quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Mistério da Única Igreja de Cristo

Hoje celebramos com fé a Dedicação da “Mãe de todas as Igrejas”, a cabeça de toda a “Ecclesiae urbe et orbi”, é a Basílica de São João de Latrão. É a catedral do bispo de Roma, o papa; ele como o Sucessor de Pedro, é o “perpétuo e visível fundamento de unidade, não só dos bispos, mas também da multidão dos fiéis” (LG 23). É lá que está a cátedra de Pedro, é dela que Ele preside “a assembleia universal da caridade” (Sto Inácio de Antioquia), de modo que todas as Igrejas particulares estão unidas com a Igreja de Roma, pelo vínculo do Espírito Santo que nos fez um só corpo, que tem o Cristo como Cabeça . Ela é o centro de unidade do Povo de Deus, que em todo o cosmo se volta ao redor do Pastor visível da grei de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso ao celebrarmos com fé este dia, celebramos o mistério da Unicidade e da Universalidade da Igreja, é ela a única Igreja de Cristo, pois Ele a Instituiu como dom de sua páscoa redentora e a confiou ao Apóstolo Pedro. Ela que está em todas as partes, e todos se voltam para o UNO (Trindade), daí o sentido de católica = universal = versus+unum. Mas também porque em todo tempo e lugar todos comungam de um único Deus, de um só batismo, de uma só fé, uma só celebração comum do Culto Divino.

Vejamos que Cristo confiou o seu rebanho, a sua Igreja, as suas ovelhas por três vezes à Pedro: “Pedro tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21, 15-17), antes disso foi sobre a fé de Pedro que Cristo edificou a sua Igreja (Mt 16,18). Deste modo, com fé afirmamos que é Pedro quem preside a Igreja de Cristo, quem está com Pedro está com Cristo, pois como dizia a 2ª Leitura da missa de hoje: “ninguém pode colocar outro alicerce além do que esta posto: Cristo Jesus” (1Cor 3,11). É Cristo a Pedra fundamental, o alicerce, e Pedro é Pedra porque Aquele que é a Pedra Principal, a Pedra Angular o constituiu. Desta forma, a única e verdadeira Igreja de Cristo é aquela que está com Pedro, e com o sucessor de Pedro, hoje o Papa Bento XVI, como dizia Sta. Catarina de Sena: “O Papa é o doce Cristo na face da Terra”.

Então, isto implica numa afirmação de fé: “Não podemos dizer que Cristo está aqui (Igreja Católica), e que está ali nas igrejolas (Universal do Reino de Deus, Mundial, na Mundial da Graça, etc) isto é loucura, é crendice, isso parte de pessoas que ainda não conheceram  a Verdade, que não tem uma fé s´lida, que a construíram na areia. Ou Cristo está conosco ou não está em nenhum lugar, ele disse: “A Minha Igreja” (Mt 16,18). É verdade que Deus não se limita a um edifício material, mas a sua presença viva em nosso meio pelos sacramentos, e sobretudo, pela Eucaristia já nos revela esta Verdade: Ele está no meio de nós. Não comemos broa, biscoitinho Maria, ou Cream Cracker, nem tomamos suquinho de uva em copinho descartável, comemos e bebemos do Santíssimo Corpo e Sangue, do Verbo descido do Céu, Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que nos ofereceu o seu sacrifício, sua entrega amorosa ao Pai. Portanto, quem está com a Igreja católica, com Pedro está com Cristo e quem está com Cristo está em Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário