quarta-feira, 30 de novembro de 2011

SAGRADO TEMPO DO ADVENTO - IV

I.              ESPIRITUALIDADE DO ADVENTO

Para celebrar o grande acontecimento da manifestação de Deus que adentra em nossa história pela sua encarnação, a Igreja quer se preparar bem para esta grande dádiva de Deus que vem ao nosso encontro para nos conduzir até ele.

a)    Expectativa vigilante e alegre

Deus fez-nos uma promessa, e Ele é fiel, Ele vem para nos restaurar, não celebramos algo fictício, ou mágico, mas algo real. Esperamos peregrinantes à Vinda gloriosa do Senhor; esta espera deve ser marcada pela a alegria de que Deus cumprirá a sua promessa porque Ele é um Deus justo fiel e sem falsidade. A alegria da espera se manifesta cosmicamente pelos céus que derramam o orvalhoexultam de grande alegria, Maria e João batista que exultam de alegria e o próprio nascimento de Jesus é marcado pela alegria do cantar dos anjos.

b)    Conversão
Esperamos o Senhor com prontidão, esperança e alegria, mas para isso devemos ter um coração novo, aberto, limpo para acolhermos o Salvador que vem, ó portas levantai vossos frontões, elevai-vos bem mais alto antigas portas, afim de que o Rei da glória possa entrar.

c)    Pobreza
Os pobres do Senhor, os anwins, que possuem um coração manso e humilde, coração temente à Deus. O Senhor vem para os que tem o coração pobre, pois Ele mesmo é o POBRE DE DEUS, primeiro porque sendo rico se fez pobre, assumindo a conditio pecatoribus, para nos enriquecer, veio aos homens para que os homens fossem a Deus, nasceu em uma aldeia pobre, a pequenina Belém, e depois nasceu num lugar pobre, a humilde manjedoura, revelando-se ali como alimento da humanidade. É possível ver esta pobreza interior manifestada em Maria santíssima, em João Batista, José, Zacarias, Isabel.





Nenhum comentário:

Postar um comentário