quarta-feira, 31 de agosto de 2011

UM ANO SEM MEU AMADO PAI - REPOUSO ETERNO DAI-LHE SENHOR!

"Para os que crêem a morte não é tirada, mas transformada" (prefácio dos fiéis defuntos), de fato, consola-me estas santas e perfeitas palavras rezadas na missa pro defuntos, pois hoje completando um ano do falecimento de meu amado pai, Luiz, meu coração ainda lagrimeja pela não presença física daquele que foi instrumento de Deus para me gerar, que com muito amor, simplicidade pode promover a minha vida, e sou grato a Deus, pelo sim que meu pai me deu, para que eu vivesse, mas ao mesmo tempo me alegro porque pela fé no Autor e Consumador de nossa existência, sei que meu amado e querido pai, não teve sua vida tirada, mas transformada, cessou o sofrimento terreno, e agora ele vive a alegria sem fim, goza do amor do Pai, que o acolheu na sua casa paterna.
a morte para o cristão não pode ser motivo de desespero, de angústia, de sofrimento, pelo contrário deve ser causa de alegria, pois aquele que amamos e que partiu tem goza da Vida Verdadeira, da Vida imperecível, da Vida eterna. Existe, e isto é inegável, uma separação profunda entre os que peregrinam na terra e os entes que partiram, mas existe uma união espiritual profunda, pois todos aqueles que são de Cristo estão unidos entre si; este é um laço que ninguém pode romper, nem mesmo a morte, pois até ela já não tem mais poder algum, pela páscoa redentora de Cristo, pela sua Ressurreição, pela sua passagem deste mundo para o Pai, a morte foi vencida por Ele que é o Senhor da Vida. Ele ressuscitou como primícia dos que morreram, é Ele o primogênito dentre os mortos; em sua Ressurreição ele nos abriu as portas do céu, da Vida que não tem fim.
Todo aquele que crê em Cristo, não morre, não caminha para o nada, a vida não termina, apenas dorme o sono da morte, para acordar na eternidade de Deus, nos braços do Deus que é Amor. O próprio Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá" (Jo 11,25-26). Morrer é Viver, é celebrar a sua páscoa com Cristo, é celebrar a Vida que no duelo, no duro combate venceu a morte. a morte não é a destruição do homem, mas o seu trânsito para estar com Deus, é a saída da habitação terrena (corpo), para a habitação de Deus, o corpo se dissolve, para Ressuscitado no Espírito Santo, ressurgirem para uma vida nova. a morte é o dia do nascimento para a Vida Nova.
é esta união com  Jesus Ressuscitado que me faz estar unido a meu amado pai; e o que mais me alegra é a certeza de que no fim de tudo estaremos juntos na glória de Deus, na Morada de Deus.
Celebrar um ano do falecimento de meu pai, de sua passagem para Deus, me faz ter saudade, e como dizia o grande poeta Fernando Pessoa: " Saudade não é o que passou, mas o que ficou em nós daquilo que passou". Deveras, fica eternizado em minha vida, cada momento que ao longo de minha vida passei com meu pai, os passeios a cavalo, rumo a fazenda em que trabalhava,  leite de vaca que tirava logo cedinho e me dava para tomar, as visitas a minha casa em Arapiraca, sempre levando a simples contribuição para pagar a escolinha quando eu era criança, os brinquedos que me dava a sua alegria por ter um filho que se peparava para ser padre, a sua timidez transformada em pueril "vergonha" por não poder ajudar a seu filho, o seu silêncio era uma característica de expressar o seu sentimento, marca de homem sábio, pensativo, de disposição em ajudar e servir as pessoas; por esta sua disponibilidade em servir, ganhou um apelido que na verdade se transformou em seu nome, em sua identidade: "Chefe". aqui quero recordar as últimas palavras que disse como homenagem diante de seu túmulo: "por muitos meu pai era conhecido e chamado de Chefe, e chefe não é aquele que manda, mas o que serve, a muitos meu pai pode ajudar e servir". o serviço, foi a caracteristica de meu pai, trabalhava não para si, mas para dar vida a outros, sou grato a Deus pelo pai que ele me concedeu, rogo que ele esteja gozando a pátria dos Bem-aventurados, onde não a dor, nem tristeza. Amo-vos meu amado pai! que o Senhor Deus te conceda o feliz repouso e a luz perpétua te ilumine, hoje e por toda a eternidade.


A Vida para quem acredita
não é passageira ilusão
a morte se torna bendita
porque é nossa Libetação

nós cremos na vida eterna
e na Feliz Ressurreição
Quando de volta a casa Paterna
com o Pai os filhos se encontrarão


Nenhum comentário:

Postar um comentário