terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cristo é nossa torre forte

Celebrando a santa memória do grande pregador e doutor da Igreja, São João Crisóstomo, "o Boca de ouro", em uma de suas homilias do século IV vi uma expressão que é encorajadora frente às dificuldades e tribulações da vida, as quais deveremos enfrentar sem medo. Dizia o santo: "Sobrevêm muitas ondas e fortes tempestades, mas não tememos afogar, pois estamos firmados sobre a Pedra".

São consoladoras estas palavras, embora em nossa vida nós as esqueçamos tão facilemente. quem de nós em nossas jornadas diárias, nunca enfrentou momentos turbulentos, angustiosos, marcados pelo sofrimento, pela dor, por dificuldades que parecem sem fim. No mar da vida, a barca de nossa existência, tão remendada pelas nossas limitações, mas tão cheia de nossas qualidades e virtudes se depara com fortes tempestades de dificuldades e problemas, maremotos de decepções, ondas turbulentas de angústias, revoltas, injúras, calúnias, preocupações, tantos e tantos problemas que e certo momento parece que vai nos afundar, a ponto de sentirmos que Deus nos abandonou, não encontramos nem uma âncora, ou simplesmente um porto seguro para atracarmos esta barca.
não é só isso, em muitos momentos, na travessia da vida, enchemos nossas barcas de muitas coisas que na nossa visão são de grande importância, como um tesouro precioso, enchemos nossa vida de prazeres, riquezas exorbitantes, apego aos bens materiais. nos diversos portos no mar da vida vamos enchendo a barca de pequenas riquezas, colocamos tudo e a barca começa a pesar, porque, a verdade esta cheia de ninharias, de futilidades, e coisas que são paupérrimas, e consequentemente, afunda e por, conseguinte, perecemos, não tinhamos nada a que recorrer.
Aparentemente nossa barca tinha "tudo", mas na verdade não tinhamos a âncora para sustentar a barca, para que o vento de nossos próprios egoísmos não a levassem para qualquer lugar, até para o fundo do mar. Esta âncora é Cristo, na barca da vida ele deve ser o primeiro a estar presente, é o Tudo, quem torna a barca segura, leve, Ele é o porto que atracamos nas horas de turbulência nas tempestades inquietantes da vida. Cristo é a Pedra que ancoramos e que sustenta a nossa barca, deveras, ondas fortes no mar enfurecido de nossas vidas sobrevêm, mas nada pode afundar, fazer submergir o navo, a barca de Cristo, é ele o Capitão de nossa barca, quem nos lava ao alto mar, e nos protege contra as inúmeras tempestades da vida.
Quando esquecemos de Cristo vamos afundando na vida, não conseguimos vencer os problemas, as dificuldades, os tormentos, porque confiamos em nossas próprias forças, e como somos fracos, frágeis, desistimos frente ao grande percurso da vida, tão cheio de obstáculos. Pelo contrário, se nos temos a Cristo como nossa muralha, nossa fortaleza, a quem temeremos? a Nada! nada tememos, pois Cristo está conosco. eis a nossa força."O Senhor é minha luz e salvação de quem eu terei medo?" (Sl 26,1)
Agora, o mundo em que vivemos é marcado pela fuga da dor e do sofrimento, todos querem tudo na facilidade, ninguém quer passar pelo mínimo sofrimento. Deveremos suportar as tribulações da vida com confiança, sem murmurações, é lançar-se na vontade de Deus, não o que quero, mas o que tu queres Senhor, pois sois vós o auxílio, a minha força, a minha rocha e fortaleza, assim não tememos se a terra se abala, és a minha torre, és a Pedra que sustenta a minha pobre existência. tudo suporto por amor a vós, sabendo que tudo concorre para o bem daqueles que vos amam que em vós depositaram a própria vida.
São João Crisóstomo não temeu os sofrimentos, o exílio, tudo suportou por amor a Cristo, pois as tribulções, os sofrimentos do tempo presente, nem se comparam com as glórias que o Eterno Deus cheio de bondade e misericórdia tem preparado para aqueles que Nele Crêem. Por isso que São João Crisóstomo, não temeu em anunciar palavras sábias, cheias da Verdade que é Cristo, a ponto de ser martirizado, derramando o seu sangue por amor a Cristo, porque o testemunhou com a própria vida e entendeu que tudo era um nada e que Cristo era o Lucro, na expressão paulina: "Para mim viver é Cristo, e morrer é lucro" (Fl 1,21). Eis o grande exemplo a ser seguido, ter coragem nas provações e tribulações, pois com Cristo, a pedra angular que sustenta o edifício de nossa vida, conquistaremos a coroa e palma da gloria. que São João Crisóstomo interceda nos céus de Deus por nós. Amém!


Boca de ouro, dos teus lábios fluem
as torrentes que os vícios eliminam
rico e nobre verberam, e a todo o povo
as verdades ensinam

Egrégio arauto, êmulo de Paulo
que por amor a todos se fez tudo
espelho de virtudes, resplandeces
jamais calado e mudo.

Nem mesmo o imperador pôde dobrar-te
iras não temes nem desejas glória
ganhas no exílio a púrpura mátir,
a palma da vitória






Nenhum comentário:

Postar um comentário