sábado, 12 de novembro de 2011

Amizade com Cristo

 Papa Bento XVI sempre nos exorta com fé que o Cristianismo nasce não de uma idéia, nem de uma ideologia, ou de uma doutrina moral, nasce de um encontro com uma pessoa, Deus revelado em Jesus Cristo, de modo que a nossa fé não está fundada em algo, mas um em Tu, ou seja, é uma fé relacional que nos chama à intimidade de vida. Isto porque Deus nos chamou desde sempre a esta comunhão de amor, chamou-nos para participarmos de sua vida, convida-nos para sermos seus amigos, para falarmos face a face. Por isso descrevo uma pequena fala de Papa Bento XVI sobre o sentido da amizade com Cristo. 

O Senhor dirige-nos estas palavras maravilhosas: Já não vos chamo servos... mas chamei-vos amigos (Jo 15, 15). Quantas vezes não sentimos que somos - e é verdade - apenas servos inúteis! (cfr. Lc 17, 10). E, apesar disso, o Senhor chama-nos amigos, faz-nos seus amigos, dá-nos a sua amizade. O Senhor define a amizade de uma dupla maneira.
[A primeira é que] não existem segredos entre amigos: Cristo diz-nos tudo quanto escuta do Pai; dá-nos toda a sua confiança e, com a confiança, também o conhecimento. Revela-nos o seu rosto, o seu coração. Mostra-nos a sua ternura por nós, o seu amor apaixonado que vai até à loucura da Cruz. Confia-se a nós, dá-nos o poder de falar com o seu Eu: Isto é o meu Corpo..., Eu te absolvo... Confia-nos o seu Corpo místico, a Igreja. Confia às nossas fracas mentes, às nossas fracas mãos, a sua Verdade - o mistério de Deus Pai, Filho e Espírito Santo; o mistério de Deus que tanto amou o mundo que lhe deu o seu Filho unigénito (Jo 3, 16). Fez de nós seus amigos [...].
O segundo elemento com que Jesus define a amizade é a comunhão das vontades. Idem velle - idem nolle [querer o mesmo, não querer o mesmo, isto é, ter os mesmos gostos e repulsas], era também para os romanos a definição da amizade. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que vos mando (Jo 15, 14). A amizade com Cristo coincide com aquilo que o terceiro pedido do Pai-Nosso exprime: Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no Céu. Na hora do Getsêmani, Jesus transformou a nossa vontade humana rebelde em vontade conforme e unida à vontade divina. Sofreu todo o drama da nossa autonomia - e é exatamente pondo a nossa vontade nas mãos de Deus, que nos dá a verdadeira liberdade: Não se faça como eu quero, mas como Tu queres (Mt 26, 39). Nessa comunhão das vontades, realiza-se a nossa Redenção: sermos amigos de Jesus tornarmo-nos amigos de Deus. Quanto mais amamos Jesus, tanto mais o conhecemos, tanto mais cresce a nossa verdadeira, cresce a alegria de sermos redimidos. Obrigado, Jesus, pela tua amizade!

Nota pessoal: Quantas vezes nós como cristãos batizados não nos esquecemos desta grande verdade, "Jesus nos chama a sermos seus amigos", a partilhar com Ele as nossas alegrias, vitórias, derrotas, dores, sofrimentos, angústias; nos deixamos levar por um relacionamento frio, fugaz, fechamos o nosso coração, para este Deus que vem sempre ao nosso encontro, nos dá a sua vida, sua lida, suas jornadas na pequena Galiléia ou na Grande Jerusalém, se entrega a nós por inteiro, sem reservas, e nós o que damos a Ele? nem sequer ao longo do dia damos 1,2,3,10 minutos a Ele, para agradecê-lo as maravilhas que ele tem realizado a nós, nem sequer temos tempo de inclinar nossa cabeça eu seu divino coração e escutar a voz suave de seu amor a curar as nossas chagas e feridas interiores. A Graça de sermos cristãos e que nem sempre nos damos conta é que podemos entrar constantemente em contato com Deus, ele não está longe, não está no céu, nem distante de nós, está bem perto de nós, é mais íntimo de nós do que nós mesmos, podemos tocá-lo, em nossas pobres mãos, indignas, mas que por amor pousa sobre elas, sustentamos nelas aquele que nos sustenta, sem o qual não vivemos, se faltar-nos um simples respiro, voltamos para o pó. ó admirável comércio entre o céu e a terra, Deus vem ao nosso encontro, desce das alturas, para nos conduzir ao céu, para que o homem suba à glória sem fim. façamos e nossa vida uma eterna amizade com Jesus, entreguemos nosso coração a ele, somos teus Senhor e isto nos basta, se tu és a nossa herança, temos tudo e nada nos falta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário