sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

o Senhor nos chama para estarmos com Ele - III

Estando no monte com os discípulos, diz-nos o Evangelho: “foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar”. Primeiro, se os discípulos foram até Jesus, foi porque Jesus os chamou, e o próprio texto escriturístico nos revela isso. Jesus nos chama, e aqui este chamado tem uma força poderosa muito grande, ele indica ser de alguém, ser propriedade exclusiva dele, seus por inteiro, somos a porção de Deus. Também indica compartilhar a mesma autoridade e o poder de Deus, não sendo ou querendo ser maiores que Deus, mas sendo continuadores da missão do próprio Jesus, palmilhando nas pegadas de dele, porque ser discípulo é viver em tudo a vida do Mestre, é ser aprendiz dele, aprender a ser como o mestre, por isso que numa expressão mui sábia de Bento XVI: “seguir Jesus é imitá-lo”. O Senhor Jesus também nos interpela, ele nos convida desde nosso batismo para trilharmos os seus caminhos, somos dele, quem adere a Jesus já não pertence mais a si mesmo, somos todos teus ó Senhor Deus, tu nos atraístes para perto de ti, nosso viver consiste em imitar-te, seja a nossa vontade a tua vontade, seja o teu querer o nosso querer.
Depois, Jesus, chamou-os para estar com eles, ou seja, não de uma forma rápida, breve, ou que passa um tempo e depois vai embora, não! Este “estar com Jesus” indica ficar por toda a vida, Jesus chamou-os para permanecer na intimidade, para partilhar as vidas, para que eles vivessem segundo o Senhor.e há uma beleza muito grande nisso, porque, permanecer com o Senhor, permite que nos tornemos uma só vida com Ele, por isso que o evangelho de Marcos faz questão de depois desta permanência dos discípulos com Jesus, mostrar sempre em diversas ocasiões está Jesus e ao seu redor os seus discípulos.
 É muito importante está atitude de permanecer com o Senhor Jesus, o Divino Mestre, porque, assim como os discípulos iriam conhecer os segredos do caminho de Jesus, também nós vamos nos deixando moldar pelo nosso divino esposo, Ele vai infundindo em nós os seus sentimentos, de modo que o discípulo vai se tornando outro Cristo, o pequeno mestre como Grande Mestre, estar com o Senhor aprender com Ele, tal qual um aprendiz, a vida do Mestre é a vida do discípulo.
Depois de ser chamados pelo Senhor e de permanecerem com ele na morada do Senhor, numa escola de aprendizado, o Senhor os envia a anunciar não si mesmos, não uma idéia, não uma doutrina, não um conjunto de palavras soltas ou de fantasias, não o discípulo, porque é enviado, se torna um apóstolo, não por si mesmo ou para si mesmo, mas para outro, ele é enviado a anunciar o Reino de Deus, a Boa-Nova de Salvação, é chamado a anunciar uma Pessoa que é Cristo, por meio de Cristo todos têm acesso ao Reino de Deus, a Deus Pai. Torno a repetir, o discípulo que é enviado por Jesus deve fazer o mesmo que Jesus fez, não coisas diferentes, até porque Jesus foi o enviado do Pai e deve fazer o que o Pai lhe ordenou, por isso o próprio Jesus disse de forma específica qual seria a missão dos doze: “para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios”. O Evangelho de Mateus nos diz ainda mais: “deu-lhes autoridade de expulsar os espíritos impuros e de curar toda a sorte de males e enfermidades” (Mt 10,1).
Depois, para finalizarmos nossa reflexão, convém, nos debruçar sobre o número daqueles que foram chamados por Jesus, ou seja, Jesus chamou doze, este número simbólico revela que aqueles discípulos seriam os novos chefes do Povo Santo de Deus, do Novo Israel, passou o antigo Israel com seus patriarcas, com as suas doze tribos, agora com Jesus ele cria um novo povo, a porção escolhida, a raça eleita, o Novo e definitivo Israel, a Igreja. o Ser doze é muito importante, a ponto de com a morte de Judas iscariotes, logo se escolher o seu substituto, porque o novo povo de Israel, deve estar cercado pelos doze alicerces. Serão os dozes que se tornarão “pescadores de homens” (Mc 1,17), são eles que deverão ir “às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 10,6).
Queridos irmãos, o Senhor hoje no tempo de nossa história, nos chama sempre de novo para sermos seus discípulos, para estarmos com ele no eterno hoje de nossas vidas. Não tenhamos medo de trilhar o caminho de fé com Nosso Mestre, não temamos responder sim ao seu chamado, o silêncio de entrega, de não olhar para trás, mas imediatamente seguir o Senhor é a melhor resposta ao chamado dele. O Senhor faz com que nós desçamos de nossos pedestais e nos põe no lugar plano, onde vemos toda vastidão do tempo e da história na qual somos chamados a escrever com Deus uma nova história, que o Senhor nos ajude com a força de seu Espírito  e que juntos entreguemos nossas vidas nas mãos dele, pões estando nas mão de Jesus, ele nos oferecerá com sacrifício a Deus Pai, assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário