segunda-feira, 2 de abril de 2012

Caminhar com Cristo para Jerusalém

Deixo-vos aqui a reflexão que fiz na noite de SEXTA-FEIRA na Celebração Penitencial, visto que não era missa, nós lemos  e meditamos o Quarto Cântico do Servo Sofredor e no Evangelho, Jesus que estava a caminho para entrar em Jerusalém para viver a hora da paixão.

Queridos e amados irmãos em Cristo Nosso Senhor e Salvador, nos reunimos nesta noite para nesta celebração penitencial prepararmos os nossos corações para celebrarmos dignamente o Mistério da Páscoa. As leituras que escutamos nos convidam a olharmos para Jesus, o Filho do Homem e Servo de Deus que se entregou à morte para nos redimir do pecado e nos conceder a salvação.

No Evangelho que escutamos, vemos Jesus se dirigindo para a Cidade Santa de Jerusalém, podemos fazer três perguntas que nos ajudarão a compreender este caminho de Jesus. ei-las: O que levou Jesus a Jerusalém?, O que Jesus foi fazer em Jerusalém? O que nós, os discípulos de Jesus vamos fazer em Jerusalém.

Jesus está subindo a Jerusalém, (Mc 10,32) o interessante é que nós estamos também para subir com ele para lá; no domingo nós celebraremos a sua Entrada triunfal em Jerusalém, somos chamados a ir e a entrar com Ele. O que levou Jesus até lá, foi uma grande missão que ele tinha a cumprir: a dívida, o débito, a grande ofensa que os nossos pecados causaram contra Deus; somos pobres, pequenos, fracos, não temos condições de pagar esta culpa, ficamos como ovelhas errantes pelo caminho da vida, sem saber o que fazer. Todavia, Deus Pai se compadece de nós e entrega, envia o seu Filho ao mundo, para que ele assumindo a nossa condição possa pagar a nossa culpa, “os nossos pecados caíram sobre Ele” (Is 53, 5).

Aqui se revela a Grande missão que Jesus iria e deveria cumprir em obediência amorosa ao Pai: Ir a Jerusalém para viver a Hora da Paixão e morte de Cruz; “foi precisamente para esta Hora que eu vim” (Jo 12,27). Por isso que decididamente ele vai à frente dos seus, é Ele o Mestre que ensinará aos seus o caminho da vida verdadeira, é Ele que deverá dar a vida pelos seus. Certamente esta caminhada do Senhor foi com passos firmes, com o coração e a vida direcionados para atingir o fim desta caminhada, de alguém que sabe o que está fazendo. Certamente esta atitude de Jesus, não foi entendida pelos que estavam ao seu redor, “por isso ficaram preocupados e com medo” (Mc 10,32). Nós também podemos ter este medo e ficarmos como que temerosos, as nossas inquietações, nossos questionamentos, poderão estar pairando em nossos corações, e podemos até nos perguntar: o que nós faremos no domingo de Ramos e da paixão do Senhor?  E o Senhor dirá o por que desta caminhada tão decidida.

Aqui nós já encontramos a resposta para a segunda pergunta: O que Jesus foi fazer em Jerusalém? O Senhor Jesus diz aos seus discípulos e hoje diz a cada um de nós: “O Filho do homem será entregue, aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas. Vão condená-lo à morte e entrega-lo aos gentios; hão de escarnece-lo, cuspir-lhe, acoitá-lo e dar-lhe a morte. mas ao terceiro dia ressuscitará” (Mc10,33). Eis o que o Senhor irá fazer em Jerusalém, Ele oferecerá a sua vida em sacrifício para nos redimir de nossos pecados, enfrentará toda crueldade, dor, solidão, desprezo, humilhação, maus tratos, cusparadas, bofetões, chicotadas, todo duro castigo por nós, será considerado como um grande criminoso, um maldito.

Ele que é o  Senhor Onipotente se fará nosso servo, nosso escravo, Ele que é o Cordeiro se fará ovelha levada ao matadouro da cruz, por amor ao Pai e a nós. Ele se entregará inteiramente, se esvaziará por completo e livremente, no silêncio amoroso para nos conceder a alegria de viver, sentirá todo abandono de Deus, consequência do pecado que ele carregará sobre si, não só no madeiro da cruz, mas em seu próprio corpo, sentirá as chagas da vida pecaminosa a ferirem seu coração santo.

Eis meus irmãos, na cruz que está diante de nós, de nossos olhares, o nosso Deus, tão grande, mas agora tão pequeno, Tão forte, mas agora tão fraco, tão belo, mas agora reduzido a nada, esvaziado inteiramente de si, esmagado pelo peso de nossas iniquidades, parece um verme, um lixo; sim! O Filho do Homem, o mais belo dentre todos os homens, o rebento formoso da raiz de Jessé, agora parece um verme, sem beleza, sem formosura, aparentemente não atrai os olhares do mundo.

Entretanto, cada ferida, cada chaga que este homem de Deus  traz em seu corpo é sinal da beleza salvífica que atrai o mundo, eis a beleza que Salva o mundo, pelas suas chagas nós fomos curados, encontramos a Vida verdadeira, a felicidade sem fim, em seu corpo pendido no madeiro da Cruz, encontramos a nossa redenção, a nossa alegria, podemos experimentar o amor mais puro e verdadeiro. Ele se fez nada, nada, unicamente para nos dar Tudo: o Amor de Deus.

Todos nós buscamos e queremos a alegria da páscoa, da Ressurreição, mas, para tanto, temos que como Jesus passar pela cruz, ela é a única escada, ponte e  caminho que nos leva à vida bem-aventurada, temos que nos fazer pequenos e servos. Por isso que Jesus disse aos seus discípulos: “Quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos, pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de muitos”. Eis o exemplo que o Senhor nos deixou.  É isto que nós iremos fazer também em Jerusalém com o Senhor, ser servos com Ele, o grande Servo, Concrucificados com ele, queridos irmãos não o abandonemos nesta caminhada para a cruz, mas, “sigamos seus passos, ou seja, imitemo-lo”. Eis a resposta que o Senhor  espera de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário