sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O Senhor nos chama para estarmos com Ele - I

Queridos amigos, que a paz de Deus esteja convosco hoje e sempre. Convido-vos a juntos meditarmos o evangelho de hoje, sobre o chamado que Jesus faz aos doze, para adentrarem num caminho de discipulado, estando com Jesus, e depois receberem o envio para o anúncio da Boa-Nova do Reino de Deus. Este evangelho é muito significativo para cada um de nós, porque por meio dele também somos convidados a refletir sobre o chamado que Deus nos fez desde nosso batismo, para caminharmos com ele, num verdadeiro itinerário de fé. Eis o texto do evangelho de S. Marcos.

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu. (Mc 3,13-19)
 Sempre que me debruço sobre a meditação e um Evangelho, gosto de olhar onde Jesus está, de onde ele vem, para onde ele vai. Vejamos, o texto nos mostra Jesus subindo ao monte, certamente antes desta subida, Jesus estava vindo de algum lugar, uma vez que, sobretudo, no Evangelho de Marcos, vemos muitas jornadas itinerantes de Jesus, que vai passando de região em região, anunciando o Reino de Deus, expulsando demônios e curando toda espécie de enfermidade. Pois bem, podemos nos perguntar: de onde vinha Jesus? é o próprio S. Marcos que nos revela: “Entrando de novo em Cafarnaum... Jesus reirou-se com seus discípulos a caminho do mar, e uma grande multidão vinda da galileia o seguiu. E da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, da transjordânia, dos arredores de Tiro e de Sidônia”. (Mc 2,1 – 3,7-9). Jesus estava vindo de Cafarnaum e ia para a Galiléia, era esse o seu percurso no início de seu ministério.
Vejam, Jesus não ia trilhando seu caminho sozinho, pelo menos dois grupos o acompanhavam, os quatro primeiros discípulos: André e Simão, Tiago e João, e também Jesus  vinha sendo seguido por uma grande multidão, certamente nesta grande multidão muitos iam em busca de curas e de milagres, outros somente por curiosidade e admiração. Diante disto nós já podemos nos perguntar: eu estou seguindo Jesus porque  nele eu encontro a vida plena, a fortaleza de minha alma, porque quero segui-lo fielmente ou quero segui-lo por curiosidade, só porque achei bonitinho, vi nele um milagreiro ou um curandeiro? Atenção!  Jesus não está interessado em multidões, delas ele sempre “fugiu”, sempre buscou o anonimato, sempre pediu que elas se calassem sobre o que viram, simplesmente porque Jesus não era o Messias como aquela multidão esperava, Ele era o Messias da cruz; Então, Jesus está interessado na pessoa em sua individualidade, ele quer encontrar-se com a pessoa, num encontro relacional daqueles que marcam a nossa vida e do qual não conseguimos esquecer, saímos transformados e renovados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário