segunda-feira, 31 de outubro de 2011

“O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve" (Mt 23,11).

Na liturgia de ontem com todo o seu esplendor, aparecia esta afirmação de Cristo, “O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve" (Mt 23,11). Que foi de certa maneira desconcertante para os que a ouviram, e também hoje nos desconcerta, digo-vos isto porque, em todas as épocas existem pessoas que se deixam levar pela prepotência, pelo orgulho, de quererem ser maiores que os outros; eram assim os fariseus seguidores "fiéis" da lei e dos costumes judaicos, se achavam os maiores e melhores, os puros e os santos, se colocavam nos altos pedestais da vida, viviam marcados pela prepotência. Também nós somos assim temos a triste sorte de sempre termos a teimosia de se locar a cima dos outros. São estas atitudes nossas que Jesus nos adverte e quer nos corrigir, primeiro não somos maiores e nem melhores do que aqueles que nos rodeiam, a princípio porque, Deus não nos fez iguais, mas diferentes, esta diferença não foi estabelecida para que vivêssemos a desigualdade, pelo contrário, fomos feitos diferentes e assim, Deus nos quis para que pudéssemos nos completar um com o outro, é este o nosso paraíso, à nossa felicidade, houve quem afirmasse que o outro é para mim um inferno, nós cristãos dizemos: o outro para mim é um paraíso, pois a sua alegria é também a minha alegria, todos fomos criados por Deus, à sua imagem e semelhança, formamos uma única e grande família de Deus,Acaso não é um só o pai de todos nós? Acaso não fomos criados por um único Deus?” (Ml 2,10). Por sermos filhos de um único Deus que é Pai, deveremos ser pastores da vida um do outro. Vejamos, que Deus nos chama a ser servos, escravos, a nos fazermos pobres, simples, e nos convida a ter um coração misericordioso, como a dinâmica da vida de Jesus foi sempre de revelar-se em coisas pequenas, do início de sua vida até o fim. Jesus veio comunicar aos homens um Deus que é servo, esta é a melhor condição que nos faz perceber quem é Deus, a forma como Deus se apresentava é de "Servo".

Ser servo implica em colocar-se numa atitude de disponibilidade de si para ao outro, é fazer-se pequeno, humilde, pobre numa entrega de si, morrer para nós mesmos para que o outro viva; se Deus assim se fez sendo em toda a sua vida O Grande Servo, quanto mais nós, suas criaturas frágeis e pecadoras. Cessem em nós a hipocrisia, a prepotência, as divisões, os egoísmos, as atitudes individualistas, e que em nosso coração possa reinar o Evangelho do amor revelado pelo próprio Jesus, deveremos sempre agir conforme as palavras de São Paulo: “Foi com muita ternura que nos apresentamos a vós, como uma mãe que acalenta os seus filhinhos. Tanto bem vos queríamos, que desejávamos dar-vos não somente o evangelho de Deus, mas até a própria vida, a tal ponto chegou a nossa afeição por vós” (1Ts 2,7b-8).

É assim que seremos maiores no Reino de Deus, na lógica de Deus só é grande quem antes é pequeno, quem é ponte para a vida do próximo e não uma barreira, um pedra de tropeço; a Virgem Maria foi serva, humilde, pobre, se humilhou, por isso Deus olhou para a sua pequenez e a exaltou entre todas preferida, Jesus se humilhou, assumindo a nossa ínfima condição, padecendo os escárnios da paixão, aniquilou-se inteiramente, foi aos pés dos discípulos, foi ao interior dos seus na forma Eucarística, humilhou-se e por isso, Deus Pai o exaltou. Em virtude disso não queiramos nesta vida nos envaidecer, querer os primeiros lugares, os altos postos, para aparecermos como os maiores, lembremo-nos: “O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve" (Mt 23,11), pois nesta vida vale o grande ditado: “quem não vive para servir, não serve para viver”. Guiemo-nos por Cristo o Servo de Deus: “nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é o vosso Mestre, e todos vós sois irmãos... Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo” (Mt 23,8.10). A ele seja a glória agora e por toda a eternidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário