terça-feira, 29 de novembro de 2011

SAGRADO TEMPO DO ADVENTO - III


I.              IMAGENS MODELOS DO ADVENTO

Na liturgia deste santo tempo do Advento emergem 4 figuras bíblicas que são verdadeiros modelos para nós de vivência da vinda do Senhor. Estas figuras são: o profeta Isaías, João Batista, a Virgem Maria e seu esposo São José. Destaquemos a importância de cada um deles na liturgia do Advento.

ISAÍAS – é indicada como leitura espiritual para o Advento, uma vez que ele desperta o caráter da esperança de um tempo novo como advento do Messias. Este profeta aparece em todas as leituras dominicais, em sua profecia ecoa a grande esperança de libertação para o povo exilado que enfrentou momentos difíceis. A segunda parte de seu livro (40-55) é denominado Livro das consolações, justamente porque consola o povo e lhes anuncia um novo êxodo, nova criação, uma expectativa de futuro, é a Redenção de Israel.

JOÃO BATISTA – é o último dos profetas, e o maior nascido de mulher como disse o próprio Jesus. Ele veio preparar os caminhos do Senhor que estava por vir, anunciando aos povos a urgência da conversão e da abertura do coração para o Messias que estava para chegar. Ele é o exortador para a mudança de rumo da própria vida, “quem quer encontrar o Senhor que vem, deve mudar uma e outra vez de pensamento” (Joseph Ratzinger). João Batista só é importante porque ele existe não para si mesmo, mas para outro, Cristo.

MARIA – Cooperadora na obra da redenção do gênero humano, assim reza a Igreja num dos prefácios do advento: “do seio virginal da Filha de Sião germinou aquele que nos alimenta com o pão do céu e garante para todo gênero humano a salvação e a paz”. Maria é a Nova Eva, o seu sim foi a resposta de fé para que em seu seio imaculado o Verbo de Deus viesse ao mundo assumindo a nossa condição. Destacamos na liturgia também, a sua maternidade divina, Maria é a Mãe de Deus porque foi em sua carne que o Filho de Deus foi gerado humanamente. Ela também permaneceu Virgem, antes, durante e após o parto, seu seio, qual terra fértil, foi germinado só pelo Espírito Santo.

JOSÉ O PAI LEGAL DE JESUS – Eis o homem Justo da estirpe de Davi, nele se cumpre a promessa messiânica de que o salvador sairia da estirpe de Davi, dela o Novo Rei viria. José e modelo de obediência, não renegou Maria como sua esposa, aceitou ser o Pai legal de Jesus, seu coração estava sempre em prontidão para pronunciar o seu sim ao projeto de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário