terça-feira, 20 de setembro de 2011

QUEM É O CRISTÃO

“Já não sou eu quem vivo é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20).

- Em nosso mundo, nos tempos hodiernos temos visto uma crise de identidade, as pessoas não sabem quem são, vivem no total anonimato, é um mundo de máscaras, definimos uma pessoa não por aquilo que ela é, mas pelo que ela tem, é a saída do ser para o ter. Os números identificam as pessoas, se perdeu a preciosidade da essência do ser e se passou a admirar as categorias, as qualidades que nem sempre definem que propriamente é a pessoa. Imaginemos se alguém nos interrogasse sobre quem são os nossos pais, qual o nosso nome, a data de nascimento, onde moramos, o que fazemos e não soubéssemos dizer, que terrível seria e porque não dizer vergonhoso. Saindo da esfera social e adentrando na esfera religiosa, nos questionamos: Será que o Cristão sabe quem ele é? ou ELE vive no anonimato?, sou cristão, mas não sei o que de fato é ser Cristão? urge então perguntar: quem é o Cristão?, o que o distingue? Vejamos, a própria palavra Cristão define claramente a sua origem, Cristão vem de Cristo, sua essência é Cristo. Isto implica que toda a vida do Cristão deve ser um prolongamento da vida de Cristo. É a vida de Cristo a reluzir na vida, na existência do cristão.
-Ser cristão não é como uma logomarca, ou uma classificação, mas um estado novo de vida, o qual temos que vivê-lo a cada instante. É uma existência nova, uma realidade que transforma, nos modificar por inteiro.
- O ser Cristão não nasce do nada, ou de um simples balbuciar de palavras que prorrompem da boca de alguém que se diz cristão por conveniência, ou por tradição familiar, ou por uma idéia, ou princípio moral. O indivíduo se torna Cristão, ou o ser Cristão nasce de um encontro pessoal, ou seja, com uma pessoa, Cristo, não é um encontro qualquer, mas um encontro fascinante que deixa marcas, basta vermos os diversos encontros que Jesus teve com inúmeras pessoas: seus discípulos, Zaqueu, Homem Rico, A Pecadora, a Hemorroíssa, Levi, o Paralítico. Não foram simples encontros, embora, tenham acontecido no itinerário da vida de cada um, no seu estado e condição de vida, foi um encontro que mudou a vida de todos eles, existia algo em Jesus que o fascinava, Jesus tinha em si, algo de tamanha preciosidade que homem nenhum, pessoa Nenhuma tinha, por isso este encontro é performativo, ou seja, causa uma mudança, uma nova forma de vida, uma nova forma de ser, esta  mudança, é conversão. É dar uma nova forma á própria vida, um rumo novo.
- Esta Conversão ela se dá a partir de processo de morte, é um morrer gerador, criador, morrer para viver, se morre para nascer, e neste morrer se dá uma Mudança de sujeito. Portanto, saímos de nossa condição antiga, anterior para adentrarmos em um novo sujeito, não deixando de ser quem somos, não desaparece quem nós somos, apenas somos concebidos, mudados num EU MAIOR.  Há uma mudança de identidade: não “eu”, mas “Outro”.
-podemos nos perguntar: quando e como isto acontece? Esta mudança de sujeito, de identidade se dá No Batismo, pois na ação batismal fazemos o encontro a partir da fé como adesão a uma pessoa, Cristo, ou seja, é como um Fiat, o faça-se da aceitação da mudança, da ação performativa de Deus em nós, daí no batismo se renunciar as obras antigas, as ações do maligno, para abraçar a vida da Trindade, por isso que uma vez batizados, nos tornamos participantes da vida divina, nos tornamos filhos no Filho Eterno Jesus. No Batismo como dom da ressurreição de Cristo que ressuscitado doou o seu Espírito como dom, no sopro pascal e no rio de água viva jorrado de seu lado aberto na ara da cruz, recebemos o Espírito Dele, assim, somos “sepultados (mortos) com XTO por isso imergidos na água pneumatificada, e com ELE ressurgimos para uma vida nova” é um morrer para nascer . Podemos entender isto a partir do que nos ensina S. Paulo: “Todos vós que fostes batizados em XTO vos revestistes de XTO, pois todos vós SOIS UM SÓ em XTO” (Gl 3,28). Na ação sacramental do batismo  Nasce um novo sujeito, a partir da união entre EU (nós) e XTO, nasce o CRISTÃO. não por mérito nosso, mas como dom de Deus. a Mãe Igreja gera um filho, é a páscoa do homem na páscoa de Deus, é a saída das trevas para a luz, do pecado para a graça. Se deixa de ser pagão e agora se torna Cristão. a Pia batismal é sepulcro e útero, foi sinal, instrumento de morte e vida ao mesmo tempo.

- Ser Cristão é um dom, e como esse dom nos foi concedido no BATISMO como ação da IGREJA ou seja por meio dela, isto implica que ser CRISTÃO é pensar, sentir e agir na, para e com a IGREJA, ela é CORPO DE CRISTO, do qual fazemos parte, somos membros deste Corpo que tem Cristo como Cabeça. Podemos viver e experimentar os dons da Mãe Igreja, os seus sacramentos, a Palavra e sobretudo, podemos nos alimentar do alimento dos filhos de Deus, podemos nos aproximar do banquete sacrifical, pois temos as vestes que nos permite participar da ceia do Senhor, pois para ela fomos convidados
- É pela EUCARISTIA, Corpo e Sangue de XTO que nos unimos intimamente a XTO, como nos ensina os santos padres: “ao comungarmos nos tornamos quem recebemos”. “nos tornamos OUTROS CRISTOS”. S. João Crisóstomo diz: “Ao comungarmos a Eucaristia nos tornamos portadores de Cristo”. Assim aumenta nossa união com ele. É este o alimento do Cristão, é ele que nos dá forças para continuarmos nosso caminho, de colocar a vida a serviço, a doar-se, a ser um sacrificado, a carregar a Cruz de nossa salvação.
- Ser Cristão é ter os mesmos sentimentos de Cristo. É carregar a cruz cotidiana sem jamais murmurar, pois é ela que nos dá a Felicidade Verdadeira. Ela é a escada, a porta que nos conduz ao céu, a nossa pátria, a morada do Cristão. O Cristão não tem pátria, pois sua pátria é Cristo.
- Ser Cristão é Sofrer com Cristo é estar intimamente unido a Ele, seguindo os seus passos, trilhando as suas veredas – Eis a nossa Identidade. Eis a nossa missão. O maior dom que Deus nos deu foi a Vida, não esta vida mortal e perecível, Deus nos dá mais que isso, deu-nos o dom da Vida Verdadeira que buscamos, e que desejamos ansiosamente pelo germe de eternidade que há em nós. O Cristão foi criado para o Céu. e o dom maior foi a Vida Eterna, por isso que é o homem é capaz de Deus.
- que beleza ser Cristão, lutemos para vivermos segundo a vontade de Cristo, não manchemos esta tão bela identidade, a imagem Dele impressa em nós. Repito as mesmas palavras de S. Irineu: “No palmilhar de vossas vidas, reconhecei vossa dignidade ó Cristãos”.


"Trago em meu Corpo as Marcas de Jesus" (Gl 6,17)
Eis quem é o Cristão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário