segunda-feira, 29 de agosto de 2011



Amigos(as) em Cristo, com este texto encerro as reflexões sobre a amizade, onde buscamos reencontrar e mostrar o sentido profundo e verdadeiro que esta dádiva de Deus possui. costumo sempre dizer que a amizade verdadeira em Cristo nos faz experimentar e contemplar Deus no coração e na vida do amigo(a) espero qu estas reflexões tenham ajudado a muitos que puderam ler e meditar, buscando a cada dia purificar, a amizade, permitindo que a cada dia Deus traga o amigo para o amigo, pois o amigo é um descobridor, é um tesouro, em cada Eucaristia que celebramos e comungamos, Deus nos chama a partilhar este mesmo amor que nos alimentamos, pois o Divino amigo nos deu a sua vida, para que nós pudessemos dar a vida um pelo outro.


Texto VIII

Cada vez que nós comungamos o Corpo do Senhor nós somos chamados a se colocar como trigo a ser sacrificado é a vida colocada a serviço. Então não resta dúvidas de que a amizade verdadeira se fundamenta em Cristo, pois ele foi e é um verdadeiro amigo Que nos acompanha na caminhada da vida, e o alimento que nos sustenta na lida é o seu Corpo e Sangue, dado, triturado e esmagado; que a cada dia se entrega e faz-se transbordar nos altares do mundo inteiro derramando-se de amor como uma fonte torrencial a se derramar, e ele mesmo nos chama: “vinde a mim e vossa alma reviverá, quero concluir convosco, um eterna aliança” (Is 55,3), e ainda: “vinde a mim todos que me desejais com ardor” (Eclo 24,36) e por último nos diz: “vinde a mim todos vós que estais aflitos, e eu vos aliviarei” (Mt 11,28). Quando nós acorremos a Cristo com nossas almas sedentas de amor ele as preenche para podermos assim amar cada vez mais aos nossos irmãos, temos que celebrar e viver em nossas vidas aquilo que cremos e celebramos, ou seja, celebrar a vida de Cristo na vida dos irmãos.
            Por fim, termino com algumas palavras de Grün que diz: “na amizade, Deus nos abre os olhos para a beleza do amigo. E assim também lançamos um olhar novo sobre o mundo inteiro. Pela amizade o mundo se transforma em lar”. Pela amizade verdadeira alicerçada em Cristo, que é o modelo de amor para amarmos os irmãos, temos a missão de mudar o mundo, de revolucioná-lo por meio do amor de Deus semeado em muitos corações. O mundo precisa compreender que existe um Deus que é Amor e que ama a cada um de seus filhos, e que deseja fazer com eles uma aliança eterna de amor, onde “ele será tudo em todos” (1Cor 15, 28), pois todos serão consumados no um; Cristo diz: “Pai! Eu rogo por eles, guarda-os em teu nome, para que sejam um como nós” (Jo 17,9-11).        O poeta Goethe tem um poema em que ele diz: “o mundo é tão vazio quando pensamos apenas nas montanhas, rios, cidades; mas saber que cá e lá existe alguém que comunga conosco, com o qual também nós convivemos tacitamente, isto faz deste globo terrestre para nós um jardim habitado”.
O mundo precisa ser mais feliz e alegre, nós cristãos somos responsáveis em mudá-lo com o nosso modo de viver porque muito nos foi dado: “se observais meus mandamentos permanecereis em meu amor. Eu vos digo para que a minha alegria esteja em vós e seja plena. Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos se praticais o que vos mando. Já não vos chamo de servos, mas vos chamo de amigos, pois vos dei a conhecer o que o pai me revelou. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu quem vos escolhi para irdes e produzirdes frutos” (Jo 15, 10-17). Somos ramos da videira, o vinho santo que dela brota se transubstancia em sangue que é amor, bebemos desse sangue, logo nossa vida deve ser de propagadores e vivenciadores desse amor, os frutos que devem brotar de nossa amizade devem ser de amor, afinal de contas fomos criados no, com e pelo amor, e nossa vida está encerrada no amor, na lógica de Deus todos nós temos que ser servos por amor. “A Nobreza de sermos de Deus nos obriga a sermos diferentes”. (Bento XVI).

Na verdade o amor é lindo. Os jovens, afinal, buscam sempre a beleza no amor, desejando que o seu amor seja lindo. Cedem-se às fraquezas, seguindo modelos de comportamento que bem poderiam ser classificados como um ‘escândalo do mundo contemporâneo’, e são modelos lamentavelmente muito difundidos, no fundo do coração desejam um amor lindo e puro. Sabem, afinal, que ninguém pode conceder-lhes um amor assim, a não ser Deus. E, portanto, estão dispostos a seguir a Cristo, sem olhar para os sacrifícios que isso pode implicar” (Beato Papa João Paulo II em seu livro Cruzando o limiar da esperança).  

Obrigado meu Deus por todos os amigos(as) que vós depositaste em minha vida, que me deste a graça de adentrarem em minha história, para me ajudarem a ir ao teu encontro! que nossa amizade cresça impelida pelo vosso amor, puro, santo e eterno. E que mesmo separados pela distância, o teu amor, o teu altar nos una, num só coração e em uma só alma e que nossa amizade cresça tendo a vós como o Centro, o sustentáculo. aos meus amigos e amigas meu amor, minha gratidão, minha oração, meu choro, minha alegria. Amo-vos em Cristo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário