segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SER TRIGO DE DEUS, EIS O SER CRISTÃO

“Não sinto prazer com o alimento corruptível nem com os prazeres deste mundo. Quero o pão de Deus, a carne de Jesus Cristo, que nasceu da linhagem de Davi; e quero a bebida, o seu sangue, que é a caridade incorruptível”. (Da carta aos Romanos, de santo Inácio de Antioquia)

Eis estas belas palavras de um grande mártir de nossa Igreja, Santo Inácio de Antioquia as quais ele pronunciou bem próximo de seu martírio, quando ia ser jogado às feras por mandato do Imperador Trajano no ano de 107 d.c (Séc I).  eis um grande homem que compreendeu o que é ser Cristão verdadeiramente, eis um grandioso santo que ao derramar o seu sangue por amor a Cristo e a Igreja, gerou novos filhos para a Esposa de Cristo, a Igreja.

Inácio foi o sucessor de Pedro no governo da Igreja de Antioquia, foi nesta cidade que o seguidores do Caminho (Cristo), os discípulos de Jesus foram chamados a primeira vez de Cristãos. Santo Inácio compreendeu de fato que a vida do cristão é união total a Cristo, é  estar disposto a segui-lo com todo ardor da própria vida. Ser cristão é imitar Cristo, é morrer para si, renunciar o que se é, e deixar com que um novo ser seja gerado, “não eu, mas Cristo que vive em mim”. Ser cristão é tomar sobre si o mesmíssimo destino de Jesus, a vida de entrega e sacrifício, de amor e doação oblativa.

Santo Inácio vivendo naquela na cidade de Antioquia, sendo pastor da grei a ele confiada, entendeu que o sim dado a Jesus deveria leva-lo a desprezar o que é terreno, passageiro e a abraçar o que é eterno, nada do que era do mundo possuía vantagem para o santo de Antioquia. Para ele, a vida verdadeira consistia em viver para Cristo, busca-lo incessantemente, com todo o coração, com todas as forças e com toda a alma.

Ser cristão é fazer da própria vida um sacrifício, oferecer-se sem reservas a Deus pelo bem de si e da própria Igreja. Dizia Santo Inácio: “concedei-me ser um imitador da Paixão de meu Deus”. Aqui é onde se revela com todo esplendor a fé como adesão total e si a Deus; é preciso dar-se ao senhor porque ele se nos deu a nós, numa oferta de amor. Nestas palavras do santo antioqueno, deve estar escondido o segredo do bem viver cristão. lembrem-se: “seguir a Cristo é imitá-lo”. Santo Inácio pede para ser um homem suspenso no patíbulo do altar de Deus, para consumir a sua própria vida em amor. Inácio não queria saber de outra coisa, senão de Jesus crucificado, sua ânsia era tanta que desejou ser trigo de Deus, viveu em sua existência a vocação do grão de trigo: “se o grão de trigo que cai na terra não morrer fica só, mas se morrer produz muito fruto”. Eis a vocação de todo cristão, a arte do bem viver é a arte do bem morrer. Inácio desejou ser Pão de Cristo, desejou ser devorado pelas feras porque encontrou o sentido pleno da vida; a vida do cristão é chamada a ser trilhada pela renúncia, morrer para si, pra o que somos e temos de efêmero, para agarrar o que é imperecível.

A Eucaristia é nossa escola diária de como renunciar a si mesmo, de como morrer para si, para nascer para uma vida melhor. Nela se realiza a vocação do grão de trigo, esse é Cristo, que entregou a sua vida pro amor para resgatar a humanidade. Na eucaristia recebemos a vida de Cristo, o alimento do cristão para a jornada da vida, Cristo nos dá a sua história, os seus milagres, seus atos, suas palavras, enfim, se nos dava por inteiro. A eucaristia é a vida de Deus, vida eterna, imperecível que nos é dada. Comungar a vida de Jesus é comungar o destino de Jesus. Tudo o que nos alimenta nesta terra e é material, corruptível não nos sacia. Temos sede e fome de felicidade e vida em plenitude.

A eucaristia, Pão de Deus que é a carne de Jesus, e a bebida de salvação que é o Sangue de Jesus,. Eis o alimento revigorador de nossa alma, nossa força e vigor. Ao comungarmos do corpo e sangue de Jesus, somos chamados a viver em nossa carne a vocação do grão de trigo, a também como Inácio viver com fé e esperança se colocando como trigo de Deus, o Pão de Deus a ser entregue, se consumir como sacrifício por Deus.  Ser Cristão verdadeiramente é querer Jesus em todo tempo e lugar, diz a canção: “não quero outra coisa a não ser tua cruz”, na cruz conhecemos quem é Deus e quem somos nós, na cruz nós vemos um Deus que se fez trigo a ser moído, triturado, esmagado pelas feras. Trazemos em nós o germe do martírio, se preciso for deveremos derramar o nosso sangue por Jesus e sua Igreja, é não temer em dizer com fé: “para mim viver é Cristo e morrer é lucro”. Santo Inácio de Antioquia compreendeu isso de forma perfeita, dizia ele: “morro por Deus com alegria... não me impeças de ser alimento para as feras, por elas pode-se alcançar a Deus. Sou trigo de Deus, serei triturado pelos dentes das feras para tornar-me o puro pão de Cristo”. Que santo Inácio de Antioquia interceda por nós e que seu testemunho de doação oblativa nos ajude a também viver para Cristo, pois é nele que nossa vida está escondida. amém     





"EU PROCURO AQUELE QUE POR NÓS DEU A VIDA,
E DESEJO AQUELE QUE POR NÓS RESSURGIU"

Nenhum comentário:

Postar um comentário