quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Da pureza e simplicidade de coração




IMITAÇÃO DE CRISTO: LIVRO II - CAPÍTULO IV

Tem o Homem duas asas com que se levanta acima das coisas terrenas, que são simplicidade e pureza. A simplicidade há de estar na intenção, e a pureza no afeto. A simplicidade busca a Deus; a pureza o abraça e nele se compraz. Nenhuma boa obra te impedirá de voar, se interiormente estiveres livre de todo o afeto desordenado. Se não quiseres senão o que Deus quer e o que é útil ao próximo, gozarás da liberdade interior. Sendo o teu coração reto, tens em qualquer criatura um espelho de vida e um livro de santa doutrina.
Não há criatura tão pequena e tão vil que não represente a bondade de Deus. Se fosses bom e puro no interior, logo verias e entenderias bem todas as coisas sem impedimento. O Coração limpo penetra o céu e o inferno. Cada um julga as coisas exteriores, segundo suas disposições interiores. Se há alegria no mundo, sem dúvida que a possui o homem de coração puro... quando o homem começa perfeitamente a vencer-se e a andar com valor no caminho de Deus, logo tem por ligeira as coisas que antes lhe pareciam pesadas.

NOTA PESSOAL: Não foi a toa que o Senhor Jesus um dia exortou a seus discípulos que fossem como crianças para poderem entrar no Reino dos céus, (Mt 18, 2-3), foi uma exortação sábia, para que eles compreendessem que o seguimento a Jesus deve nos converter a uma vida simples e humilde, a ter o coração terno e puro, a não guardar rancor, raiva, a ter a simplicidade e a pureza na vida como uma criança. Amados irmãos e irmãs em Cristo nunca reneguemos esta verdade: "Quem quiser ser grande para Deus, tem que aprender acima de tudo a ser pequeno". Pois, o Divino Mestre, Jesus, sendo Grande se fez pequeno, sendo Deus se fez homem, sendo Rei se fez servo, sendo Rico se fez pobre. Busquemos diante de Jesus a pureza de coração e a simplicidade de vida queiramos ser simples servos e servas da vinha do Senhor, escravos de Deus por amor, pois em nossa vida não temos outra coisa senão adorar a Deus e amá-lo, e dispensar o seu amor na vida de nossos irmãos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário