terça-feira, 23 de agosto de 2011

"Sem a cruz não há caminho que leve ao céu" (Sta Rosa de Lima)


Hoje a mãe Igreja celebra jubilosa a festa de Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina, santa peruana, nascida no ano de 1586, dedicou toda a sua vida à prática das virtudes cristãs, deixou a vida burguesa que levava com sua família, para se consagrar à oredem terceira dos dominicanos, vivendo uma vida austera e de doação sem reservas aos mais necessitados, aos enfermos; tinha uma vida de experiência mística de contemplação e de união a Cristo Crucificado. morreu no dia 24 de Agosto de 1617. quero ofertar-vos esta reflexão baseada na vida de Santa Rosa de Lima, que viveu e compreendeu a dinâmica do ser Cristão.



"Saibam todos que depois da tribulação se seguirá a graça; reconheçam que sem o peso das aflições não se pode chegar ao cimo da graça... é esta a única e verdadeira escada do paraíso e sem a cruz não há caminho que leve ao céu... não podemos obter a graça, e não sofrermos aflições...quem dera que os mortais conhecessem o valor da graça divina, como é bela, nobre e preciosa; quantas riquezas esconde em si, quantos tesouros, quanto júbilo! sem dúvida, eles empregariam todo o empenho e cuidado para encontrar penas e aflições" (Dos escritos de Santa Rosa de Lima, virgem).


A vida do cristão desde o instante do Batismo é de configuração total à Cristo, a ponto de nas sagradas fontes surgir uma nova pessoa, numa mudança de identidade, o fiel deixa de ser pagão e passa a ser Cristão, ou seja, outro Cristo. "Não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim", isso implica numa vida de união íntima com o Senhor Crucificado e Resuscitado, é "viver para o amado, desposando-o aqui na terra" (Hino de Laudes da festa de Sta. Rosa de Lima). A vida do Cristão é ser para Cristo, e ser de Cristo, como esta expresso nas Palavras de São Paulo: "viver para mim é Cristo". ser outro Cristo, ser discípulo Dele nos dias de hoje não é fácil, nunca foi e nem será; O Senhor e Mestre nos disse:" No mundo haverei de sofrer tribulações, mas tende coragem, eu venci o mundo"; e ainda assevera: "Quem quiser me seguir tome sua cruz e me siga". quantos sofrimentos, quanta dor, quanta tribulação enfrentamos em nosso dia-a-dia, as vezes nos bate o despero, a desesperança, a tristeza, queremos desistir, queremos cortar um pedaço de nossa cruz, ou, até mesmo abandoná-la, pensando que seremos felizes desta maneira.
Nos tempos hodiernos, quantos buscam a felicidade, mas a querem com facilidade, muitos buscam o prazer e fogem da dor, quantos anunciam um Cristo só ressuscitado, esquecendo de que Ele, Deus e Homem, teve que sofrer a ignomínia da Cruz, deixando-nos um exemplo a seguir, devendo, pois, seguir os seus passos. "Ó Deus concedei-nos, seguir na terra os vossos caminhos e gozar no céu as vossas delícias" (Oração de Coleta). Ser Cristão não é ser um masoquista, mas é perceber que os sofrimentos presentes nem se comparam com a glória, com a graça que nos espera, é compreeder que a cruz cotidiana que temos que carregar, é a escada que nos leva à Terra Prometida, à Jerusalém Celeste, ao Céu, à nossa pátria verdadeira, pois o Cristão é cidadão do céu, e é pelo sofrimento que encontraremos a graça divina. É a loucura da Cruz que aos olhos de nosso mundo parece insensatez. Deus não nos promete qualquer coisa, Ele é fiel, e nos dará a Vida em Abundância, a vida Bem-aventurada, nos dará o Reino dos céus, o seu Reino, mas para a obtermos deveremos experimentar os espinhos tortuosos da vida, o vale de lágrimas.
O Reino de Deus é a Felicidade Verdadeira que procuramos, palmilhando ardorosamente a estrada de nossa história. O Reinado de Deus é o Reinado da Cruz, nela e por ela Deus é o Senhor do Mundo, É Ele quem dá vida à nossa vida. Este Reino é o tesouro de grande valor, a pérola preciosa e valiosíssima, mas que sendo grande é pequena a ponto de estar escondida, velada; para a encontrarmos temos que abrir mão de nossos interesses mesquinhos, daquilo que temos como grande, como "o tudo" de nossa vida; ser capaz de considerar tudo como lixo, para agararmos com fé e confiança a nossa Cruz, a fim de ganhar a Cristo. Diria santa Rosa:  "se os mortais conhecessem o valor desta graça todos ririam pela terra a procurar, em vez de forunas, os embaraços, moléstias e tormentos, a fim de possuir o inestimável tesouro da graça" .
Santa Rosa de Lima, viveu desta forma, foi capaz de abandonar todas as riquezas de sua nobre família, para levar uma vida de união profunda com Cristo, abraçou a cruz que foi para ela: escudo, escada e coroa; como Rosa de Deus não teve medo de enfrentar os espinheirois da vida, mas soude vencê-los, exalando o suave perfume da santidade, da caridade, da penitência e da doação ao Reino de Deus.  
Dai-nos ó Deus a Graça de seguir os passos de teu Filho na via-crucis de nossa lida, para que carregando as nossas cruzes, entre as tribulações do mundo e as divinas consolações que vêm de ti, possamos chegar um dia no céu, que a cruz seja a nossa escada e o nosso troféu. e que a exemplo de santa Rosa de Lima, nos inflamamemos de amor por ti, Nosso Amado, ao Deus Uno e Trino, ao qual, seja dada toda honra, toda a glória e todo o poder, desde agora e para sempre e por toda a eternidade. Amém!  
   








ó anjos do céu
cantai esta Rosa
brotada na terra
tão bela e formosa

foi ela que a América
ao céu ofertou
mas que todo o mundo
de amor perfumou

as rosas da terra
aplaudam esta Rosa
o sol e as estrelas
a chamam formosa

Ó Rosa Vermelha,
Ó Rosa de Lima
chorar nossas faltas
a todos ensinas

Com Rosa a Trindade
na terra, louvemos
com ela no céu
um dia cantemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário