sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O CAMINHO DA VIDA PERFEITA

Dentro do coração humano há uma inclinação para algo transcendente, para a perfeição infinita que é Deus. Entretanto, o ser humano sabe e reconhece suas limitações, tem plena consciência de que é fraco para elevar-se ao Transcendente, sabe que por si mesmo não pode atingir esta vida perfeita. Por conseguinte, Deus concede aos seus filhos, um meio eficiente, que une as duas partes, humana e divina, este mediador é o seu Filho Jesus. Na extremidade dos tempos, Deus Pai o enviou a nós, o caminho que parecia difícil de ser trilhado, agora se abre de forma nova para a humanidade. Jesus, é o Mestre que nos ensina não somente o que deveremos fazer, mas, sobretudo, o que deveremos ser para estar com Deus. Jesus, Deus e homem, é modelo de uma vida perfeita, revela-nos a perfeição do Pai, revela-nos a nossa perfeição. Em Jesus, nosso companheiro de jornada, podemos tocar, sentir, ouvir o Eterno. Ele foi apresentado por seu Deus e Pai como sua imagem, é assim que S. Paulo nos diz: “do Deus o invisível é a imagem” (Cl 3,16), todavia, desde toda a eternidade, Deus nos “predestinou a ser conforme à imagem de seu Filho” (Rm 8,29).
Essa é a nossa vocação: a comunhão com o Deus Uno e Trino. Para isto temos um caminho, uma via eficiente, que é o próprio Jesus, “Ele é o caminho que nos leva ao Pai” (Jo 14,6). Em toda a sua vida, por palavras e por obras, o Filho do Deus Eterno, mostrou-nos o caminho para podermos nos aproximar da perfeição do Pai. E este caminho se faz pela imitação de Cristo, ou seja, o cristão deverá buscar assemelhar-se com Jesus.
Se Jesus é o Mestre, Ele nos ensina a viver, e isto ele o faz com toda a sua vida, a ponto de ser para nós uma norma de conduta de como podemos viver bem. Somos impelidos a imitar Jesus, e é isso que nos diz S. Pedro: “deu-nos um exemplo a seguir, para que sigamos seus passos”. Não são os seus exemplos exteriores, mas, sobretudo, as disposições interiores do coração e da vida de Jesus, que deveremos imitar, somos encorajados por S. Paulo: “tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo.
 Na simplicidade de nossa vida e condição, não tenhamos medo de por a nossa vida, o nosso destino, no caminho que Jesus vai nos conduzindo, temos que nos abandonar nesta caminhada com o Senhor, sem questionarmos os porquês das coisas, mas unicamente confiando Nele, vamos seguindo as pegadas que Jesus vai deixando no solo de nossa existência. Desta maneira, seguindo  e imitando Jesus, iremos “refletir em nossa existência o rosto e a glória do Senhor” (2Cor 3,18), seremos transformados nele, e assim atingiremos a perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário