sábado, 14 de abril de 2012

REFLEXÃO DO EVANGELHO - 2º DOMINGO DE PÁSCOA

Caros amigos em Cristo que a paz do ressuscitado esteja convosco! A Liturgia deste 2º domingo de Páscoa nos convida a compreendermos que nós somos a comunidade que se reúne ao redor do Cristo Ressuscitado, para viver de sua vida, de sua palavra, de seu Corpo e sangue, de sua história. Ele é o centro de nossa vida de fé.

Pois bem, hoje concluímos a oitava da páscoa, somos conduzidos ao ponto inicial do domingo passado, quando celebramos a Ressurreição de Cristo, dia em que o Senhor destruiu a morte e ressurgiu dando-nos vida em plenitude, dia em que o Senhor nos comunicou a sua paz, quando estávamos como os discípulos, marcados pelo medo, pela tristeza, pela solidão, dia em que o Senhor nos doou o seu Espírito de Ressurreição, dia que o Senhor fez para nós, e no qual somos chamados a nos reunirmos como Comunidade Viva e Novo Povo santo de Deus, ao redor de Jesus vivo e presente na Eucaristia, que se põe em nosso meio.

Este é o Oitavo dia, o dia que não tem fim, o dia do sol sem ocaso. Esta é a razão pela qual nos reunimos a cada domingo para celebrarmos a Eucaristia, para diante do Senhor com piedade, e de coração contrito e humilde podermos tocar em suas chagas e exclamar: “meu Senhor e meu Deus”. Assim, somos os bem-aventurados, os felizes porque cremos no Senhor Ressuscitado sem o ter visto, e por isso o amamos.

Por conseguinte, podemos nos perguntar: Como nós somos inseridos nesta comunidade? A resposta é: pela fé. Por meio dela somos inseridos no seio desta comunidade, e esta fé é adesão, entrega, abandono, confiança em Jesus, o Filho de Deus, o Ressuscitado. No dia de nosso batismo fomos inseridos nesta comunidade onde mergulhados nas sagradas águas cheias do Espírito do Ressuscitado nos tornamos novas criaturas. Fomos transfigurados em Cristo, e por isso recebemos o digno nome de cristãos, agora temos a força para podermos vencer o pecado, as dores, as tristezas e angústias da vida, “Quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”.

Jesus é o fundamento de nossa fé, Ele é a Pedra Angular que sustenta nosso edifício existencial? Mas, será que de fato sabemos quem é aquele que Cremos? Ele é aquele que veio pela água e pelo sangue. “Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue. E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade”. Jesus foi Batizado nas águas do Rio Jordão, e tornou pleno e levou a cumprimento este seu batismo na cruz quando derramou o seu sangue por amor e para a salvação da humanidade. E foi justamente na cruz que Ele, verdadeiro Deus e verdadeiro homem se entregou inteiramente a nós, tendo o seu lado aberto pela lança, nos abriu o novo espaço onde nós podemos encontrar Deus. De seu lado nasceu a sua Comunidade, a sua Igreja, do seu seio jorrou o rio de água viva, o sangue e água sinais dos sacramentos do batismo e da eucaristia, cheios do Espírito Santo. É na força do Espírito Santo que nós recebemos a vida nova de Deus, e por isso, em cada sacramento Deus habita em nós pelo seu Espírito.

O Espírito Santo é o grande dom pascal que Jesus ressuscitado doou à sua Igreja, é a vida da graça, da força e do vigor, nos recordemos que no dia de Páscoa Jesus soprou sobre os seus discípulos, sobre a sua Igreja, este dom, e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. É importante notar que o verbo: soprou, que aparece aqui no Evangelho é o mesmo utilizado no relato da criação, quando Deus soprou sobre as narinas do homem, o seu hálito de vida. Isto revela um precioso mistério, Jesus ao soprar sobre os seus o Espírito, comunica-lhes a sua vida, a vida de Ressuscitado, por isso que a comunidade primitiva viverá cheia do Espírito Santo, reunida no amor fraterno, na unidade, na partilha, na comunhão, na alegria, na esperança. É a partir destes frutos, e, praticando-os que iremos viver como comunidade dos redimidos.

É também por este mesmo Espírito que nos reconciliamos com Deus, quando em virtude de nossos pecados rompemos nossa união com Ele, pelo sacramento da confissão esta aliança é reatada, são os sacerdotes que receberam esta grande missão de continuarem os passos de Cristo e serem dispensadores da graça multiforme de Deus que nos reconciliam com Deus e nos inserem na vida eclesial.

Peçamos a Deus a graça de vivermos a cada dia segundo a graça que recebemos desde o dia de nosso batismo, segundo a nossa vocação, e que “Deus reascenda em nós a fé, para compreendermos melhor o batismo que nos lavou, o espírito que nos deu vida nova, e o sangue que nos redimiu”. Que assim seja!


Nenhum comentário:

Postar um comentário