sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sacerdote é sacrifício

Amados irmãos em Cristo caminhando para a vida sacerdotal, para este fascinante e tremendo ministério, descrevo abaixo uma pequena meditação sobre a grandiosa beleza deste Sagrado Ministério


 Ao olharmos para um sacerdote, nos enchemos de júbilo e de admiração. Que infinita grandeza! Quão estupendo dom! Quão extraordinário ministério! Como compreender tão grandiosa dádiva de Deus que em sua infinita misericórdia e amor, escolhe um pobre homem, o tira do meio dos homens e o constitue como seu ministro, seu mediador entre os homens? Poderíamos continuar a nossa admiração por esta preciosa graça, pelas palavras do autor do pequeno livro Imitação de Cristo quando diz: “Ó mistério inefável! Ó sublime dignidade dos sacerdotes, aos quais é dado o que aos anjos não é concedido! Pois só os sacerdotes, validamente ordenados na Igreja, têm o poder de celebrar e consagrar o Corpo de Cristo”. De fato as palavras fogem, as lágrimas descem, o coração se alegra, porque de fato para compreendermos o maravilhoso dom do sacerdócio só o amor! Só pelo amor!.
O Sacerdote é  ministro do amor de Deus, foi tecido no ventre materno porque Deus o amou, escolhido porque Deus o amou, deu um sim sem reservas a Deus porque respondeu com amor ao amor de Deus e foi este mesmo Deus Amor que o elegeu e ungiu com o óleo do amor, com a unção divina do Espírito de amor; assim nos diz São Gregório de Nissa: “Aquele que ontem estava confundido com o povo, tornou-se agora mestre o povo, doutor nas coisas santas, isto acontece por obra do Espírito Santo” e continua São João Crisóstomo: É o Espírito Santo, Espírito de amor que investe o Sacerdote”.
É na força deste mesmo Espírito, impelido por seu amor que o sacerdote coloca a própria vida em sacrifício pelas ovelhas a ti confiadas, e o pastor é aquele que por amor dá a vida pelas suas ovelhas. Oferece o sacrifício do amor pelos pecados, pela salvação da humanidade. Ao ser consagrado é configurado a Cristo nosso Senhor e Salvador, assim como ele deu a maior prova de amor, é chamado a nele, com ele e por ele a oferecer ao mundo a maior prova de amor que Cristo nos deixou, é pelas suas santas mãos que no altar do cordeiro, ofereces a vítima, a hóstia pura, santa e agradável a Deus, oferece o sacramento do amor, oferece o Corpo e Sangue de Cristo. A cada dia na vida do sacerdote, no exercício de seu ministério ele é chamado a encontrar na Eucaristia, dom de Amor, as alegrias vrdadeiras do sacerdócio, o refrigério para a sua alma, o consolo, a força no cansaço. Quando sobe ao altar do Senhor teu Deus para celebrar a missa é convidado a recordar que sobe com inúmeras vidas sedentas de salvação e e em Cristo por elas ele se consome como vítima de amor.
O amor é a síntese de todo o ministério sacerdotal, ame ó Sacerdote a cada dia àquele que te escolheu, é Jesus que dá sentido, unidade e fecundidade ao teu ministério, que o amor a Jesus Sumo e Eterno sacerdote seja uma necessidade, uma condição sem a qual não sabes viver.Que a oração seja sempre um meio de alimentar a tua união com Jesus, que seja sempre um encontro com o teu Deus, um encontro de amor com aquele que te ama verdadeiramente.
Que por ti, pela tua vida consagrada muitos filhos e filhas da Igreja recebam os tesouros do céu, que experimentem o céu que por ti será trazido à terra. E que o amor que brota de teu coração sacerdotal intimamente unido a Cristo se derrame na vida de muitos destes teus filhos, que eles ao te verem possam dizer encontrei-me com um homem de Deus, pois assim dizia Santa Catarina de Sena: “o sacerdote é o doce Cristo na face da terra”, que a tua vida seja reflexo de Deus. Rogamos a Deus pela santificação dos sacerdotes, que a Virgem Maria, Mãe dos sacerdotes seja modelo de escuta, de obediência de serviço e de amor a Cristo, que São José homem casto, homem prudente seja modelo de fidelidade. E que nunca esqueçam as santas e sábias palavras de São João Maria Vianney que dizia: “O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus”.

Um comentário:

  1. Bom saber que podemos contar com mais um espaço onde vc DANILO, postará informações, orações, preces que nos deixará mais ligados a Deus. Adorei o blog.

    ResponderExcluir