quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SANTO ANDRÉ ENCONTROU O MESSIAS

É muito profundo o encontro de Jesus com o apóstolo André, reparemos de per si que este apóstolo foi o primeiro a ser chamado por Jesus para segui-lo como seu discípulo, Jesus o chamou para compartilhar a sua vida, palavras, ações com ele. O evangelista João mostra este encontro de André com Jesus, primeiro, André era discípulo de João batista e certamente aprendeu muitos ensinamentos sobre quem era o Messias e para que ele viria, depois o próprio André vivia o anseio de conhecer este enviado de Deus. quando Jesus ia passando João convida André a fixar o olhar no homem que passava na estrada de suas vidas, mas o interessante é quem passava não era um homem qualquer como tantos outros, mas era o Cordeiro de Deus aquele que tira o pecado do mundo, era o Redentor da humanidade, aquele que cumpriria e saciaria todos os anseios que o povo de Israel sentia, pois bem ao ver Jesus os dois discípulos seguiram o Cordeiro, lembremo-nos que seguir é ser chamado a imitá-lo, configurando a sua vida à dele, não se pode segui-lo porque ele causa admiração ou simplesmente porque o achou bonitinho, ou para matar a curiosidade, não; de repente quando Jesus olha vê que os discípulos estavam seguindo-o, logo faz uma pergunta desconcertante e sábia: a quem procurais? Esta pergunta de Jesus é fundamental para quem quer segui-lo, o que nós procuramos quando seguimos Jesus, será que são os nossos interesses? Um meio de satisfazer nossos meros anseios e prazeres? Ou porque vemos nele um milagreiro, um revolucionário? Seguir Jesus envolve duas atitudes: não ter medo de segui-lo e depois dar a ele o destino da própria vida, é se eixar conduzir para um lugar desconhecido, mas ter uma fé firme de confiar que o Senhor nos conduz para uma vida maior.
À pergunta de Jesus, os discípulos respondem: Mestre onde moras? Queriam conhecer o habitat do Senhor, só que a morada de Jesus não é uma casa construída por mãos humanas, a morada de Jesus é o céus de Deus, ou seja, o mistério de Deus mesmo, e só quem faz o caminho com Jesus é capaz de conhecer onde ele mora, e não é por acaso que Jesus os convida: “Vinde e vede”, ou seja, Jesus em outras palavras estava dizendo, venham, me sigam, caminhem após mim, trilhem o meu caminho e vocês me conhecerão, saberão quem eu sou e também onde eu habito. É este o convite que Jesus nos faz, ele nos chama ao seu seguimento, a partilharmos nossa vida com a dele, a sermos peregrinos com o Grande Peregrino.
André foi, viu, ficou com Jesus, o interessante é que ele passou um tempo muito grande, demorou com o Senhor, certamente foi um encontro de profundidade imensa, Jesus transmitiu o que é segui-lo, revelou quem ele é, a ponto de quando André saiu do encontro com o Senhor correu ao encontro de seu irmão Simão Pedro e disse: “encontramos o Messias”. Quão profundo foi o encontro de André com o Senhor, ele compreendeu quem de fato era aquele homem que ele seguiu e foi até a sua morada, era o Messias, o Ungido de Deus, aquele que tinha a missão de reconduzir à humanidade ao caminho da vida verdadeira, era o esperado que veio saciar o desejo do povo de uma vida feliz, longe da escravidão. André compreendeu que deveria trilhar o caminho do seu Mestre, Jesus, por isso associou sua vida a Cristo a ponto de no final ser morto numa cruz, porque soube imitar a Jesus, encontrou o segredo do discipulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário