para encher a mente de bobagens, futilidades, pornografias, entre outras. E o incrível, é que as pessoas pensam que esta fossa intelectual enaltece a pessoa humana, de novo digo, pobres mentes débeis que pensam assim.
Nestes dois exemplos que citamos, vemos o que adentra na vida interior das pessoas, o que elas veem e o que ouvem, e isto faz com que seja criada uma névoa escura, que cega, destrói, paralisa o interior humano. É como um câncer que se não cuidarmos, ele se espalha, qual metástase, e logo, vai nos matando aos poucos, e quando menos espera, as pessoas perdem o sentido de viver, até estão vivas, mas suas existências já se encontram sepultadas.
Esta crise interior, também é causada por um mundo hostil a Deus, não temente a Deus, “um mundo cão”, na linguagem de nosso povo. Onde Deus habita, diz-nos Sto. Agostinho: “no interior do homem habita a verdade, e a verdade é Deus”. de fato, quando o homem tira Deus do centro de sua vida, passa a viver num mundo de faz de contas, o mundo encantado da falsidade e da mentira, que aparentemente está lhe dando a felicidade, mas que na verdade está lhe tirando a possibilidade de ser feliz em forma plena. Deus é o mestre interior é Ele quem nos orienta, é Ele quem nos mostra onde está a felicidade, aquilo que é justo, salutar e verdadeiro. Deve ser Ele o nosso maior tesouro, é nele que deve estar nosso coração, ao olharmos para ele, conhecemos quem nós somos e o que devemos ser, ao escutarmos sua voz, percebemos a verdadeira Boa notícia, o seu Evangelho a nos orientar e nos mostrar onde deveremos edificar nossa casa existencial.
Devemos pedir a cada dia, por meio das santas palavras do salmista: “Senhor inclinai meu coração para vossas palavras, conduzi-me pelo caminho de vossos mandamentos e fazei conhecer a vossa estrada” (Sl 119, 36.35). com Deus sendo nosso eterno mestre interior, nossa vida tem futuro, tem sentido verdadeiro, é alegria, paz em abundância. Aprendamos pois, a viver na escola de Cristo, quais discípulos que anseiam por aprender a melhor forma de viver, pois só o Divino Mestre pode nos mostrar o caminho da Vida, mas para isso, não podemos nos distrair pelas balburdias da vida, mas como Maria, deveremos, “guardar tudo em nosso coração”( Lc 2,19), sem deixar com que nenhuma palavra caia por terra.   

"Quero encontrar o tesouro
O céu que está em mim
Mergulho dentro de mim
Encontro o Deus, o Deus de minh'alma

A oração, o silêncio me levam ao encontro
Um lugar escondido no meu coração

Adorarei no silêncio divino
A beleza do céu
Um Deus tão próximo esperando por mim
Por mim

Essa presença divina
Faz crescer meu amor
Me entrego, me dou
Como hóstia de amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário