domingo, 14 de agosto de 2011

A AMIZADE VERDADEIRA TEM SEU FUNDAMENTO EM CRISTO

Caros irmãos(as) em Cristo Nosso Senhor, graça e paz a vós, espero que todos tenham vivenciado com fé a Santa Liturgia Dominical, nosso alimento para bem vivermos a semana; adentramos na Casa de Oração onde como filhos de Deus, na fé nos unimos em oração ao Cordeiro imolado, que todas as nações glorifiquem a Ele, dando-lhe a honra, a glória, o louvor e o poder, agora e por toda a eternidade. continuamos o segundo texto de nossa reflexão sobre a amizade, para redescobrirmos o seu precioso valor, perecebendo que ela tem como fundamento o Divino amigo, Jesus.

Texto II

Quando Deus nos criou ele nos deu o dom da vida, um precioso presente, para vivermos neste tempo presente uma relação de amor conosco e mais ainda com os irmãos. Deste modo nós entendemos que a vida não é nossa, ela é de Deus, ele no-la deu a nós para vivermos bem consigo mesmo e com os outros. Deus cria o homem, e para que ele não viva sozinho, entrega-lhe uma companheira para que ambos se completem e vivam mutuamente. Deste modo, logo percebemos que o ser humano não foi criado para viver sozinho, fechado em si mesmo, mas para viver com os outros, em busca de uma realização mútua de felicidade, que se realiza em seu sentido pleno na contemplação do Sumo Bem, Deus.
            Dentro de nosso estado existencial, está intrinsecamente em nós o sentido da abertura ao outro, de modo que somos seres de sociabilidade nos realizamos com os outros. Nesta atitude de abertura ao outro nós destacamos de fato a amizade como falamos no início e aqui a evidenciamos; hoje todos de certa forma desejam ter amizades, podemos dizer que ela é um dos bens mais cobiçados hoje, digo isto porque poderíamos pensar no matrimônio como sinal de uma profunda união de amor entre duas pessoas, só que hoje ele se encontra definhado, rompe-se facilmente o elo de amor, porque não se soube cultivar o amor de um pelo outro, amor que ao ver a fraqueza de um, tenta conduzi-lo a um novo caminho, e quando isto não acontece, entra um intruso na história matrimonial, o divórcio, com isso o casamento é destruído. Dentro desta situação o desejo por amizades cresce, de modo que todos anseiam por ter uma amizade, em um mundo de incertezas, decepções e rompimentos de relações, a procura de amizades continua por demais persistente.
            Mas logo surge um problema, todos acham que sabem o que é a amizade, e logo acabam porque a viveram inconscientemente, e com isso surgem então as expectativas em relação ao outro que deveria ser meu amigo, começamos a querer buscar respostas para o fim da “amizade”, começamos a culpar aquele que achávamos que era nosso amigo, e por aí vão tantas e muitas críticas. Contudo, em que consiste a amizade? O filósofo grego Demócrito diz: “a amizade é imprescindível para uma vida boa”. Cremos e testemunhamos muitas e repetidas que hoje muitas são as pessoas que pensam assim. A amizade é para elas um dos maiores e preciosos valores da vida. Porém muitas vezes as amizades se desfazem pelo fato de que as expectativas são de certa forma diferentes e não há idéias claras sobre ela. Podemos de per si afirmar que uma amizade verdadeira se constrói quando um revela ao outro os seus defeitos e suas qualidades, e busca viver numa ajuda mútua, na qual um acolhe o outro em suas fraquezas, mas que se alegra nos momentos vitoriosos. Resumindo, é preciso que as máscaras caiam por terra e cada um se revele ao outro como é, pois se faz necessário que ambos busquem uma vida virtuosa, e isto acontece quando existe uma ajuda mútua, quando um ajuda o outro a carregar a sua cruz.

abaixo segue uma belíssima canção da comunidade shalom!!!!!

Um comentário:

  1. Meu amado irmão, desculpe-me, foi involuntário, mas acabei postando no meu blog um texto redigido por você que carinhosamente guardo comigo. Você trata do assunto por partes e só agora ao ler a segunda parte foi que reparei que estamos falando sa mesma coisa, é por isso que o título trás esse tema:A AMIZADE VERDADEIRA TEM SEU FUNDAMENTO EM CRISTO. Mas não é plágio, fiz questão de colocar o autor. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir