segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AMIZADE: Sofrer sem deixar de Amar

Lendo o pequeno livro do Pe. Henry Nowen intitulado: Podeis beber o cálice? Mas que tem um conteúdo riquíssimo, me deparei com esta expressão: “O Bom da vida é que fazemos muitos amigos, o ruim é que muitos amigos vão embora”. Certamente todos nós vivemos num determinado momento de nossas vidas esta experiência que é dolorosa, pois é marcada pela partida é uma mistura de tristeza e de dor. A amizade é sempre um dom, dom da abertura, dom da doação, dom da afeição, é a arte de cativar e ser cativado, de ser envolvido pelo amor de um amigo(a) e de amá-lo(a) sem reservas. Sempre costumo dizer que a amizade a princípio é marcada por um mistério, e aqui se esconde toda a sua beleza e riqueza. Entendamos: sabemos que temos amigos, mas muitas vezes não sabemos como a amizade foi iniciada, em que momento, lugar, tempo, só nos damos conta de que em um determinado momento uma pessoa que até então era desconhecida, surgiu em nossa vida, e adentrou em nossa história deixando a sua marca, vale sempre recordar as palavras do imemorável Exupery: “te tornaste único para mim”, é isso que acontece, um amigo surge na nossa vida, adentra na tenda de nossa história para se tornar de uma forma surpreendente único em minha vida. Como o amigo vem a nós, não sabemos, mas deveremos sempre ter a consciência de que nada em nossa vida é por acaso, só nos resta uma certeza, revelada nas palavras de Sto. Agostinho: “Deus traz o amigo para o amigo”, ou seja, a amizade é dom de Deus, é Deus que não cessa de nos reger com a sua divina providência, por isso que a amizade é sempre um mistério, pois é Deus que permite com que num determinado momento da vida o meu e vosso coração se abra a uma pessoa que foi enviada para ser luz, ponte, canal da graça do próprio Deus em nossa vida, porque nesta vida não fomos feitos para estarmos sozinhos, o homem não é uma ilha como dizia o filósofo Francis Bacon, somos seres de relação, nos complementamos uns com os outros. Tendo edificado uma amizade, vamos caminhando lado a lado, o amigo vai ajudando o outro a caminhar, vai sendo um Cirineu, vai sendo outro Cristo na vida do outro, nas horas de dor e angústia vai sendo um óleo benéfico do amor de Deus curando o coração do amigo, vai enxugando as lágrimas, mas também derramando nos momentos de tristeza, vai dando sabor à vida quando ela muitas vezes está tão amarga pelas dores e sofrimentos, vai sendo uma ponte nos conduzindo a Deus, vai sendo um refrigério, quando o nosso coração está seco de amor, de felicidade, de paz. Quantas vezes estamos desanimados, cabisbaixos, amargurados, decepcionados com os erros e as quedas da vida, e de repente, o amigo com suas palavras seus gestos, ou a sua simples e humilde presença vai nos revigorando e reerguendo-nos aponto de nos colocarmos de pé e retomarmos o caminho da vida. São estas atitudes que expressam o dulcíssimo pedido de Jesus: “Não há maior prova de amor que dar a vida pelo amigo” (Jo 15,13). Dar a vida é abrir o meu coração, é dar-se ao outro para que ele tenha vida. É isto que acontece em nossa vida, são laços fortes e profundos que se desenvolvem em nossa vida. Por que então as pessoas que amamos tem que partir? Por que temos que sofrer a dor da despedida pela separação de quem amamos?.   A única resposta para essa experiência é que se é verdade que Deus nos fez capazes de relação, ele nos criou também abertos para os outros, Deus não nos torna amigos só para estarmos presos em nossas “amizades”, onde o meu amigo é só meu e de mais ninguém, então, aquilo que era sinal de liberdade, de entrega, doação sem reservas, se tornou prisão, inferno. E não é esse o sentido da amizade querida por Deus, Ele nos fez irmãos, e isto implica em ter uma missão, ou seja, a alegria, o amor, a paz, a felicidade, tudo aquilo que um amigo realizou na vida do outro, é sinal de cumprimento da ação evangélica pedida por Jesus, amai-vos uns aos outros como eu vos amei, o maior dom é a caridade, e este dom é para ser partilhado, então é justo que da mesma forma como eu experimentei verdadeiros dons divinos na e pela vida de um amigo, eu agora oferto, sofro com alegria a dor da partida, mas para ofertar o meu amigo para que outros também experimentem a beleza do que é amar e ser amado, somos capazes de enviar o nosso anjo amigo para que ele seja um mensageiro do amor e da paz de Deus na jornada de muitas vidas; são estas riquezas que nós temos que perceber quando temos que viver a experiência da partida de quem amamos, sabendo que eu entrego o meu tesouro, pois o amigo é um tesouro, para enriquecer do amor puro que vem de Deus a vida de muitos que estão pobres, e  que vivem mendigando amor.


Como poderei dizer que foi por acaso?
De repente quando eu vi estava ao teu lado
Teu amigo eu me tornei
Fui entrando em tua vida pra valer
Encantei sem querer
Mas é Deus quem tudo faz, então tive que esperar
O amor quando é real não leva-nos para o mal
Mais maduro eu me tornei e em Deus fui dando passos
E hoje aqui venho apenas dizer: amo muito você!
Se amor é decisão, eu decidi te amar
Você veio em minha vida pra me completar
E de Deus iremos ser
Lado a lado em qualquer situação
Sendo um só coração.

(música: Amor é decisão.  Ricardo sá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário