sábado, 26 de novembro de 2011

O SAGRADO TEMPO DO ADVENTO - I

Amados irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo, o Justo-esperado, a vós graça e paz! Nossa mãe igreja neste final de semana inicia com fé o sagrado tempo do advento, como momento de preparação do coração para celebrarmos em nossa história o nscimento do Filho de Deus em nosso tempo. Por isso oferto-vos uma pequeno estudo teológico-espiritual que preparei para que juntos possamos ter uma consciência viva sobre o mistério que vamos celebrar. Durante alguns dias postarei alguns textos sobre o advento a partir deste estudo. Espero que vos sirva de ajuda para bem celebrarmos o advento. Desde já sugiro como leitura espiritual neste tempo do advento o Livro do Profeta Isaías.






Na próxima postagem falaremos melhor sobre este advento escatológico e natalício



ADVENTO[1]


“O Advento significa a vinda do Senhor já começada, mas também só começada. O cristão não olha só para o que passou e já foi, mas também para aquilo que virá... sabe que a presença de Deus, que agora apenas começou, um dia será presença consumada”.( Joseph Ratzinger)


INTRODUÇÃO

Há dois grandes períodos que perpassam a vida da Igreja no que diz respeito à celebração de fé na liturgia, são os dois polos em cujo redor gira todo o ano litúrgico, são eles: Páscoa e Natal. O primeiro compreende a quaresma e a festa de pentecostes. O segundo compreende o advento e a epifania. Estes dois ciclos litúrgicos (Ciclo pascal – Ciclo do natal) estão intimamente ligados, de modo que em todo o ano litúrgico a santa Mãe Igreja celebra com fé todo o Mistério de Jesus Cristo, desde sua Encarnação até a espera da sua segunda vinda gloriosa. Em cada um destes ciclos se celebra o Mistério da Redenção, na páscoa ele encontra o seu ponto máximo, no natal nossa atenção se volta em Jesus Cristo, o Deus que por nós se fez homem, e que também por nós sofrerá a paixão e morte para nossa salvação. Tanto a páscoa como o natal, são precedidos de tempos de preparação que elevam o coração dos fiéis ao mistério que será celebrado, ao tempo pascal tem-se a QUARESMAe ao tempo do natal, tem-se o ADVENTO. Deste modo nossa reflexão discorrerá sobre o Santo Advento como tempo de preparação para a manifestação de DEUS feito homem em JESUS.


I.              HISTÓRIA E ORIGEM

Antes de descobrirmos o sentido da Palavra Advento, chamo-vos a atenção sobre a descaracterização que o tempo do advento, e consequentemente o Natal tem sofrido, em virtude de um mundo marcado pelo consumismo econômico, uma sociedade industrial, mercantilista, que destrói todo sentimento de fé e de piedade que o doce tempo do advento possui, passa-se a se viver um natal mágico! Queremos, pois recuperar o sentido profundo deste tempo.

- Até o século VIII não se falava em um tempo de preparação para o Natal do Senhor, tinha-se apenas alguns poucos dias de jejum que antecediam o natal, possuindo um caráter penitencial; foi somente no século VIII em diante que o Natal passou a ser precedido por um período de preparação, chamado advento, mas que a princípio evocava mais a segunda vinda de Cristo do que seu nascimento, de modo que os domingos que precediam o natal eram destinados há concluir o ano litúrgico, sinal do cumprimento da missão do Redentor. Depois se passou a ter uma característica de preparação para celebrar o nascimento do Senhor Jesus.

- A Palavra Advento não significa nem tanto “aguardar” ou “esperar”, como muitos de nós aprendemos, mas significa “presença”, pois deriva do termo grego parusia = presença/chegada, isto é, presença iniciada. Para entendermos melhor, busquemos o sentido histórico da palavra.Na antiguidade ela era aplicada para explicar a presença do rei, sua chegada no meio de seu povo, era a sua Parusia. Portanto, tirou-se o sentido pagão e se cristianizou, agora o Advento quer dizer a presença iniciada de Deus mesmo, ou seja sua chegada em nossa história; o cardeal Ratzinger nos ajuda a compreender esta realidade quando nos diz: “A presença de Deus no mundo já começou, mas ainda não está consumada”. Por isso que o tempo do advento será marcado pelo suspirar de fé da Igreja na espera da manifestação do Senhor que já veio uma primeira vez, mas que virá uma segunda vez.
- É verdade que nos colocamos numa atitude de espera, nos unindo a todo o povo de Israel que esperava a chega do Messias, o advento do Reino de Deus, mas a liturgia nos faz perceber já a presença de Jesus em nosso meio, como dissemos é uma presença iniciada.

Isto nos permite apontar para duas realidades que permeiam o sentido do advento como preparação para a vinda do Senhor. Podemos falar em dois adventos:

·         Advento escatológico
·         Advento natalício

Então, diremos que se trata da manifestação do Senhor em nossa carne(1ª vinda) e a manifestação do Senhor em sua glória(2ª vinda).

- É interessante notarmos que com o nascimento de Jesus cumpre-se todas as promessas do Antigo Testamento, e isto faz com que a história seja dividida num antes de Cristo e depois de Cristo, por conseguinte, o advento é justamente este tempo que precedeu a manifestação do Senhor. Isto permite que vejamos o próprio natal como um anúncio escatológico.


[1] Para esta formação fiz uso das seguintes bibliografias: MARSILI, Salvatore. Sinais do Mistério de Cristo. p. 545-548. 621-626. BERGAMINI, Augusto. Cristo festa da Igreja. p. 175-194. BOROBIO, Dionísio. A Celebração na Igreja. vol 3. p. 166-167. 174-179. RATZINGER, Joseph. Dogma e Anúncio. p. 319-326.

Nenhum comentário:

Postar um comentário