quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A Natividade de Maria - A esperança nasceu para o mundo

"Ao nascer a Santa Virgem, iluminou-se o mundo inteiro: Feliz estirpe, raiz santa, e bendito é o seu fruto" (Antífona do Salmo de Laudes).

Celebrar o nascimento da Grande Mãe de Deus (Teotokos), a Bendita Virgem Maria, é exultar de alegria, é cantar o nosso Magnificat, pois O Senhor realizou maravilhas a nosso favor; a esperança brilhou para nós, por meio da Nova Eva, pois, a humanidade imersa nas trevas pelo pecado de nosso primeiros pais (Adão e Eva), "teve a sua imagem ferida, dilacerada em duas partes" (Von Balthasar), a morte como salário do pecado adentrou no mundo; a humanidade rejeitou o projeto benevolente de Deus: "Os que ele conheceu, os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho (Jesus)" (Rm 8,29). Esta imagem precisava ser restaurada, mas o homem não tinha capacidade, forças para realizar tal ação, ficou longe de Deus, sem forças para voltar ao paraíso.  Tudo ia acabar aí? não!Mas, Deus porque é amor não deixou o homem entregue à morte. O profeta Miquéias já anunciara a Boa Nova: "Israel (Humanidade)...Deus a abandonará até o momento em que der à luz aquela que há de ser mãe" (Mq 5,2). A hora estava para chegar, o relógio do tempo estava andando atrasado, serviu de sinal para a vinda do Verbo Encarnado. Deus Pai enviou o seu Filho Unigênito ao mundo para salvar a humanidade, para restaurar a História, pois "tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8,28).Mas se todos estavam imersos no abismo do pecado, Deus que é puro e santo precisaria de um meio, um depósito sem mancha alguma de pecado, um solo fértil, jamais fecundado, aquele que é puro e sem mancha, deveria vir ao mundo, assumir a nossa condição em um seio puro, casto,sem mancha, e a escolhida foi "a Filha de Sião, a nobre Filha de Davi, descendente de Abraão, da Tribo de Judá": Maria (antífona do salmo de laudes). Ei-la a escolhida por Deus e imaculada, já trazendo em si as primícias da redenção, com ela e nela Deus iniciaria a realização de seu plano de redenção, A Encarnação do Verbo de Deus como obra de Salvação "a Macro História da Salvação se daria na Micro história, Maria", as antigas promessas iriam se cumprir, O Nascimento de Jesus é um prelúdio do nascimento de Maria. o nascer da virgem santa é "a aurora da salvação" (Oração de coleta).
A maldição erigida por Eva será dissolvida pela Nova Eva,  a Luz que será gerada na força do Espírito no seio de Maria vencerá as trevas. Deus escolheu Maria, foi predestinada para a união do Verbo, "Agora a virgem nasce, é alimentada com o leite, plasmada e preparada como mãe para o Deus e rei de todos os séculos" (Dos Sermões de Santo André de Creta). Da menor entre as cidades, da pequenina Belém, Deus viu Maria, ela brotou da raiz de Jessé, ela é da raça de Israel e é desta raça que Cristo virá, podemos ver bem esta verdade no Evangelho lido na Liturgia de hoje, quando o Evangelista Mateus iniciando seu Evangelho com a genealogia e Jesus, é a história humana de Jesus, o homem gerado para renovar a históra, ele desce dos céus para dar um novo rumo a história, se no início do antigo testamento tinha um homem: Adão, no início do Novo testamento surge outro homem, O Novo Adão Cristo. o que nos permite ver que Jesus é da raça de Israel é o inicío do Evangelho: "Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão" (Mt 1,1) Duas figuras importantes, o grande patriarca e o grande rei de Israel, eis a raça de Maria, eis a raça de Jesus. Neste Evangelho é a primeira vez que Maria aparece, primeiro nas genealogias não se tinha mulheres, nesta são citados os nomes de cinco, as quatro primeiras são: Zara, Raab, Rute e a Mulher de Urias: Bersabéia. todas pecadoras, isso indica que aquele que nasceu da toda pura, toda santa adentrou na história marcada por fraquezas, Jesus fez-se irmão dos homens.  A novidade é que a quinta Mulher é Maria, diz-nos o texto: "Jacó gerou José, o esposo de Maria da qual ansceu Jesus chamado o Cristo" (Mt 1,16). Maria rompeu com a ordem da genealogia, indicando que o Novo, o Senhor, o Novo Davi, o rei definitivo de Israel viria ao mundo. Eis a alegria, a esperança, a glória de Sião.
Bendita és tu entre as mulheres ó Virgem Maria, Deus te escolheu, te agraciou, em teu seio Deus se aniquilou e o homem se deificou. rendemos a Deus louvores celebrando o teu natal. Como dizia Santo André de Creta: "Hoje se construiu o templo criado do Criador de tudo, e pela criatura, de forma nova e bela, preparou-se nova morada para o seu criador". A infância de Maria é um silêncio, está oculta como a do Filho, sinal de quem viveu a dinâmica do Reino, humilde, pequeno, simples. somos convidados a como Maria viver numa vida silenciosa, oculta em Cristo, pois é nele que nossa vida está escondida.
 hoje toda a criação canta e exulta de alegria por tão grande dádiva, termino com as palavras da antifona do terceiro salmo das vésperas: "Santa Maria, Mãe de Deus, sois bendita e venerável, ao celebrarmos vossa festa, intercedei por todos nós junto ao Cristo vosso Filho". Amem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário