segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Celebrar Maria Assunta aos céus é celebrar o nosso destino


Ontem a Nossa Mãe Igreja celebrava a solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria aos céus de Deus.  Não podia deixar de expressar meu sentimento de fé, de piedade, de amor, e de humildade  para com a Virgem da Assunção que perpassa a minha história, me acompanha desde os meus primeiros passos na caminhada vocacional, para abraçar a vida sacerdotal. Em minha amada paróquia de São José, num  altar-mor se encontra uma belíssima imagem de Maria Assunta aos céus, ó que imagem bela! Esplendor da beleza de Deus! Foi a primeira imagem da Assunção que vi e contemplei a pureza e ternura daquela que viveu para Deus do início ao fim de sua vida. No Seminário de Maceió, onde fui formado  encontrei uma das mais belas imagens da Assunção da Virgem Mãe de Deus, padroeira daquele grandioso solo de heróis, onde gerações e gerações passaram e se colocaram sob a proteção materna da Sempre Virgem, como diz o hino do Seminário: “Fostes vós a estrela a iluminar”. Deveras, Maria sendo a estrela da aurora matutina, com os raios claros do Sol da Justiça na qual ela revestida, iluminou os caminhos de nossa existência, as noites escuras e turvas de nossa jornada, nos conduzindo a Cristo Sumo e Eterno sacerdote. Confesso que ao olhar para aquela imagem do altar principal da capela do seminário me sentia movido a buscar as coisas do alto, a querer me unir a Deus, a subir com meu coração, minha existência e minha vida para o altar do Deus que alegra a minha Juventude. Pude descrever isso num cântico que com um amigo compus para um Cd do Seminário, ali dizia a canção: “Fico a te olhar Maria, a tua beleza a contemplar, de braços abertos erguidos ao céu, divina morada onde estás nos leva ao teu Filho”. Quando cantava esta canção olhando para a Virgem da Assunção meu coração se alegrava, exultava, saltava de felicidade, me comovia no íntimo, as lágrimas saltavam em meu pobre olhar. Na canção expressava todo o meu desejo de lutar para ser um sacerdote fiel, obediente à Palavra de Deus. Quantos momentos de oração diante daquela imagem, quantas lágrimas derramei! Quantas alegrias vivi! Lembro-me de uma expressão de meu diretor espiritual, um padre santo, que hoje contempla a glória de Deus, dizia ele: “meu filho quando não nos apaixonamos por Nossa Senhora, outras senhoras entram na nossa vida”. E ao olhar para a Virgem da Assunção pedia a ela a graça de ser um apaixonado, um amante, de deixar-me conduzir por ela a seu Filho Jesus, como muitos santos o foram, poder me encantar pela  Rainha que foi vestida com o belo manto da santidade, da pureza, da virgindade, da incorruptibilidade,  da luz fulgurante do Espírito de Deus, a mais bela entre todas as mulheres da terra, toda santa, toda pura, toda bela, porque escolhida desde toda a eternidade, preservada de toda a mancha do pecado, para ser o receptáculo, a terra fértil, o tabernáculo, a Nova arca da Aliança, na qual Deus Pai na Força de seu Espírito Eterno, enviou o seu Filho Bem-amado, seu Verbo Eterno que entrou no tempo de nossa história, assumiu a nossa condição humana pelo seio virgem de Maria, para nos conduzir ao caminho da Vida, para levar o homem  a contemplar a Glória de Deus; e porque soube em toda a sua vida ser serva obediente de Deus, soube escutar e praticar a Palavra de seu Deus, soube ser pequena, pois os pequenos é que herdarão o Reino dos Céus,  ela foi coroada com o prêmio da Glória, deveria estar unido ao seu Filho também no céu, assim como esteve na terra, assim como o seu Filho passou pela morte como vencedor, Maria terminado o seu curso terreno, ela foi preservada da corruptibilidade da morte, dormiu para a terra, para acordar na Eternidade (Dormitio Mariae); foi elevada de Corpo e alma aos céus.  Ela foi coroada como Rainha dos céus, do Novo povo de Deus, e por isso ingressou no palácio real do Divino Rei, nos céus de Deus,  que não é um lugar espaço temporal, mas uma pessoa, Deus ;agora ela está junto com Deus a interceder por nós seus filhos. Olhar para Maria elevada aos céus, devemos nos encher de alegria, pois esse deve ser também o nosso rumo, o nosso destino, fomos feitos para a Eternidade. Por Maria o céu veio a nós, é ela a Porta do Céu, Deus visitou o seu povo, para conduzi-lo à verdadeira Pátria. Bendita és tu ó Virgem Maria! Como não te amar minha mãe? Ó Senhora da assunção, se me acolhes de mãos abertas, se abraças e me alentas, se me fazes olhar para o céu, e aos braços do teu Filho me conduzes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário